Início » Português » Premier League 2019 na reta final

Premier League 2019 na reta final

Premier League na reta final 2019

Uma das mais importantes competições de futebol do planeta entra na reta final e muita coisa ainda está em jogo. O Liverpool, segundo maior campeão inglês da história com 13 títulos jamais conquistou a Premier League, desde a sua criação em 1992. Do outro lado, o rival Manchester City é o atual campeão e quer o bicampeonato. Mas não é só isso. Quatro gigantes duelam por duas vagas na Champions League, outras 4 equipes lutam contra o fantasma do rebaixamento, enquanto que na Championship o Norwich já tem vaga assegurada na primeira divisão e outras 9 equipes (isso mesmo, 9 equipes) ainda sonham com alguma coisa na competição. E o Leitura de jogo conta tudo pra você.

Leia também: Entenda como funciona a Premier League

Briga pelo título da Premier League 2018-2019

times que brigam pelo titulo da premier league 2019

A guerra entre Liverpool e Manchester City pelo título da Premier League terá seus últimos 3 capítulos nas próximas semanas. Faltando apenas 3 rodadas para o final da competição, o líder Manchester City tem 1 ponto a mais que o segundo colocado Liverpool. E esse ponto é gigante, porque obriga o Liverpool a vencer os seus jogos e esperar um tropeço do City. E tropeço é uma coisa que o time de Guardiola não conhece a 12 jogos na Premier League. Por outro lado, o Liverpool desperdiçou oportunidades importantes para ter em suas mãos a vantagem e não precisar depender de um tropeço do adversário. Quando comparamos a mesma sequencia de 12 vitorias consecutivas do City, o Liverpool nesse período tem apenas 8 vitórias e 4 empates, deixando escapar 8 pontos que poderiam ter construído um abismo de diferença nessa reta final de competição. Uma única vitória a mais do Liverpool já deixaria invertida a situação, com o Liverpool 1 ponto a frente do seu rival.

Ao mesmo tempo, no confronto direto, o Liverpool empatou em casa com o Manchester City na rodada 8 primeiro turno (0 x 0) e perdeu no Etihad Stadium no segundo turno, pelo marcador de 2 x 1, em jogo que chegou a estar empatado em 1 x 1 o que também, se mantido, daria ao Liverpool uma condição de vantagem neste momento.

Mas apesar dos tropeços do Liverpool e a sequência fantástica de vitórias do Manchester City, sempre há razões para acreditar no futebol. E agora vamos listar três razões para acreditar no título de cada uma das equipes.

Três razões para acreditar no título do City

  1. Momento: o City vive um momento fantástico de 12 vitórias seguidas na Premier League. O time de Guardiola venceu o clássico no Old Traford e essa vitória foi o divisor de aguas para assumir a liderança do campeonato e abrir 1 ponto de vantagem sobre o rival Liverpool.
  2. Foco: com a eliminação nas quartas de final da Champions League, o Manchester City tem seus olhos voltados exclusivamente para a Premier League o que não acontece com o rival, que tem 2 confrontos muito importantes com o Barcelona, nas semifinais da Liga dos Campeões. E embora o City ainda tenha que disputar a final da Copa da Inglaterra, o jogo acontecerá somente após a ultima rodada da Premier League.
  3. Guardiola: o atual campeão da Premier League dispensa apresentações. Campeão por onde passa, o treinador espanhol já tem 3 títulos pelo City e 14 no total, passando por títulos do Mundial FIFA, Champions League, La Liga, Bundesliga, copas e supercopas nacionais, e é claro, a Premier League. O treinador não costuma vacilar na hora da decisão. Dificilmente deixará o time perder um único ponto nessa reta final.

Três razões para acreditar no título do Liverpool

  1. Mais jogos em casa: das 3 rodadas restantes, o Liverpool tem duas partidas em casa enquanto o City terá dois jogos como visitante. Um único tropeço do City em qualquer desses dois jogos fora poder ser determinante para a conquista do Liverpool.
  2. Mané e Salah: Os dois juntos já marcaram 37 gols na Premier League e ambos tem sido citados como possíveis nomes para brigar com Lionel Messi na disputa de melhor jogador do mundo em 2019. Podem ser decisivos nos 3 jogos restantes e dar ao Liverpool condições de brigar pelo título.
  3. Jurgen Klopp: o treinador alemão pode fazer no Liverpool algo que já fez no Borussia Dortmund. No clube alemão, o treinador foi capaz de levar o time a um bicampeonato alemão, depois de 9 anos sem conquistas, além de uma Copa e uma Supercopa da Alemanha. Também levou o Dortmund a uma final de Champions League, o que já fez também no Liverpool, e pode fazer novamente nessa temporada. Ou seja, Juergen Klopp é um vencedor, estrategista e sabe muito bem que precisa de 3 vitorias nas ultimas 3 rodadas para ter possibilidades de ficar com o título.

Sequencia de jogos do City e do Liverpool

Jogos do Manchester City (horários de Brasília)

28/04 – 10:05 – Premier League – Burnley x Manchester City (Fora)
06/05 – 16:00 – Premier League – Manchester City x Leicester (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Brighton x Manchester City (Fora)
18/05 – 13:00 – Copa da Inglaterra – Manchester City x Watford (Neutro)

Jogos do Liverpool (horários de Brasília)

26/04 – 10:05 – Premier League – Liverpool x Huddersfield (Casa)
01/05 – 16:00 – Champions League – Barcelona x Liverpool (Fora)
04/05 – 15:45 – Premier League – Newcastle x Liverpool (Fora)
07/05 – 16:00 – Champions League –Liverpool x Barcelona (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Liverpool x Wolverhampton (Casa)

Leia também: Entenda como funciona a Premier League

Briga pelas vagas na Champions League

times que brigam por vaga na champions league 2019 pela premier league

Enquanto Manchester City e Liverpool brigam pelo título e já tem suas vagas diretas asseguradas na Champions League da temporada 2019/20, outros 4 gigantes do futebol inglês brigam por 2 vagas restantes da competição. São eles o Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United. Quem ficar com o 3º lugar tem passaporte direto à fase de grupos da Liga dos Campões, enquanto que o 4º colocado ainda terá que disputar a fase classificatória. As duas equipes que não conseguirem a vaga na Champions League já tem assegurada a sua classificação para a Copa da UEFA, visto que o sétimo colocado, o Wolverhampton já não tem mais condições de chegar a 6a colocação.

Quais os desafios que Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United têm nas próximas semanas? Veja na sequencia.

Tottenham – 3º colocado – 70 pontos

Terceiro colocado com 70 pontos, 3 a frente do quarto colocado Chelsea, que tem 67, o time de Harry Kane tem tudo para ficar com a terceira e ultima vaga direta a fase de grupos da Champions League 2019/20. Além dos desafios da reta final de Premier League, os Spurs têm pela frente as semifinais da Champions League o que só não é mais problemático porque seus rivais na Liga Inglesa, Chelsea e Arsenal, tem por sua vez as semifinais da Copa da UEFA. Na Premier League, o Tottenham tem dois jogos em casa contra o West Ham e o Everton e um jogo fora frente o Bournemouth. Todos os 3 adversários nada mais tem a disputar na competição. O West Ham, no entanto, é um tradicional rival do Tottenham – derby local – junto com Chelsea e Arsenal.

Veja a sequência de jogos do Tottenham (horários de Brasilia):

27/04 – 08:30 – Premier League – Tottenham x West Ham (Casa)
30/04 – 16:00 – Champions League – Tottenham x Ajax (Casa)
04/05 – 08:30 – Premier League – Bournemouth x Tottenham (Fora)
08/05 – 16:00 – Champions League – Ajax x Tottenham (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Tottenham x Everton (Casa)

Chelsea – 4º colocado – 67 pontos

Quarto colocado com 67 pontos, o Chelsea sonha com a terceira vaga direta a fase de grupos da Champions League, ou, caso não seja possível (pois depende de um tropeço do Tottenham), espera ao menos ficar com a quarta vaga e disputar a fase classificatória para a mais importante competição europeia. O time de Hazard vem de dois tropeços consecutivos: uma derrota fora de casa para o Liverpool e um empate em casa com o desesperado Burnley que praticamente salvou o time do condado de Lancashire do rebaixamento. Precisa reencontrar o caminho das vitorias para não ver ameaçada até mesmo a 4ª posição que atualmente lhe pertence. E os blues terão alguns desafios importantes pela frente: o clássico com o Manchester United, no Old Traford, o bom time do Watford em casa e encerra sua participação com o Leicester fora de casa.

Adicionalmente, o clube está nas semifinais da Copa da UEFA e terá uma maratona de jogos muito parecida a do Tottenham e do Arsenal, seus adversários diretos pela vaga na Liga dos Campeões.

Veja a sequência de jogos do Chelsea (horários de Brasilia):

28/04 – 12:30 – Premier League – Manchester United x Chelsea (Fora)
02/05 – 16:00 – Copa da UEFA – Frankfurt x Chelsea (Fora)
05/05 – 10:00 – Premier League – Chelsea x Watford (Casa)
09/05 – 16:00 – Copa da UEFA  – Chelsea x Frankfurt (Casa)
12/05 – 11:00 – Premier League – Leicester x Chelsea (Fora)

Arsenal – 5º colocado – 66 pontos

A ausência de confrontos diretos com o Tottenham ou Chelsea, obriga o Arsenal a vencer os seus jogos e esperar por um tropeço de alguma das duas equipes para ter chances de ficar com uma das vagas na Liga dos Campeões. E para piorar, o time tem dois jogos fora de casa e apenas um em casa nessa reta decisiva. O desempenho do Arsenal fora de casa é muito baixo, tem apenas a 9ª melhor campanha atuando fora de seus domínios. Por outro lado, o time está classificado para as semifinais da Copa da UEFA e terá jogos importantes em meio à fase decisiva da Liga Inglesa.

Veja a sequência de jogos do Arsenal (horários de Brasilia):

28/04 – 08:00 – Premier League – Leicester x Arsenal (Fora)
02/05 – 16:00 – Copa da UEFA – Arsenal x Valencia (Casa)
05/05 – 12:30 – Premier League – Arsenal x Brighton (Casa)
09/05 – 16:00 – Copa da UEFA  – Valencia x Arsenal (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Bunrley x Arsenal (Fora)

Manchester United – 6º colocado – 64 pontos

O Manchester United é a única equipe que está 100% dedicada na Premier League nessa reta final. No entanto, talvez seja a equipe com menos possibilidades de chegar a uma vaga na Champions League. Por dois motivos. Primeiro, porque não depende apenas de si mesma. E segundo, porque mesmo que dependesse, ela não tem correspondido. O clube perdeu 4 dos últimos 6 jogos da Premier League. Adicionalmente, foi eliminado da Champions League pelo Barcelona e da Copa da Inglaterra pelo Wolwerhampton. Nas 4 derrotas da Liga Inglesa, perdeu os clássicos com o Arsenal e Manchester City, além de ter sido goleado pelo Everton, pelo placar de 4 x 0. Sua esperança, no entanto, está no fato de ter um confronto direto com o Chelsea, no Old Traford. E uma vitória o deixaria em igualdade de pontos com o rival e com maiores possibilidades de buscar a vaga na Liga dos Campeões.

Veja a sequência de jogos do Manchester United (horários de Brasilia):

28/04 – 12:30 – Premier League – Manchester United x Chelsea (Casa)
05/05 – 12:30 – Premier League – Huddersfield x Manchester United (Fora)
12/05 – 11:00 – Premier League – Manchester United x Cardiff (Casa)

Briga contra o rebaixamento

times que brigam contra o rebaixamento na premier league 2019

Na zona da degola, Fulham e Huddersfield já estão rebaixados para a Championship da próxima temporada. Outras 3 equipes ainda lutam para não ficar com o ultimo passaporte direto a segunda divisão inglesa. São eles: o Cardiff, do Pais de Gales, Brighton e Southampton. Embora o Burnley ainda tenha chances matemáticas de rebaixamento, esta virtualmente salvo, pois precisaria perder todos os jogos, ver o Cardiff vencer todos as suas partidas e ainda tirar uma diferença de 17 gols. Fato é, que pela necessidade de pontos e os adversários que ainda tem pela frente, o Cardiff do País de Gales, dificilmente escapará do rebaixamento.

Abaixo, a situação de cada clube e os jogos restantes:

15. Burnley – 40 pontos – se salva matematicamente com 1 ponto sem a necessidade de resultados paralelos. Um único empate do Cardiff nos 3 jogos restantes já o livra do rebaixamento.

Manchester City (casa) + Everton (Fora) + Arsenal (Fora)

16. Southampton – 37 pontos – se salva matematicamente com 4 pontos ou com apenas uma derrota do Cardiff.

Bournemouth (Casa) + West Ham (Fora) + Huddersfield (Casa)

17. Brighton – 34 pontos precisa 7 pontos para salvar-se sem contar com resultados paralelos. Duas derrotas do Cardiff e o Brighton se salva com um único ponto.

Newcastle (Casa) + Arsenal (Fora) + Manchester City (Casa)

18. Cardiff – 31 pontos – precisa somar pontos (todos possíveis) e da combinação de tropeços de Bhrigton ou Southampton.

Fulham (Fora) + Crystal Palace (Casa) + Manchester United (Fora)

19. Fulham  – 23 pontos – já rebaixado

20. Huddersfield  – 14 pontos – já rebaixado

Championship na reta decisiva

logo championship inglesa

A Championship tem um sistema de disputa que é talvez um dos mais emocionantes do futebol mundial. Além do título da competição, que sempre é algo buscado pelas equipes, a competição dá acesso direto a Premier League para o campeão e vice do torneio. No entanto, o campeonato não termina aí. As equipes da 3º a 6º posição se enfrentam em jogos mata-mata chamados de Play-offs de promoção e uma delas também disputará a Premier League na próxima temporada.

E aqui, 10 equipes ainda sonham com alguma coisa. Veja abaixo:

1. Norwich – 88 pontos (44 jogos)

Norwich briga pelo título com o Sheffield United, único clube capaz de levar o caneco. O Norwich, no entanto, já está virtualmente assegurado na Premier League da próxima temporada.

2. Sheffield Utd – 85 pontos (44 jogos)

O Sheffield United ainda briga pelo título e assegura sua vaga direta na Premier League em caso de vitória na próxima rodada somada a um tropeço do Leeds United.

3. Leeds – 82 pontos (44 jogos)

O time de Marcelo Bielsa ainda quer roubar a segunda posição do Sheffield Utd, uma vez que o título ficou distante pela diferença de 10 gols de saldo que o Norwich tem em relação a ele. O clube, no entanto, não corre risco de ficar de fora dos play offs de promoção.

4. West Brom  – 77 pontos (44 jogos)

Nada mais a buscar além de uma melhor colocação na tabela e decidir em casa os Play Offs de promoção. O West Brom já está garantido nos play offs e sonha com o acesso a última vaga na Premier League.

5. Aston Villa  – 75 pontos (44 jogos)

Precisa de 2 pontos para tirar qualquer chance dos adversários de roubar uma vaga nos play offs e ainda sonhar com o acesso a elite do futebol inglês.

6. Derby – 67 pontos (43 jogos)

Com um jogo a menos, o Derby precisa pontuar para manter a 6ª colocação e manter Middelsbrough, Bristol City, Sheffield Wed e Swansea fora do G6. Se mantiver a 6ª posição, disputa os play offs.

7. Middlesbrough – 67 pontos (44 jogos)

Precisa de duas vitórias e torcer por um ou dois tropeços do Derby e do Bristol City.  

8. Bristol City – 66 pontos (43 jogos)

Também com um jogo a menos, o Bristol não depende apenas de si para a busca da 6ª posição. Precisa vencer seus jogos e esperar tropeços do Derby e do Middlesbrough.

9. Sheffield Wed – 63 pontos (44 jogos)

Só um milagre leva o Sheffield Wed aos play offs. Além de vencer seus dois jogos, precisa que Bristol, Middlesbrough e Derby não vençam nenhuma partida na reta final.

10. Swansea – 62 pontos (43 jogos)

A situação só não é pior que a do Sheffield Wed porque o Swansea tem um jogo a menos e ainda pode chegar a 71 pontos se conquistar 3 vitórias. No entanto, também precisa contar com tropeços dos clubes que se encontram acima na tabela.

Marcações: