O futebol do nordeste é apaixonante. Muita história, tradição, torcidas imensas e jogos inesquecíveis. Mesmo com condições financeiras menores em relação aos clubes da região sudeste e sul do país, os clubes nordestinos desafiam a lógica e enfrentam de igual a igual os gigantes do futebol brasileiro. E por isso, os clubes nordestinos também são gigantes. 

E falar em ranking é falar em polêmica. Mas o Leitura de Jogo não foge das polêmicas e faz a sua lista dos 10 maiores clubes do nordeste. Vamos falar de 10 camisas pesadas do nosso futebol nordestino, camisas que fizeram história no seu estado, na região nordeste e algumas até no cenário nacional. 

Além do mais, os clubes do nordeste revelaram grandes nomes do futebol brasileiro como Daniel Alves, Bebeto, Rivaldo, Juninho Pernambucano e outros

Veja na sequência a lista dos 10 maiores clubes do nordeste: 

Bahia (BA)

bahia o maior do nordeste

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que o Bahia é o maior clube do nordeste. E é muito fácil de entender: o Bahia tem a maior torcida do nordeste segundo pesquisas do IBOPE. Além disso, é o segundo clube (junto com o Sport) que mais vezes conquistou a Copa Nordeste, com 3 títulos (2001, 2002 e 2017).

O Bahia tem ainda 48 títulos estaduais e o mais importante de tudo: o clube tem 2 títulos brasileiros, o primeiro em 1959 e o segundo em 1988, com o grande time de Bobô, Zé Carlos e Charles. E se não é suficiente, o Bahia é o clube nordestino com o maior número de participações na Série A do futebol brasileiro, com 47 participações desde 1959 e também o clube nordestino com mais participações na Copa Libertadores da América, com 3 no total.

Entre os grandes nomes revelados pelo clube, Daniel Alves, três vezes campeão da Champions League pelo Barcelona e eleito o melhor jogador da Copa América 2019, é o de maior destaque. Pelo Bahia, Daniel Alves venceu o campeonato baiano de 2001 e as Copas do Nordeste de 2001 e 2002.

Nome: Esporte Clube Bahia
Fundação: 01/01/1931
Estádio: Arena Fonte Nova
www.esporteclubebahia.com.br

Sport Recife (PE)

escudo do maior campeão pernambucano

Na segunda posição em nossa lista, o Leão da Ilha, o Sport Recife. Inquestionável. Segundo o Ibope, o Sport Recife é a segunda maior torcida do nordeste, atrás apenas do Bahia.

Assim como o Bahia, o Sport também tem 2 títulos nacionais: o polêmico brasileiro de 1987 e o título da Copa do Brasil em 2008, quando derrotou o Corinthians na decisão. Tem também um título da Série B do Brasileirão, conquistado em 1990, o que o coloca entre os 3 clubes nordestinos a terem conquistado esse título (os outros dois são o Sampaio Corrêa e o Fortaleza).

Além disso, foi finalista da Copa do Brasil em 1989, quando perdeu a final para o Grêmio, mas antes desbancou outros rivais nordestinos como o Fortaleza na primeira fase e o Vitória nas quartas de final. O Sport Recife também é o segundo clube nordestino com maior número de participações na Série A do futebol brasileiro, com 40 no total. É ainda o segundo clube nordestino com mais participações na Libertadores, com 2 no total, atrás do Bahia com 3 e a frente do Náutico, que participou 1 vez. Finalmente, o Sport tem 3 copas do nordeste (1994, 2000 e 2014) sendo o segundo maior campeão junto com o Bahia e 42 títulos estaduais, sendo portanto, o maior campeão de pernambuco.

O maior nome revelado pelo Sport foi Juninho Pernambucano, que pelo Sport foi campeão estadual e da Copa Nordeste em 1994. 

Nome: Sport Club do Recife
Fundação: 13/05/1905
Estádio: Ilha do Retiro
sportrecife.com.br

Vitória (BA)

escudo do maior campeão da Copa do Nordeste

O Vitória da Bahia é o terceiro em nossa lista. O clube baiano tem a terceira maior torcida do nordeste e é um clube que já esteve muito próximo de conquistas importantes no cenário nacional, como no vice do Brasileirão em 1993, quando perdeu para o Palmeiras na decisão ou no vice da Copa do Brasil em 2010, onde seu algoz foi o Santos.

O Vitória é um clube que frequenta muito a Série A do Brasileirão, com 39 participações desde 1959. De quebra, o Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste com 5 títulos (a frente de Bahia e Sport) e tem 29 títulos estaduais.

Entre grandes nomes revelados pelo Vitória no futebol nacional, o maior deles foi o atacante Bebeto, campeão do mundo pelo Brasil em 1994 e multicampeão por Flamengo, Vasco e Deportivo La Coruña.  

Nome: Esporte Clube Vitória
Fundação: 13/05/1899
Estádio: Barradão
www.ecvitoria.com.br

Ceará (CE)

escudo do maior campeão cearense

O Ceará é o 4º o clube em nossa lista. O Vozão tem uma das mais fanáticas torcidas do nordeste, além de ser a 4ª maior da região.

O Ceará já participou 24 vezes da Série A do Brasileirão.  Tem ainda 45 títulos estaduais sendo o maior campeão do estado do Ceará. No cenário nacional, o clube tem um vice da Copa do Brasil em 1994, quando perdeu para o Grêmio na decisão. O Ceará tem ainda no currículo a Copa do Nordeste de 2015 e foi campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1969.

O atacante Arthur Cabral, promessa do futebol brasileiro, foi revelado pelo Ceará, atualmente joga pelo Basel, emprestado pelo Palmeiras. 

Nome: Ceará Sporting Club
Fundação: 02/06/1914
Estádio: Arena Castelão
www.cearasc.com

Fortaleza (CE)

escudo do fortaleza

O Fortaleza entra em nossa lista como a 5ª força do nordeste.

O tricolor do Pici tem no currículo 2 vice campeonatos brasileiros 1960 e 1968. Tem ainda 42 estaduais e 1 Copa do Nordeste em 2019. O Fortaleza é um dos dos 3 únicos clubes do nordeste a conquistar o título da Série B do Brasileirão, feito alcançado em 2018 (os outros dois são o Sport Recife e o Sampaio Corrêa). Finalmente, o Fortaleza tem a 5ª maior torcida do nordeste, segundo dados do Ibope.

O atacante Everton do Grêmio e da seleção brasileira é um dos nomes mais importantes revelados pelo clube. 

Nome: Fortaleza Esporte Clube
Fundação:  18/10/1918
Estádio: Arena Castelão
fortaleza1918.com.br

Náutico (PE)

escudo do Timbu

Na sexta posição aparece o Clube Náutico Capibaribe. O Timbu como é chamado por sua torcida tem 22 títulos estaduais e no cenário nacional, foi vice campeão brasileiro em 1967, na antiga Taça Brasil e foi semifinalista da Copa do Brasil em 1990 eliminando seus rivais do norte-nordeste como o Treze-PB, o Ceará e o Remo do Pará. O clube ainda tem 34 participações na Série A. 

O Náutico é também, junto com Bahia e Sport Recife, um dos 3 clubes nordestinos a disputar a Copa Libertadores da América

O meia atacante Jorge Henrique, campeão da Libertadores pelo Corinthians em 2012 é o principal nome revelado pelo clube.  

Nome: Clube Náutico Capibaribe
Fundação:  07/04/1901
Estádio: Estádio dos Aflitos
www.nautico-pe.com.br

Santa Cruz (PE)

escudo do santa cruz, uma das torcidas mais fanaticas do nordeste

O Tricolor do Arruda aparece na 7ª posição em nossa lista.

O Santa Cruz tem a 5ª maior torcida do nordeste. Se intitula o clube “mais querido do Brasil”, sua torcida é fanática e apaixonante e com frequência lota o Arruda para os seus jogos.

Conquistou 29 vezes o título estadual e tem ainda 1 copa do nordeste, conquistada em 2016. Em nível nacional, o clube contabiliza 24 participações na Série A do Brasileirão.

O meia atacante Rivaldo, campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002 é o maior nome revelado pelo Santa Cruz em sua história. 

Nome: Santa Cruz Futebol Clube
Fundação:  03/02/1914
Estádio: Estádio do Arruda
www.santacruzpe.com.br

Sampaio Corrêa (MA)

escudo do maior clube do maranhão

Chegamos ao oitavo clube em nossa lista, o Sampaio Corrêa.

O Bolívia Querida como é conhecido é o maior clube do Maranhão, tem 33 estaduais e conquistou em 2018 a Copa do Nordeste. O Sampaio Corrêa é junto com Fortaleza e Sport um dos 3 únicos clubes do nordeste a conquistar o título da Série B do Brasileirão. O Sampaio alcançou esse feito em 1972. Pelo fato de ter disputado e conquistado a Copa Norte em 1998, o clube é o único do Brasil a ter dois títulos regionais distintos (Copa Norte e Copa Nordeste). O Sampaio Corrêa também é até o momento o único time brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes: Série B em 1972, a  Série C em 1997 e a Série D em 2012.

O Sampaio Corrêa é conhecido por revelar folclóricos jogadores ao futebol, como o inesquecível goleiro Juca Baleia, que sempre estava acima do peso mas pegava muito, ou o atacante Bimbinha, conhecido como o “menor atacante do mundo” com seu 1,51 de altura e muitos gols. 

Nome:  Sampaio Corrêa Futebol Clube
Fundação:  25/03/1923
Estádio: Castelão
www.sampaiocorreafc.com.br

CSA (AL)

escudo do CSA, maior campeão alagoano

O CSA é o nono colocado em nossa lista.

O azulão está na Série A do Brasileirão nesta temporada e já tem 19 participações na elite do futebol brasileiro. Adicionalmente, o clube tem 39 títulos alagoanos e é o clube mais vezes campeão do estado. 

O CSA revelou para o futebol o atacante Adriano Gabiru, autor do gol do título mundial do Internacional contra o Barcelona, além do meia Souza com grandes passagens pelo São Paulo, PSG, Grêmio e Fluminense. 

Nome: Centro Sportivo Alagoano
Fundação: 07/09/1913
Estádio: Estádio Rainha Marta
www.csaoficial.com.br

ABC (RN)

escudo do decacampeao estadual, ABC de Natal

O ABC de Natal aparece na 10 posição da nossa lista.

O clube tem o status de ser o maior campeão estadual do Brasil, com 55 títulos estaduais. Também é junto com o América Mineiro o único clube brasileiro a ser Decacampeão Estadual (feito realizado entre 1932 e 1942). O alvinegro potiguar participou 14 vezes da Série A do campeonato brasileiro.

O meia Rodriguinho, ex-Corinthians e hoje no Cruzeiro foi revelado pelo ABC e foi destaque da equipe na conquista do potiguar de 2007 e 2008.

O ABC tem também, a 10ª maior torcida do nordeste

Nome:  ABC Futebol Clube
Fundação:  29/06/1915
Estádio: Estádio Frasqueirão do ABC
abcfc.com.br

Menção Honrosa

Poderiamos citar ainda alguns grandes do nordeste que poderiam estar figurando entre os 10 maiores citados acima. O América de Natal tem 15 participações na Série A e foi campeão da Copa do Nordeste em 1998. O CRB de Alagoas venceu 30 vezes o campeonato alagoano, tem 11 participações na Série A do Brasileirão e tem a oitava maior torcida do nordeste, segundo o IBOPE. O Campinense da Paraíba foi campeão do nordeste em 2013. Mas falando em Paraíba, não podemos deixar de mencionar o Botafogo-PB que é o maior campeão do estado, com 30 títulos estaduais. O Botafogo também tem a sétima maior torcida do nordeste, segundo o IBOPE. Para fechar, citamos ainda o Sergipe, que tem 12 participações na elite do futebol brasileiro é o maior campeão do seu estado, com 35 títulos no total.

Perguntas e respostas do futebol nordestino

Quem é o maior campeão da Copa do Nordeste?

O Vitória da Bahia é o maior campeão da Copa do Nordeste com 5 títulos conquistados (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010). O Bahia e o Sport Recife estão em segundo lugar, com 3 títulos cada um.

Qual a maior torcida do nordeste?

Segundo dados do IBOPE, o Bahia tem a maior torcida do nordeste, seguido do Sport Recife. É importante porém ressaltar que quando considerado apenas o primeiro clube de preferencia, em algumas pesquisas, o Sport Recife supera o Bahia em número de torcedores. Isso se deve ao grande número de baianos que torcem para o Flamengo e que nas pesquisas indicam o Bahia como seu segundo clube do coração.

Qual clube nordestino tem mais participações na Copa Libertadores?

O Bahia é o clube nordestino com mais participações na Copa Libertadores. O clube baiano participou nas edições de 1960, 1964 e 1989. Os outros dois clubes nordestinos a participar na Copa Libertadores são o Sport Recife (1988 e 2009) e o Náutico (1968).

Qual a melhor campanha de um clube nordestino na Copa Libertadores?

A melhor campanha de um clube nordestino na Copa Libertadores é do Bahia que chegou na fase de quartas de final em em 1989. O Sport Recife chegou as oitavas de final em 2009 e o Náutico não passou da fase de grupos em 1968.

Quais clubes nordestinos foram campeões brasileiros?

O Bahia, campeão em 1959 e em 1988 e o Sport Recife, campeão brasileiro em 1987 são os dois únicos clubes nordestinos a conquistarem o campeonato brasileiro. O Vitória da Bahia foi vice campeão em 1993 e o Náutico também foi vice da antiga Taça Brasil, em 1967.

Qual clube nordestino já foi campeão da Copa do Brasil?

Apenas o Sport Recife tem a honra de ter em sua sala de trofeus, uma taça da Copa do Brasil, título conquistado em 2008.

Qual é o maior campeão estadual do Brasil?

O ABC de Natal é o maior campeão estadual do Brasil. O time potiguar tem no total 55 títulos estaduais e não é superado por nenhum outro clube brasileiro.

Compartilhe: