Uma das mais importantes competições de futebol do planeta entra na reta final e muita coisa ainda está em jogo. O Liverpool, segundo maior campeão inglês da história com 13 títulos jamais conquistou a Premier League, desde a sua criação em 1992. Do outro lado, o rival Manchester City é o atual campeão e quer o bicampeonato. Mas não é só isso. Quatro gigantes duelam por duas vagas na Champions League, outras 4 equipes lutam contra o fantasma do rebaixamento, enquanto que na Championship o Norwich já tem vaga assegurada na primeira divisão e outras 9 equipes (isso mesmo, 9 equipes) ainda sonham com alguma coisa na competição. E o Leitura de jogo conta tudo pra você.

Leia também: Entenda como funciona a Premier League

Briga pelo título da Premier League 2018-2019

times que brigam pelo titulo da premier league 2019

A guerra entre Liverpool e Manchester City pelo título da Premier League terá seus últimos 3 capítulos nas próximas semanas. Faltando apenas 3 rodadas para o final da competição, o líder Manchester City tem 1 ponto a mais que o segundo colocado Liverpool. E esse ponto é gigante, porque obriga o Liverpool a vencer os seus jogos e esperar um tropeço do City. E tropeço é uma coisa que o time de Guardiola não conhece a 12 jogos na Premier League. Por outro lado, o Liverpool desperdiçou oportunidades importantes para ter em suas mãos a vantagem e não precisar depender de um tropeço do adversário. Quando comparamos a mesma sequencia de 12 vitorias consecutivas do City, o Liverpool nesse período tem apenas 8 vitórias e 4 empates, deixando escapar 8 pontos que poderiam ter construído um abismo de diferença nessa reta final de competição. Uma única vitória a mais do Liverpool já deixaria invertida a situação, com o Liverpool 1 ponto a frente do seu rival.

Ao mesmo tempo, no confronto direto, o Liverpool empatou em casa com o Manchester City na rodada 8 primeiro turno (0 x 0) e perdeu no Etihad Stadium no segundo turno, pelo marcador de 2 x 1, em jogo que chegou a estar empatado em 1 x 1 o que também, se mantido, daria ao Liverpool uma condição de vantagem neste momento.

Mas apesar dos tropeços do Liverpool e a sequência fantástica de vitórias do Manchester City, sempre há razões para acreditar no futebol. E agora vamos listar três razões para acreditar no título de cada uma das equipes.

Três razões para acreditar no título do City

  1. Momento: o City vive um momento fantástico de 12 vitórias seguidas na Premier League. O time de Guardiola venceu o clássico no Old Traford e essa vitória foi o divisor de aguas para assumir a liderança do campeonato e abrir 1 ponto de vantagem sobre o rival Liverpool.
  2. Foco: com a eliminação nas quartas de final da Champions League, o Manchester City tem seus olhos voltados exclusivamente para a Premier League o que não acontece com o rival, que tem 2 confrontos muito importantes com o Barcelona, nas semifinais da Liga dos Campeões. E embora o City ainda tenha que disputar a final da Copa da Inglaterra, o jogo acontecerá somente após a ultima rodada da Premier League.
  3. Guardiola: o atual campeão da Premier League dispensa apresentações. Campeão por onde passa, o treinador espanhol já tem 3 títulos pelo City e 14 no total, passando por títulos do Mundial FIFA, Champions League, La Liga, Bundesliga, copas e supercopas nacionais, e é claro, a Premier League. O treinador não costuma vacilar na hora da decisão. Dificilmente deixará o time perder um único ponto nessa reta final.

Três razões para acreditar no título do Liverpool

  1. Mais jogos em casa: das 3 rodadas restantes, o Liverpool tem duas partidas em casa enquanto o City terá dois jogos como visitante. Um único tropeço do City em qualquer desses dois jogos fora poder ser determinante para a conquista do Liverpool.
  2. Mané e Salah: Os dois juntos já marcaram 37 gols na Premier League e ambos tem sido citados como possíveis nomes para brigar com Lionel Messi na disputa de melhor jogador do mundo em 2019. Podem ser decisivos nos 3 jogos restantes e dar ao Liverpool condições de brigar pelo título.
  3. Jurgen Klopp: o treinador alemão pode fazer no Liverpool algo que já fez no Borussia Dortmund. No clube alemão, o treinador foi capaz de levar o time a um bicampeonato alemão, depois de 9 anos sem conquistas, além de uma Copa e uma Supercopa da Alemanha. Também levou o Dortmund a uma final de Champions League, o que já fez também no Liverpool, e pode fazer novamente nessa temporada. Ou seja, Juergen Klopp é um vencedor, estrategista e sabe muito bem que precisa de 3 vitorias nas ultimas 3 rodadas para ter possibilidades de ficar com o título.

Sequencia de jogos do City e do Liverpool

Jogos do Manchester City (horários de Brasília)

28/04 – 10:05 – Premier League – Burnley x Manchester City (Fora)
06/05 – 16:00 – Premier League – Manchester City x Leicester (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Brighton x Manchester City (Fora)
18/05 – 13:00 – Copa da Inglaterra – Manchester City x Watford (Neutro)

Jogos do Liverpool (horários de Brasília)

26/04 – 10:05 – Premier League – Liverpool x Huddersfield (Casa)
01/05 – 16:00 – Champions League – Barcelona x Liverpool (Fora)
04/05 – 15:45 – Premier League – Newcastle x Liverpool (Fora)
07/05 – 16:00 – Champions League –Liverpool x Barcelona (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Liverpool x Wolverhampton (Casa)

Leia também: Entenda como funciona a Premier League

Briga pelas vagas na Champions League

times que brigam por vaga na champions league 2019 pela premier league

Enquanto Manchester City e Liverpool brigam pelo título e já tem suas vagas diretas asseguradas na Champions League da temporada 2019/20, outros 4 gigantes do futebol inglês brigam por 2 vagas restantes da competição. São eles o Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United. Quem ficar com o 3º lugar tem passaporte direto à fase de grupos da Liga dos Campões, enquanto que o 4º colocado ainda terá que disputar a fase classificatória. As duas equipes que não conseguirem a vaga na Champions League já tem assegurada a sua classificação para a Copa da UEFA, visto que o sétimo colocado, o Wolverhampton já não tem mais condições de chegar a 6a colocação.

Quais os desafios que Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United têm nas próximas semanas? Veja na sequencia.

Tottenham – 3º colocado – 70 pontos

Terceiro colocado com 70 pontos, 3 a frente do quarto colocado Chelsea, que tem 67, o time de Harry Kane tem tudo para ficar com a terceira e ultima vaga direta a fase de grupos da Champions League 2019/20. Além dos desafios da reta final de Premier League, os Spurs têm pela frente as semifinais da Champions League o que só não é mais problemático porque seus rivais na Liga Inglesa, Chelsea e Arsenal, tem por sua vez as semifinais da Copa da UEFA. Na Premier League, o Tottenham tem dois jogos em casa contra o West Ham e o Everton e um jogo fora frente o Bournemouth. Todos os 3 adversários nada mais tem a disputar na competição. O West Ham, no entanto, é um tradicional rival do Tottenham – derby local – junto com Chelsea e Arsenal.

Veja a sequência de jogos do Tottenham (horários de Brasilia):

27/04 – 08:30 – Premier League – Tottenham x West Ham (Casa)
30/04 – 16:00 – Champions League – Tottenham x Ajax (Casa)
04/05 – 08:30 – Premier League – Bournemouth x Tottenham (Fora)
08/05 – 16:00 – Champions League – Ajax x Tottenham (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Tottenham x Everton (Casa)

Chelsea – 4º colocado – 67 pontos

Quarto colocado com 67 pontos, o Chelsea sonha com a terceira vaga direta a fase de grupos da Champions League, ou, caso não seja possível (pois depende de um tropeço do Tottenham), espera ao menos ficar com a quarta vaga e disputar a fase classificatória para a mais importante competição europeia. O time de Hazard vem de dois tropeços consecutivos: uma derrota fora de casa para o Liverpool e um empate em casa com o desesperado Burnley que praticamente salvou o time do condado de Lancashire do rebaixamento. Precisa reencontrar o caminho das vitorias para não ver ameaçada até mesmo a 4ª posição que atualmente lhe pertence. E os blues terão alguns desafios importantes pela frente: o clássico com o Manchester United, no Old Traford, o bom time do Watford em casa e encerra sua participação com o Leicester fora de casa.

Adicionalmente, o clube está nas semifinais da Copa da UEFA e terá uma maratona de jogos muito parecida a do Tottenham e do Arsenal, seus adversários diretos pela vaga na Liga dos Campeões.

Veja a sequência de jogos do Chelsea (horários de Brasilia):

28/04 – 12:30 – Premier League – Manchester United x Chelsea (Fora)
02/05 – 16:00 – Copa da UEFA – Frankfurt x Chelsea (Fora)
05/05 – 10:00 – Premier League – Chelsea x Watford (Casa)
09/05 – 16:00 – Copa da UEFA  – Chelsea x Frankfurt (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Leicester x Chelsea (Fora)

Arsenal – 5º colocado – 66 pontos

A ausência de confrontos diretos com o Tottenham ou Chelsea, obriga o Arsenal a vencer os seus jogos e esperar por um tropeço de alguma das duas equipes para ter chances de ficar com uma das vagas na Liga dos Campeões. E para piorar, o time tem dois jogos fora de casa e apenas um em casa nessa reta decisiva. O desempenho do Arsenal fora de casa é muito baixo, tem apenas a 9ª melhor campanha atuando fora de seus domínios. Por outro lado, o time está classificado para as semifinais da Copa da UEFA e terá jogos importantes em meio à fase decisiva da Liga Inglesa.

Veja a sequência de jogos do Arsenal (horários de Brasilia):

28/04 – 08:00 – Premier League – Leicester x Arsenal (Fora)
02/05 – 16:00 – Copa da UEFA – Arsenal x Valencia (Casa)
05/05 – 12:30 – Premier League – Arsenal x Brighton (Casa)
09/05 – 16:00 – Copa da UEFA  – Valencia x Arsenal (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Bunrley x Arsenal (Fora)

Manchester United – 6º colocado – 64 pontos

O Manchester United é a única equipe que está 100% dedicada na Premier League nessa reta final. No entanto, talvez seja a equipe com menos possibilidades de chegar a uma vaga na Champions League. Por dois motivos. Primeiro, porque não depende apenas de si mesma. E segundo, porque mesmo que dependesse, ela não tem correspondido. O clube perdeu 4 dos últimos 6 jogos da Premier League. Adicionalmente, foi eliminado da Champions League pelo Barcelona e da Copa da Inglaterra pelo Wolwerhampton. Nas 4 derrotas da Liga Inglesa, perdeu os clássicos com o Arsenal e Manchester City, além de ter sido goleado pelo Everton, pelo placar de 4 x 0. Sua esperança, no entanto, está no fato de ter um confronto direto com o Chelsea, no Old Traford. E uma vitória o deixaria em igualdade de pontos com o rival e com maiores possibilidades de buscar a vaga na Liga dos Campeões.

Veja a sequência de jogos do Manchester United (horários de Brasilia):

28/04 – 12:30 – Premier League – Manchester United x Chelsea (Casa)
05/05 – 12:30 – Premier League – Huddersfield x Manchester United (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Manchester United x Cardiff (Casa)

Briga contra o rebaixamento

times que brigam contra o rebaixamento na premier league 2019

Na zona da degola, Fulham e Huddersfield já estão rebaixados para a Championship da próxima temporada. Outras 3 equipes ainda lutam para não ficar com o ultimo passaporte direto a segunda divisão inglesa. São eles: o Cardiff, do Pais de Gales, Brighton e Southampton. Embora o Burnley ainda tenha chances matemáticas de rebaixamento, esta virtualmente salvo, pois precisaria perder todos os jogos, ver o Cardiff vencer todos as suas partidas e ainda tirar uma diferença de 17 gols. Fato é, que pela necessidade de pontos e os adversários que ainda tem pela frente, o Cardiff do País de Gales, dificilmente escapará do rebaixamento.

Abaixo, a situação de cada clube e os jogos restantes:

15. Burnley – 40 pontos – se salva matematicamente com 1 ponto sem a necessidade de resultados paralelos. Um único empate do Cardiff nos 3 jogos restantes já o livra do rebaixamento.

Manchester City (casa) + Everton (Fora) + Arsenal (Fora)

16. Southampton – 37 pontos – se salva matematicamente com 4 pontos ou com apenas uma derrota do Cardiff.

Bournemouth (Casa) + West Ham (Fora) + Huddersfield (Casa)

17. Brighton – 34 pontos precisa 7 pontos para salvar-se sem contar com resultados paralelos. Duas derrotas do Cardiff e o Brighton se salva com um único ponto.

Newcastle (Casa) + Arsenal (Fora) + Manchester City (Casa)

18. Cardiff – 31 pontos – precisa somar pontos (todos possíveis) e da combinação de tropeços de Bhrigton ou Southampton.

Fulham (Fora) + Crystal Palace (Casa) + Manchester United (Fora)

19. Fulham  – 23 pontos – já rebaixado

20. Huddersfield  – 14 pontos – já rebaixado

Championship na reta decisiva

logo championship inglesa

A Championship tem um sistema de disputa que é talvez um dos mais emocionantes do futebol mundial. Além do título da competição, que sempre é algo buscado pelas equipes, a competição dá acesso direto a Premier League para o campeão e vice do torneio. No entanto, o campeonato não termina aí. As equipes da 3º a 6º posição se enfrentam em jogos mata-mata chamados de Play-offs de promoção e uma delas também disputará a Premier League na próxima temporada.

E aqui, 10 equipes ainda sonham com alguma coisa. Veja abaixo:

1. Norwich – 88 pontos (44 jogos)

Norwich briga pelo título com o Sheffield United, único clube capaz de levar o caneco. O Norwich, no entanto, já está virtualmente assegurado na Premier League da próxima temporada.

2. Sheffield Utd – 85 pontos (44 jogos)

O Sheffield United ainda briga pelo título e assegura sua vaga direta na Premier League em caso de vitória na próxima rodada somada a um tropeço do Leeds United.

3. Leeds – 82 pontos (44 jogos)

O time de Marcelo Bielsa ainda quer roubar a segunda posição do Sheffield Utd, uma vez que o título ficou distante pela diferença de 10 gols de saldo que o Norwich tem em relação a ele. O clube, no entanto, não corre risco de ficar de fora dos play offs de promoção.

4. West Brom  – 77 pontos (44 jogos)

Nada mais a buscar além de uma melhor colocação na tabela e decidir em casa os Play Offs de promoção. O West Brom já está garantido nos play offs e sonha com o acesso a última vaga na Premier League.

5. Aston Villa  – 75 pontos (44 jogos)

Precisa de 2 pontos para tirar qualquer chance dos adversários de roubar uma vaga nos play offs e ainda sonhar com o acesso a elite do futebol inglês.

6. Derby – 67 pontos (43 jogos)

Com um jogo a menos, o Derby precisa pontuar para manter a 6ª colocação e manter Middelsbrough, Bristol City, Sheffield Wed e Swansea fora do G6. Se mantiver a 6ª posição, disputa os play offs.

7. Middlesbrough – 67 pontos (44 jogos)

Precisa de duas vitórias e torcer por um ou dois tropeços do Derby e do Bristol City.  

8. Bristol City – 66 pontos (43 jogos)

Também com um jogo a menos, o Bristol não depende apenas de si para a busca da 6ª posição. Precisa vencer seus jogos e esperar tropeços do Derby e do Middlesbrough.

9. Sheffield Wed – 63 pontos (44 jogos)

Só um milagre leva o Sheffield Wed aos play offs. Além de vencer seus dois jogos, precisa que Bristol, Middlesbrough e Derby não vençam nenhuma partida na reta final.

10. Swansea – 62 pontos (43 jogos)

A situação só não é pior que a do Sheffield Wed porque o Swansea tem um jogo a menos e ainda pode chegar a 71 pontos se conquistar 3 vitórias. No entanto, também precisa contar com tropeços dos clubes que se encontram acima na tabela.

Compartilhe: