No dia 16 de Dezembro foi realizado o sorteio dos confrontos da fase de Oitavas de final da Champions League da edição 2019/20. E pela primeira vez na história, os 16 times classificados pertencem às cinco principais ligas do continente: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Não há “intrusos” nesta fase da competição.

Veja os confrontos e como chegam as equipes para esses duelos.

PSG x Borussia Dortmund

PSG e Borussia se enfrentam nas oitavas da champions

Jogo de ida: 18/02/2020 no Signal Iduna Park em Dortmund, Alemanha
Jogo da volta: 11/03/2020 no Parc des Princes em Paris, França

Histórico dos confrontos: PSG e Borussia Dortmund jamais se enfrentaram pela Champions League. Os clubes registram 2 encontros pela UEFA Europa League em 2010/11, pela fase de grupos da competição e empataram os dois enfrentamentos (0 x 0 em Paris e 1 x 1 na Alemanha). Adicionalmente, registram apenas 2 amistosos, um em 1990 com vitória do PSG por 2 x 1 e outro em 1992, também com vitória do PSG pelo placar de 3 x 1.

Como chegam as equipes

O PSG mesmo com a presença do gigante Real Madrid em seu grupo conseguiu fazer a segunda melhor campanha entre todas as equipes da Champions League na primeira fase. Foi superado apenas pelo Bayern Munich que ficou com 100% de aproveitamento na primeira fase. O PSG marcou 17 gols e sofreu apenas 2 (os 2 contra o Real Madrid no empate em 2 x 2 no Santiago Bernabéu). Tem um dos melhores ataques da europa, com Neymar, Kylian Mbappe, Mauro Icardi e Edinson Cavani e com apenas 2 gols sofridos na fase de grupos mostra também muita consistência defensiva.

Já o Borussia Dortmund ficou em segundo lugar naquele que foi considerado o grupo da morte, junto com o Barcelona, a Inter de Milão e o Slavia Praga. Conseguiu sua classificação somente na última rodada ao vencer o Slavia Praga por 2 x 1. Com um ataque pouco goleador, o Borussia Dortmund marcou apenas 8 gols na fase de grupos e sofreu igualmente 8 gols. Curiosamente o goleador do time é o jovem lateral marroquino Achraf Hakimi, de 21 anos, que já marcou 4 vezes na competição, ou seja, a metade dos gols da equipe.

Títulos em campo: o Borussia foi campeão da edição 1996/97 da Champions League e o PSG vai em busca do seu primeiro título.

Favorito: pela campanha e pelo que vem apresentando dentro de campo, o PSG é o favorito para avançar na competição.

Manchester City x Real Madrid

City e Real se enfrentam nas oitavas da champions 2019

Jogo de ida: 26/02/2020 no Santiago Bernabéu em Madrid, Espanha
Jogo da volta: 17/03/2020 no Etihad Stadium em Manchester, Inglaterra

Histórico dos confrontos: os clubes se enfrentaram em duas edições da Champions League, a primeira na temporada 2012/13 pela fase de grupos com uma vitória do Real Madrid e um empate. A segunda vez foi nas semifinais da edição 2015/16, quando empataram em 0 x 0 em Manchester e o Real venceu em Madrid por 1 x 0, avançando para a final.

Como chegam as equipes

O Manchester City há algumas temporadas vem sonhando com o maior título da Europa e chegou a fase de oitavas com o primeiro lugar em um grupo relativamente fácil, com Atalanta, Shakhtar Donetsk e Dinamo Zagreb. O time de Guardiola marcou 16 gols, sofreu 4, venceu 4 jogos e empatou 2.  Aqui vale lembrar que o City faz uma campanha abaixo das expectativas na Premier League, onde está na 3ª posição e 14 pontos distante do líder Liverpool. O atacante Raheem Sterling com 5 gols é o goleador da equipe com 5 gols na competição.

Já o Real Madrid ficou em segundo lugar em um grupo que tinha o PSG, que ficou na primeira posição e o Brugge e o Galatasaray. O clube merengue venceu 3 jogos, empatou 2 e perdeu 1, para o PSG por 3 x 0 em Paris. Os que uma vez foram chamados galácticos ainda não apresentou o melhor futebol na competição, mas por sua grandeza e pelo elenco que possui, sabemos que isso pode acontecer a qualquer momento. O experiente atacante frances Karim Benzema e a joven promessa, o brasileiro Rodrygo, são os destaques do time até o momento.

Títulos em campo: o Real Madrid é o maior campeão da história da Champions League com 13 títulos e o Manchester City vai atrás da sua primeira conquista. Vale mencionar também que o comandante merengue Zinedine Zidane tem 3 títulos da Champions League como treinador, enquanto que o técnico do clube inglês, Pep Guardiola, tem 2 títulos.

Favorito: este é o mais imprevisível e equilibrado encontro que devemos ter nesta fase da competição. Mas pela total priorização dada a competição, o Manchester City pode ser apontado como favorito.

Valência x Atalanta

Valencia e Atalanta se enfrentam nas oitavas da champions 2019

Jogo de ida: 19/02/2020 no San Siro em Milão, Itália
Jogo da volta: 10/03/2020 no Mestalla em Valência, Espanha

Histórico dos confrontos:  Valência e Atalanta jamais se enfrentaram por nenhuma competição europeia.

Como chegam as equipes

O Valencia surpreendeu não apenas com a classificação às oitavas de final, mas também com o primeiro lugar na chave ao vencer (e eliminar da competição) o Ajax na Holanda, pelo placar de 1 x 0. Vale lembrar que o Valencia havia sido goleado pelo próprio Ajax na Espanha, por 3 x 0 em outubro. Com a vitória, o time espanhol chegou a 11 pontos e superou o Chelsea no critério de desempate pelo confronto direto. O Valencia venceu 3 jogos, empatou 2 e perdeu 1, marcando 9 gols e sofrendo 7. O atacante espanhol Rodrigo é o destaque do time. 

O Atalanta por sua vez já fez história. Primeiro, por ser esta sua primeira participação na Champions League e segundo por ter avançado a fase de oitavas-de-final. O clube italiano ainda deu sorte de não pegar nenhum dos gigantes Barcelona, Bayern ou Juventus e assim pode até sonhar com avançar às quartas-de-final da competição. O Atalanta obteve sua vaga em uma surpreendente vitória de 3 x 0 frente ao Shakhtar, na Ucrânia, e avançou em segundo lugar no grupo, com 7 pontos, a menor pontuação entre os 16 classificados. Vale lembrar ainda que o Atalanta havia perdido os 3 primeiros jogos e obteve sua classificação com 2 vitórias e 1 empate no returno da primeira fase. O destaque do time é o meia croata Mario Pasalic. Como o estádio do Atalanta, o Atleti Azzurri, tem capacidade de apenas 26 mil torcedores, o mesmo não é habilitado para jogos da Champions League, razão pela qual o clube italiano manda seus jogos no San Siro, em Milão.

Títulos em campo: O Atalanta está apenas em sua primeira participação na Champions League. Já o Valencia, chegou a final na temporada 1999/00, mas perdeu o título para o Real Madrid.

Favorito: embora um confronto que possa ser bastante equilibrado, o Valencia, pela maior tradição é o favorito.

Liverpool x Atlético Madrid

confronto das oitavas da champions entre Liverpool e Atletico de Madrid

Jogo de ida: 18/02/2020 no Wanda Metropolitano em Madrid, Espanha
Jogo da volta: 11/03/2020 no Anfield em Liverpool, Inglaterra

Histórico dos confrontos: Liverpool e Atlético de Madrid se enfrentaram pela fase de grupos da Champions League da edição 2008/09 e ambos os jogos terminaram empatados e pelo mesmo placar, 1 x 1.

Como chegam as equipes

O Liverpool é o atual campeão da Champions League, lidera com folga o campeonato inglês e classificou-se em primeiro lugar em um grupo que tinha como adversários o Napoli, o Salzburg e o Genk. Desde Outubro de 2015 a frente da equipe, o treinador alemão Jurgen Klopp foi eleito pela FIFA melhor treinador do mundo na temporada 2019. E embora a prioridade do clube seja a conquista da Premier League, competição jamais vencida pelo Liverpool, não há dúvidas que o time inglês irá com força máxima para os confrontos contra os espanhóis. O destaque do time é o atacante egípcio Mohamed Salah, um dos nomeados para melhor do mundo, prêmio vencido por Lionel Messi.

O Atlético de Madrid do argentino Diego Simeone, que comanda o time desde janeiro de 2012, já chegou a duas decisões de Champions League, mas perdeu ambas para o Real Madrid, o arqui-rival espanhol. Nessa edição, o Atlético somou 10 pontos e classificou-se em segundo lugar no grupo, liderado pela Juventus, e somou 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, marcando apenas 8 gols e sofrendo 5. Os destaques do time são o atacante Morata e a jovem promessa do futebol português, o meia João Felix, considerado como o “novo Cristiano Ronaldo”.

Títulos em campo: o Liverpool é o terceiro maior campeão da competição, com 6 títulos, atrás apenas de Real Madrid e Milan, enquanto que o Atlético de Madrid tem 3 vice-campeonatos, em 1973/74, 2013/14 e 2015/16.

Favorito: a previsão é de um grande confronto e um Atlético Madrid dando trabalho ao Liverpool, mas com o clube inglês avançando de fase.

Bayern Munchen x Chelsea

Bayern e Chelsea pelas oitavas da champions 2019

Jogo de ida: 25/02/2020 no Stamford Bridge em Londres, Inglaterra
Jogo da volta: 18/03/2020 no Allianz Arena em Munique, Alemanha

Histórico dos confrontos: dois clubes que já decidiram Champions League na edição 2011/12, com empate em 1 x 1 no tempo normal e vitória do Chelsea nas cobranças de penalidades máximas. Também se enfrentaram pela fase de quartas-de-final da edição 2004/05 com 1 vitória para cada lado e com o Chelsea avançando pelo saldo de gols. Em 2013, os clubes também se enfrentaram pela decisão da Supertaça Europeia, com empate em 2 x 2 no tempo normal e vitória do Bayern nos pênaltis.

Como chegam as equipes

O Bayern chega na fase de oitavas de final como o único clube a fazer 100% de aproveitamento na fase de grupos, vencendo todos os seus 6 jogos. Em um grupo com a companhia de Tottenham, vice-campeão da edição anterior, Olympiacos e Crvena Zvezda, os bávaros passearam, marcando 24 gols (média de 4 por partida) e sofrendo 5. Já no campeonato alemão, o clube não tem a tranquilidade que teve em temporadas anteriores e ocupa apenas a 5ª posição na tabela. O destaque da equipe é o atacante polonês Robert Lewandowski, goleador da Champions League com 10 gols.

O Chelsea, que tem sua primeira temporada com o ídolo Frank Lampard a frente da equipe, chegou a esta fase depois de somar 11 pontos em um grupo com o Valencia, o Ajax e o Lille, venceu 3 jogos, empatou 2 e perdeu 1, marcando 11 gols e sofrendo 9. Os destaques do time são o jovem atacante inglês Tammy Abraham, o lateral espanhol Azpilicueta e o meia brasileiro, naturalizado italiano, Jorginho.

Títulos em campo: no total são 6 títulos em campo, sendo 5 do Bayern Munich e 1 do Chelsea, conquistado na temporada 2011/12 contra o próprio Bayern na decisão.

Favorito: pela campanha implacável na primeira fase e pelo foco total e absoluto na competição, o Bayern de Munich é o grande favorito para avançar para as quartas-de-final.

Juventus x Lyon

Juventus e Lyon se enfrentam pelas oitavas da champions 2019

Jogo de ida: 26/02/2020 no Parc OL em Lyon, França
Jogo da volta: 17/03/2020 no Juventus Stadium em Turim, Itália

Histórico dos confrontos: Juventus e Lyon se enfrentaram pela fase de grupos da Champions na temporada 2016/17 e naquela oportunidade, a Juventus venceu na França por 1 x 0 e empatou em casa, pelo placar de 1 x 1.

Como chegam as equipes

A Juventus de Cristiano Ronaldo passeou na fase de grupos, e classificou sem maiores dificuldades, somando 16 pontos em um grupo com o Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Lokomotiv Moscow, vencendo 5 jogos e empatando 1, marcando 12 gols e sofrendo 4. Além de Cristiano Ronaldo, a dupla de atacantes argentinos Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín são os destaques do time na competição.

O Lyon entrou no “grupo que todos queriam”, pois tinha o Zenit da Rússia como cabeça de chave, o RB Leipzig e o Benfica, de Portugal. E com apenas 8 pontos somados, dado o equilíbrio da chave, o Lyon avançou de fase com um gol salvador do atacante holandês Memphis Depay faltando 8 minutos para o final no jogo frente ao Leipzig, que terminou empatado em 2 x 2. O Lyon conquistou 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, marcou 9 gols e sofreu 8. O destaque do time é justamente o holandês Memphis Depay, que marcou 5 dos 9 gols da equipe na competição.

Títulos em campo: a Juventus conquistou 2 vezes a Champions League, em 1984/85 e 1995/96 e tem 7 (isso mesmo, sete) vice-campeonatos. Já o Lyon tem sua melhor fase quando chegou 3 vezes consecutivas a fase de quartas-de-final, nas temporadas 2003/04, 2004/05 e 2005/06, quando Juninho Pernambucano fez história no clube.

Favorito: improvável alguma surpresa neste confronto, que deve ter a Juventus avançando para a próxima fase da competição.

Barcelona x Napoli

barça e napoli pelas oitavas da champions 2019

Jogo de ida: 25/02/2020 no San Paolo em Nápoles, Itália
Jogo da volta: 18/03/2020 no Camp Nou em Barcelona, Espanha

Histórico dos confrontos: Barcelona e Napoli jamais se enfrentaram por competições europeias e em Agosto deste ano fizeram dois amistosos nos Estados Unidos, ambos com vitória do Barcelona, pelos marcadores de 2 x 1 e 4 x 0. Também pelo troféu Joan Gamper, o Napoli foi o convidado de 2011 e foi goleado pelo Barça de Pep Guardiola, pelo placar de 5 x 0.

Como chegam as equipes

O Barcelona chegou a esta fase como líder do chamado “grupo da morte” na Champions League, com Borussia Dortmund, Inter de Milão e o modesto Slavia Praga. Sem maiores problemas, o clube Catalão somou 14 pontos, conquistando 4 vitórias e 2 empates, marcando 9 e sofrendo 4 gols. Claro que o empate em casa em 0 x 0 diante do Slavia Praga foi o ponto baixo da equipe na fase de grupos e as exibições da equipe não tem empolgado tanto assim. Mas não há dúvidas que na fase de mata-mata o Barcelona é forte e deve impor-se. O destaque do time segue sendo o melhor jogador do mundo, Lionel Messi e dispensa apresentações.

O Napoli por sua vez, conseguiu a vaga somando 12 pontos no grupo do atual campeão Liverpool e mais o Salzburg e o Genk. Com 3 empates e 3 vitórias, sendo uma delas frente ao Liverpool por 2 x 0, o Napoli avançou com 11 gols marcados e 4 sofridos. Os destaques da equipe estão todos no ataque: o belga Dries Mertens, o polonês Arkadiusz Milik e o italiano Lorenzo Insigne.

Títulos em campo: O Barcelona tem 5 títulos da Champions League. Já o Napoli tem apenas 2 classificações a fase de oitavas de final, em 2011/12 quando foi eliminado pelo Chelsea e em 2016/17 onde caiu diante do Real Madrid.

Favorito: O Barcelona, que vem tropeçando nas etapas mata-mata desde a edição 2015/16, é o favorito no confronto. Difícil pensar em alguma surpresa nesse enfrentamento.

RB Leipzig x Tottenham

Leipzig e Tottenham pelas oitavas da champions

Jogo de ida: 19/02/2020 no New Tottenham Hotspur Stadium em Londres, Inglaterra
Jogo da volta: 10/03/2020 na Red Bull Arena em Leipzig, Alemanha

Histórico dos confrontos: RB Leipzig e Tottenham fazem confronto inédito por competições europeias

Como chegam as equipes

O RB Leipzig foi o líder do grupo mais equilibrado (ou seria o mais fraco) da competição, somou 11 pontos com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, marcando 10 e sofrendo 8 gols. Por outro lado, o Leipzig é o líder do campeonato alemão e 7 pontos à frente do gigante Bayern, 5 colocado. O destaque da equipe é o atacante Timo Werner, goleador da Bundesliga e um dos goleadores do time na Champions League, ao lado do sueco Emil Forsberg.

Já o Tottenham teve um péssimo começo de temporada (chegou a tomar 7 x 2 do Bayern jogando em casa), e o treinador Mauricio Pochettino acabou demitido depois de um empate em casa contra o Sheffield Utd pela Premier League. Com isso, chegou o experiente treinador português, José Mourinho. Pela Champions, Mourinho treinou a equipe em apenas 2 jogos, com 1 vitória e 1 derrota, o suficiente para avançar de fase.  Os destaques da equipe são os atacantes, o inglês Harry Kane e o coreano Son Heung-Min.

Títulos em campo: o Tottenham foi um dos finalistas na edição 2018/19, quando acabou derrotado pelo Liverpool. Já o RB Leipzig está apenas na sua segunda participação na competição e pela primeira vez chega a fase de oitavas. A primeira foi na temporada 2017/18 e o clube não foi além da fase de grupos.

Favorito: embora a tendência seja de classificação do Tottenham, não seria absurda uma classificação do RB Leipzig. No entanto, o Tottenham é o favorito para a vaga.

Compartilhe: