PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DO FUTEBOL MUNDIAL

Por | 2018-06-12T17:40:06+00:00 02/06/2018|

O futebol é feito de conquistas. E a grandeza de um clube medida pelos seus títulos conquistados. Por isso, as competições tem um papel fundamental no futebol.

Os  campeonatos e copas são o objeto de desejo dos clubes e investimentos milionários são feitos, todos os anos, para conquista-los.

Não se sabe ao certo quantas competições de futebol existem no mundo. Mas são muitas. E muitas mesmo. Só no Brasil, por exemplo, a CBF organiza 203 competições por ano, considerando estaduais, torneios de juniores e as varias divisões de cada competição.

O Leitura de Jogo traz uma lista de oito competições que, sem lugar a dúvidas, fazem parte das principais e mais importantes disputas de futebol do planeta. Confira quais são elas:

Copa do Mundo

A última copa do mundo (2014) contou com a audiência de 3,2 bilhões de pessoas no mundo todo. Sem lugar a duvidas, é a competição de futebol mais importante do planeta.  Disputada por 32 seleções representando todos os continentes do mundo, este é o troféu mais cobiçado no futebol. A competição é disputada de 4 em 4 anos em um país sede eleito pela FIFA e as fases eliminatórias nos continentes duram 2 anos, sempre os dois anteriores a disputa do mundial.

O Brasil é o país com mais conquistas, com 5 no total, seguida pela Alemanha e Itália com 4, Argentina e Uruguai tem 2 títulos, e Inglaterra, França e Espanha tem 1 conquista.

Champions League

A Champions League é o troféu mais cobiçado da Europa e conquista-la é o sonho maior de qualquer clube europeu.

O caminho para chegar a Champions é longo. As 57 equipes classificadas pelos países que não tenham vaga direta na fase de grupos, podem ter de passar por até quatro fases classificatórias para que 10 equipes juntem-se a outros 22 clubes para a disputa das fases de grupos.

O maior campeão da Champions League é o Real Madrid, com 13 conquistas, seguido do Milan, com 7 troféus, Bayern, Barcelona e Liverpool com 5, Ajax 4 conquistas e Inter de Milão e Manchester United fecham o grupo dos maiores campeões com 3 conquistas cada um.

Premier League

O futebol nasceu na Inglaterra e o país conta com aquele, considerado por muitos, o principal campeonato nacional do mundo: a Premier League. E não é por acaso. A Premier League é a competição que mais cedeu jogadores para a Copa do Mundo de 2018, com 130 jogadores, quase 50 a mais que a Espanha, segunda colocada. Só o Manchester City, por exemplo, cedeu 16 jogadores ao mundial, um time inteiro com banco de reservas completo.

Estes e vários outros fatores fazem da Premier League um torneio de altíssimo nível, disputado por 20 clubes em dois turnos, sendo o maior pontuador declarado campeão.

Disputada neste formato desde a temporada 1992/93, a Premier League tem no Manchester United o maior campeão da historia com 13 conquistas, muito a frente do Chelsea, segundo maior vencedor com 5 troféus. Na sequencia, o Arsenal e o Manchester City tem 3 conquistas e Blackburn Rovers e Leicester, fecham esse seleto grupo com 1 conquista cada um.

La Liga

Também conhecida como a Liga das Estrelas, a primeira divisão do campeonato espanhol, chamada oficialmente de La Liga reúne as 20 principais equipes do futebol espanhol e é disputada no modelo de pontos corridos, com turno e returno, sendo o maior pontuador declarado campeão.

Disputada desde 1929,  a La Liga tem no Real Madrid o seu principal campeão,  com 33 conquistas, seguido do Barcelona, atual campeão, com 25 conquistas. Na sequencia temos o Atletico de Madrid com 10, Atletich Bilbao com 8, Valencia com 6 e Real Sociead com 2 títulos. La Coruña, Sevilla e Betis, com 1 conquista cada um fecham o grupo dos campeões.

Série A  

Lega Nazionale Professionisti Serie A, mais conhecida como Serie A é o campeonato nacional da primeira divisão italiana. Esse campeonato foi sucesso de transmissão no Brasil nos anos 80 e 90, principalmente pela TV Bandeirantes, mas também pela Rede Globo de televisão. É disputada por 20 equipes em jogos de ida e volta, sendo o campeão o maior pontuador na soma de todos os confrontos.

Disputada desde 1909, a Serie A italiana tem a velha senhora Juventus como o maior campeão com 34 conquistas, seguido dos dois clubes de Milão, Internzionale e Milan com 18 troféus cada um. Na sequencia, o Genoa venceu 8 vezes a Serie A, e Pro Vercelli, Bologna e Torino venceram 7 vezes cada um. Roma e Lazio, ambos clubes da cidade de Roma tem 3 conquistas cada um, enquanto que Napoli e Fiorentina tem dois troféus. Casale, Novese, Cagliari, Verona e Sampdoria fecham o grupo dos campões italianos, com 1 conquista cada um.

Bundesliga

A Bundesliga é formada por 18 equipes e formam a elite do futebol alemão. Disputada em turno e returno, no sistema de pontos corridos, o campeão será a equipe que somar o maior número de pontos nas suas 34 rodadas.

O maior campeão da Bundesliga é o Bayer Munchen, com 28 títulos e o Borussia Dortmund com 8 títulos é o segundo maior campeão. Além destes, outros 10 clubes venceram a Budesliga. São eles:  o Borussia Dormund (8 títulos), Borussia Monchengladbach (5 títulos), Hamburgo (6 títulos), Stuttgart (5 títulos), Werder Bremen (4 títulos), FC Koln e Kaiserlauten (2 títulos cada um) e fechando a lista, com 1 título cada um, Eintracht Braunschweig, Munchen 1860, FC Nurnberg e Wolsburg.

O Hamburgo era até essa temporada, o único clube alemão a ter disputado todas as edições da Bundesiga, mas acabou sendo rebaixado.

Outra curiosidade é que dois grandes da Alemanha nunca venceram a Bundesliga. Bayern Leverkusen e Schalke 04 jamais venceram essa importante competição.

Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores da América é o mais cobiçado troféu do continente americano. Organizada pela Commebol, a Copa Libertadores tem a participação de um total de 47 equipes, sendo que 32 delas vão disputar a fase de grupos e 16 irão decidir o título em jogos “mata-mata” ida e volta.

O Independiente da Argentina, com 7 conquistas é o maior campeão da Libertadores, seguido do Boca Juniors com 6 conquistas, Peñarol com 5 conquistas e Estudiantes com 4 títulos. Na sequencia, temos 6 equipes tri campeãs da América:  Olímpia, Nacional do Uruguai, São Paulo, Grêmio, River Plate e Santos. Os bicampeões são o Cruzeiro, Atlético Nacional da Colombia e o Internacional de Porto Alegre. Outras 12 equipes venceram pelo menos uma vez a Copa Libertadores e são elas: Palmeiras, Colo-Colo, Racing, Flamengo, Argentino Juniors, Velez Sarsfield, Vasco da Gama, Once Caldas, LDU de Quito, Corinthians, Atlético Mineiro e San Lorenzo.

 Campeonato Brasileiro

Fechando a lista, temos o nosso campeonato, o Brasileirão. Atualmente disputado no sistema de pontos corridos, com 20 equipes disputando jogos em turno e returno, o campeão será a equipe que somar maior número de pontos nas 38 rodadas do campeonato.

Embora com diferentes formatos, regulamentos e até nomes, o campeonato brasileiro é disputado desde 1959, quando foi disputada a primeira Taça Brasil, vencida pelo Bahia.

Assim, o campeonato brasileiro ao longo de sua história consagrou 17 clubes, sendo o Palmeiras o clube mais vezes campeão, com 9 títulos, seguido do Santos com 8 conquistas, Corinthians com 7 e São Paulo com 6. O Flamengo vem logo atrás, com 5, seguido do Cruzeiro, Vasco da Gama e Fluminense com 4 conquistas cada um. O internacional tem 3 conquistas, enquanto que o Grêmio, o Botafogo e o Bahia vem na sequencia, com 2 conquistas cada um. Com 1 título cada um, fecham a lista o Atletico Mineiro, o Guarani, o Atletico Paranaense, o Coritiba e o Sport Recife.

Deixar Um Comentário