Maiores clubes do nordeste

  • Clubes
Maiores clubes do nordeste brasileiro

O futebol do nordeste é apaixonante. Muita história, tradição, torcidas imensas e jogos inesquecíveis. Mesmo com condições financeiras menores em relação aos clubes da região sudeste e sul do país, os clubes nordestinos desafiam a lógica e enfrentam de igual a igual os gigantes do futebol brasileiro. E por isso, os clubes nordestinos também são gigantes. 

E falar em ranking é falar em polêmica. Mas o Leitura de Jogo não foge das polêmicas e faz a sua lista dos 10 maiores clubes do nordeste. Vamos falar de 10 camisas pesadas do nosso futebol nordestino, camisas que fizeram história no seu estado, na região nordeste e algumas até no cenário nacional. 

Além do mais, os clubes do nordeste revelaram grandes nomes do futebol brasileiro como Daniel Alves, Bebeto, Rivaldo, Juninho Pernambucano e outros

Veja na sequência a lista dos 10 maiores clubes do nordeste: 

Bahia (BA)

bahia o maior do nordeste

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que o Bahia é o maior clube do nordeste. E é muito fácil de entender: o Bahia tem a maior torcida do nordeste segundo pesquisas do IBOPE. Além disso, é o segundo clube (junto com o Sport) que mais vezes conquistou a Copa Nordeste, com 3 títulos (2001, 2002 e 2017).

O Bahia tem ainda 48 títulos estaduais e o mais importante de tudo: o clube tem 2 títulos brasileiros, o primeiro em 1959 e o segundo em 1988, com o grande time de Bobô, Zé Carlos e Charles. E se não é suficiente, o Bahia é o clube nordestino com o maior número de participações na Série A do futebol brasileiro, com 47 participações desde 1959 e também o clube nordestino com mais participações na Copa Libertadores da América, com 3 no total.

Entre os grandes nomes revelados pelo clube, Daniel Alves, três vezes campeão da Champions League pelo Barcelona e eleito o melhor jogador da Copa América 2019, é o de maior destaque. Pelo Bahia, Daniel Alves venceu o campeonato baiano de 2001 e as Copas do Nordeste de 2001 e 2002.

Nome: Esporte Clube Bahia
Fundação: 01/01/1931
Estádio: Arena Fonte Nova
www.esporteclubebahia.com.br

Sport Recife (PE)

escudo do maior campeão pernambucano

Na segunda posição em nossa lista, o Leão da Ilha, o Sport Recife. Inquestionável. Segundo o Ibope, o Sport Recife é a segunda maior torcida do nordeste, atrás apenas do Bahia.

Assim como o Bahia, o Sport também tem 2 títulos nacionais: o polêmico brasileiro de 1987 e o título da Copa do Brasil em 2008, quando derrotou o Corinthians na decisão. Tem também um título da Série B do Brasileirão, conquistado em 1990, o que o coloca entre os 3 clubes nordestinos a terem conquistado esse título (os outros dois são o Sampaio Corrêa e o Fortaleza).

Além disso, foi finalista da Copa do Brasil em 1989, quando perdeu a final para o Grêmio, mas antes desbancou outros rivais nordestinos como o Fortaleza na primeira fase e o Vitória nas quartas de final. O Sport Recife também é o segundo clube nordestino com maior número de participações na Série A do futebol brasileiro, com 40 no total. É ainda o segundo clube nordestino com mais participações na Libertadores, com 2 no total, atrás do Bahia com 3 e a frente do Náutico, que participou 1 vez. Finalmente, o Sport tem 3 copas do nordeste (1994, 2000 e 2014) sendo o segundo maior campeão junto com o Bahia e 42 títulos estaduais, sendo portanto, o maior campeão de pernambuco.

O maior nome revelado pelo Sport foi Juninho Pernambucano, que pelo Sport foi campeão estadual e da Copa Nordeste em 1994. 

Nome: Sport Club do Recife
Fundação: 13/05/1905
Estádio: Ilha do Retiro
sportrecife.com.br

Vitória (BA)

escudo do maior campeão da Copa do Nordeste

O Vitória da Bahia é o terceiro em nossa lista. O clube baiano tem a terceira maior torcida do nordeste e é um clube que já esteve muito próximo de conquistas importantes no cenário nacional, como no vice do Brasileirão em 1993, quando perdeu para o Palmeiras na decisão ou no vice da Copa do Brasil em 2010, onde seu algoz foi o Santos.

O Vitória é um clube que frequenta muito a Série A do Brasileirão, com 39 participações desde 1959. De quebra, o Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste com 5 títulos (a frente de Bahia e Sport) e tem 29 títulos estaduais.

Entre grandes nomes revelados pelo Vitória no futebol nacional, o maior deles foi o atacante Bebeto, campeão do mundo pelo Brasil em 1994 e multicampeão por Flamengo, Vasco e Deportivo La Coruña.  

Nome: Esporte Clube Vitória
Fundação: 13/05/1899
Estádio: Barradão
www.ecvitoria.com.br

Ceará (CE)

escudo do maior campeão cearense

O Ceará é o 4º o clube em nossa lista. O Vozão tem uma das mais fanáticas torcidas do nordeste, além de ser a 4ª maior da região.

O Ceará já participou 24 vezes da Série A do Brasileirão.  Tem ainda 45 títulos estaduais sendo o maior campeão do estado do Ceará. No cenário nacional, o clube tem um vice da Copa do Brasil em 1994, quando perdeu para o Grêmio na decisão. O Ceará tem ainda no currículo a Copa do Nordeste de 2015 e foi campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1969.

O atacante Arthur Cabral, promessa do futebol brasileiro, foi revelado pelo Ceará, atualmente joga pelo Basel, emprestado pelo Palmeiras. 

Nome: Ceará Sporting Club
Fundação: 02/06/1914
Estádio: Arena Castelão
www.cearasc.com

Fortaleza (CE)

escudo do fortaleza

O Fortaleza entra em nossa lista como a 5ª força do nordeste.

O tricolor do Pici tem no currículo 2 vice campeonatos brasileiros 1960 e 1968. Tem ainda 42 estaduais e 1  Copa do Nordeste em 2019. O Fortaleza é um dos dos 3 únicos clubes do nordeste a conquistar o título da Série B do Brasileirão, feito alcançado em 2018 (os outros dois são o Sport Recife e o Sampaio Corrêa). Finalmente, o Fortaleza tem a 5ª maior torcida do nordeste, segundo dados do Ibope.

O atacante Everton do Grêmio e da seleção brasileira é um dos nomes mais importantes revelados pelo clube. 

Nome: Fortaleza Esporte Clube
Fundação:  18/10/1918
Estádio: Arena Castelão
fortaleza1918.com.br

Náutico (PE)

escudo do Timbu

Na sexta posição aparece o Clube Náutico Capibaribe. O Timbu como é chamado por sua torcida tem 22 títulos estaduais e no cenário nacional, foi vice campeão brasileiro em 1967, na antiga Taça Brasil e foi semifinalista da Copa do Brasil em 1990 eliminando seus rivais do norte-nordeste como o Treze-PB, o Ceará e o Remo do Pará. O clube ainda tem 34 participações na Série A. 

O Náutico é também, junto com Bahia e Sport Recife, um dos 3 clubes nordestinos a disputar a Copa Libertadores da América

O meia atacante Jorge Henrique, campeão da Libertadores pelo Corinthians em 2012 é o principal nome revelado pelo clube.  

Nome: Clube Náutico Capibaribe
Fundação:  07/04/1901
Estádio: Estádio dos Aflitos
www.nautico-pe.com.br

Santa Cruz (PE)

escudo do santa cruz, uma das torcidas mais fanaticas do nordeste

O Tricolor do Arruda aparece na 7ª posição em nossa lista.

O Santa Cruz tem a 5ª maior torcida do nordeste. Se intitula o clube “mais querido do Brasil”, sua torcida é fanática e apaixonante e com frequência lota o Arruda para os seus jogos.

Conquistou 29 vezes o título estadual e tem ainda 1 copa do nordeste, conquistada em 2016. Em nível nacional, o clube contabiliza 24 participações na Série A do Brasileirão.

O meia atacante Rivaldo, campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002 é o maior nome revelado pelo Santa Cruz em sua história. 

Nome: Santa Cruz Futebol Clube
Fundação:  03/02/1914
Estádio: Estádio do Arruda
www.santacruzpe.com.br

Sampaio Corrêa (MA)

escudo do maior clube do maranhão

Chegamos ao oitavo clube em nossa lista, o Sampaio Corrêa.

O Bolívia Querida como é conhecido é o maior clube do Maranhão, tem 33 estaduais e conquistou em 2018 a Copa do Nordeste. O Sampaio Corrêa é junto com Fortaleza e Sport um dos 3 únicos clubes do nordeste a conquistar o título da Série B do Brasileirão. O Sampaio alcançou esse feito em 1972. Pelo fato de ter disputado e conquistado a Copa Norte em 1998, o clube é o único do Brasil a ter dois títulos regionais distintos (Copa Norte e Copa Nordeste). O Sampaio Corrêa também é até o momento o único time brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes: Série B em 1972, a  Série C em 1997 e a Série D em 2012.

O Sampaio Corrêa é conhecido por revelar folclóricos jogadores ao futebol, como o inesquecível goleiro Juca Baleia, que sempre estava acima do peso mas pegava muito, ou o atacante Bimbinha, conhecido como o “menor atacante do mundo” com seu 1,51 de altura e muitos gols. 

Nome:  Sampaio Corrêa Futebol Clube
Fundação:  25/03/1923
Estádio: Castelão
www.sampaiocorreafc.com.br

CSA (AL)

escudo do CSA, maior campeão alagoano

O CSA é o nono colocado em nossa lista.

O azulão está na Série A do Brasileirão nesta temporada e já tem 19 participações na elite do futebol brasileiro. Adicionalmente, o clube tem 39 títulos alagoanos e é o clube mais vezes campeão do estado. 

O CSA revelou para o futebol o atacante Adriano Gabiru, autor do gol do título mundial do Internacional contra o Barcelona, além do meia Souza com grandes passagens pelo São Paulo, PSG, Grêmio e Fluminense. 

Nome: Centro Sportivo Alagoano
Fundação: 07/09/1913
Estádio: Estádio Rainha Marta
www.csaoficial.com.br

ABC (RN)

escudo do decacampeao estadual, ABC de Natal

O ABC de Natal aparece na 10 posição da nossa lista.

O clube tem o status de ser o maior campeão estadual do Brasil, com 55 títulos estaduais. Também é junto com o América Mineiro o único clube brasileiro a ser Decacampeão Estadual (feito realizado entre 1932 e 1942). O alvinegro potiguar participou 14 vezes da Série A do campeonato brasileiro.

O meia Rodriguinho, ex-Corinthians e hoje no Cruzeiro foi revelado pelo ABC e foi destaque da equipe na conquista do potiguar de 2007 e 2008.

O ABC tem também, a 10ª maior torcida do nordeste

Nome:  ABC Futebol Clube
Fundação:  29/06/1915
Estádio: Estádio Frasqueirão do ABC
abcfc.com.br

Menção Honrosa

Poderiamos citar ainda alguns grandes do nordeste que poderiam estar figurando entre os 10 maiores citados acima. O América de Natal tem 15 participações na Série A e foi campeão da Copa do Nordeste em 1998. O CRB de Alagoas venceu 30 vezes o campeonato alagoano, tem 11 participações na Série A do Brasileirão e tem a oitava maior torcida do nordeste, segundo o IBOPE. O Campinense da Paraíba foi campeão do nordeste em 2013. Mas falando em Paraíba, não podemos deixar de mencionar o Botafogo-PB que é o maior campeão do estado, com 30 títulos estaduais. O Botafogo também tem a sétima maior torcida do nordeste, segundo o IBOPE. Para fechar, citamos ainda o Sergipe, que tem 12 participações na elite do futebol brasileiro é o maior campeão do seu estado, com 35 títulos no total.

Perguntas e respostas do futebol nordestino

Quem é o maior campeão da Copa do Nordeste?

O Vitória da Bahia é o maior campeão da Copa do Nordeste com 5 títulos conquistados (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010). O Bahia e o Sport Recife estão em segundo lugar, com 3 títulos cada um.

Qual a maior torcida do nordeste?

Segundo dados do IBOPE, o Bahia tem a maior torcida do nordeste, seguido do Sport Recife. É importante porém ressaltar que quando considerado apenas o primeiro clube de preferencia, em algumas pesquisas, o Sport Recife supera o Bahia em número de torcedores. Isso se deve ao grande número de baianos que torcem para o Flamengo e que nas pesquisas indicam o Bahia como seu segundo clube do coração.

Qual clube nordestino tem mais participações na Copa Libertadores?

O Bahia é o clube nordestino com mais participações na Copa Libertadores. O clube baiano participou nas edições de 1960, 1964 e 1989. Os outros dois clubes nordestinos a participar na Copa Libertadores são o Sport Recife (1988 e 2009) e o Náutico (1968).

Qual a melhor campanha de um clube nordestino na Copa Libertadores?

A melhor campanha de um clube nordestino na Copa Libertadores é do Bahia que chegou na fase de quartas de final em em 1989. O Sport Recife chegou as oitavas de final em 2009 e o Náutico não passou da fase de grupos em 1968.

Quais clubes nordestinos foram campeões brasileiros?

O Bahia, campeão em 1959 e em 1988 e o Sport Recife, campeão brasileiro em 1987 são os dois únicos clubes nordestinos a conquistarem o campeonato brasileiro. O Vitória da Bahia foi vice campeão em 1993 e o Náutico também foi vice da antiga Taça Brasil, em 1967.

Qual clube nordestino já foi campeão da Copa do Brasil?

Apenas o Sport Recife tem a honra de ter em sua sala de trofeus, uma taça da Copa do Brasil, título conquistado em 2008.

Qual é o maior campeão estadual do Brasil?

O ABC de Natal é o maior campeão estadual do Brasil. O time potiguar tem no total 55 títulos estaduais e não é superado por nenhum outro clube brasileiro.

21 comentários em “Maiores clubes do nordeste”

  1. Olá Bernardo. Tudo bem? O que faz um clube que tem títulos menores que outro clube, campanhas menores tanto em séries A e B que outro clube e ainda consegue estar à frente? Não entendo e procuro algo que o Ceará seja maior que o Fortaleza. Estaduais? Mas o Fortaleza é campeão da série B, atual campeão da copa do Nordeste, melhores campanhas de um cearense na elite nacional, único do estado a jogar competição internacional fora do país. Realmente não consigo entender? Vc se baseia no ranking da CBF pra ter parâmetros de maior ou menor?

  2. Como se pode dizer isso ? Em pesquisa recente do IBGE aponta que o Sport tem a maior torcida do NE,procure os fatos antes. E nós temos o maior número de vitórias na Sul-americana

    1. O Sport não é maior q o Bahia em títulos, em torcida, em jogos diretos, nem mesmo nos jogos decisivos! O segundo lugar tá de bom tamanho!

  3. Belíssimo estudo! As afirmações realmente conferem com a verdade, sim! Esses são os maiores clubes do Nordeste e seus respectivos lugares!

    1. Onde que Fortaleza e Ceará é maior tradicionalmente que o Santa Cruz???, Fortaleza podemos conversar, Mas Ceará? A torcida do Santa Cruz é maior que a dos 2 maiores do Ceará!

  4. Falta ressaltar que o CSA e o único clube de Alagoas que tem Nacional e foi 4 vezes Vice Campeão da Série B e o único Clube do Nordeste a Disputar uma Decisão Internacional, Ficando com o vice campeão da CONMEBOL de 99. Ainda sendo A maior torcida de Alagoas. pesquise direito as coisas pq essa pesquisa de torcida foram feitas quando o CSA estava Sem divisao. Só olhar o público no estádio e o maior números de sócios em ALAGOAS.

  5. O Santa Cruz é maior que Fortaleza,Ceará e Náutico. O Santa Cruz ultrapassa o Náutico em títulos disparadamente, O Santa Cruz é maior que Ceará e Fortaleza por tradição, Somente o Ceará, Pois não tem nacional, O Fortaleza possui os mesmos títulos do Santa Cruz, Mas o Santa Cruz possui uma torcida maior que a dos 2 maiores do Ceará. E Possui mais participações na Séria A que Ceará e Fortaleza! Santa Cruz é o 3 maior clube do nordeste perdendo somente ao Sport em 2 e o Bahia em 1.

  6. Corrigindo o Cruzeiro ganhou a Copa Centro Oeste e a Copa Sul Minas ou seja o Sampaio não e o único a ganhar regionais distintos

  7. Como pode o Fortaleza e o Santa Cruz ocuparem a mesma posição no ranking de torcidas?
    Outra dúvida, os títulos dos clubes contam mais do que participações em série A, Sampaio Correa campeão brasileiro por 3 vezes é maior que o Ceará e o Fortaleza.

  8. Santa Cruz :

    29 estaduais
    1 copa do nordeste

    1,6 Milhoes de torcedores

    Nautico :

    22 estaduais

    500 Mil torcedores

    e tu vem me dizer que o nautico é maior?? HAHAHAHHAHAHAHA

  9. Santa Cruz :

    29 estaduais
    1 copa do nordeste

    1,6 Milhoes de torcedores

    Nautico :

    22 estaduais

    500 Mil torcedores

    Confrontos diretos
    Santa Cruz 203 vitória(s),
    Náutico 173 vitória(s),

    e tu vem me dizer que o nautico é maior?? HAHAHAHHAHAHAHA

  10. Fortaleza é maior que o Ceará. Tem dois vices da taça Brasil, duas vezes campeão norte-nordestes, 1 vez campeão do nordeste, 1 vez campeão série B, 2 vices série B, melhor campanha na era dos pontos corridos, maior média de pública nos estádios, maior quantidade de sócio torcedores… E Santa Cruz é menor que o Fortaleza, mas é maior que o Kanal. Bahia, Sport, Vitória, Fortaleza, Santa Cruz e Ceará e o resto é resto!

  11. Bahia maior do nordeste só se for atrás do sport. Tá maluco. O sport tem 3 nacionais se do 1 serie A, uma serie V e uma cop do brasil. Respeito.

  12. A maior torcida é a do Sport, inclusive as mais recentes pesquisas indicam isso justamente porque em Pernambuco se costuma torcer apenas para os times locais. Não se pode contar segunda opção de time quando se pergunta pra quem se torce, como a pesquisa de vocês pontuou. É uma opção apenas e pronto! Daqui a pouco vão levar em consideração pessoas que torcem pra três times, tendo um queridinho do sul/sudeste do país na primeira opção, outro da cidade, e outro porque o pai torcia, e aí vão levar em consideração.

Não é possível comentar.