Hoje vamos falar sobre grandeza. E sobre a grandeza mais difícil de medir: a grandeza de um time de futebol. Quais são os maiores clubes de futebol do mundo? Uma pergunta difícil de responder sem polêmica.

A grandeza é uma propriedade da física e é medida de diversas formas: pelo comprimento em metros, pela massa em kg, pela quantidade de matéria em moles, pela temperatura em kelvins, etc.

Mas como medir a grandeza de um clube de futebol? É desafiador. Quem é maior, o Ajax ou o Benfica? O Palmeiras ou o Corinthians? O Bayern ou o Manchester United? Sim, não é ciência exata. Então é polêmico.

Existe uma infinidade de rankings publicados com os mais diferentes critérios. O mais comentado este ano, foi o da revista France Football, divulgado em fevereiro. Embora existam algumas semelhanças entre nosso ranking e o da revista francesa, não consideramos vários critérios adotados por eles como receitas, prêmios individuais, valor de contratações, etc.

A grande verdade é que há dois requisitos que são os mais importantes para medir a grandeza de um clube de futebol e ambos são inquestionáveis: títulos e torcida. Não há como ser grande sem ter títulos. Não há como ser gigante sem uma torcida igualmente gigante.

Em base a isso, o Leitura de Jogo elegeu os seus maiores. Os 10 maiores clubes do mundo. Sem fórmulas mágicas, sem matemáticas, sem ciência exata. E refletindo ou não a verdadeira grandeza do futebol, são 10 gigantes, 10 clubes com torcidas imensas e longa lista de títulos importantes.

Conheça agora, os 10 gigantes do futebol na opinião do Leitura de Jogo.

10 maiores clubes do mundo

Real Madrid (ESP)

Escudo Real Madrid, o maior clube do mundo

Se títulos e torcida são os melhores indicadores para medir a grandeza de um clube de futebol, o Real Madrid é o maior deles, sem lugar a dúvidas. O Real Madrid é o maior clube do mundo.

O clube merengue tem nada mais e nada menos do que 13 (sim, treze) títulos da Champions League. É quase o dobro em relação ao segundo clube com mais títulos da competição, o Milan, que tem 7. O clube de Madrid tem ainda 7 títulos mundiais e 33 títulos espanhóis, sendo também o maior campeão do país. Verdade seja dita: nenhum clube do mundo supera o Real Madrid no quesito títulos.

E falando em torcida, também é totalmente factível determinar que o Real Madrid tem a maior legião de torcedores do mundo. Embora se possa encontrar pesquisas que indicam o Flamengo como a maior torcida do planeta, com mais de 30 milhões de torcedores, vale ressaltar que essas pesquisas consideram somente torcedores do próprio país de origem do clube. Essas mesmas listas dirão que o Real Madrid tem entre 13 e 17 milhões de torcedores, mas apenas na Espanha. As estimativas globais no entanto, são de que a torcida do Real Madrid seja superior a 125 milhões de torcedores em todo o mundo. Outras pesquisas no entanto, apontam que são mais de 300 milhões os torcedores do Real. Seja como for, é possivelmente a maior torcida do mundo. Ou uma das maiores.

E como não fosse suficiente, alguns dos maiores jogadores da história do futebol vestiram a camisa merengue. Entre eles podemos citar Di Stefano, Puskas, Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno e Zinedine Zidane, apenas estes para fugir de uma lista muito extensa.

Nome: Real Madrid Club de Futbol
Fundação: 06/03/1902
Estádio: Santiago Bernabéu
www.realmadrid.com

Barcelona (ESP)

Maiores clubes, escudo do Barcelona

O segundo clube em nossa lista, também é da Espanha. Estamos falando do grande arquirrival do Real Madrid, o Barcelona.

O Fútbol Club Barcelona, também chamado de Barça, tem no seu currículo 5 títulos da Champions League, sendo que 4 deles foram conquistados entre 2005 e 2015. Também conquistou 3 mundiais de clubes, em 2009, 2011 e 2015. É portanto um clube que cresceu (e muito) durante o século XXI, tornando-se um dos maiores clubes do planeta. Na Espanha, o clube catalão tem 26 títulos do campeonato nacional. É superado apenas pelo Real Madrid.

Tantos títulos conquistados trouxe ao clube adeptos no mundo todo. O Barcelona tem torcedores em todos os países do planeta e é praticamente impossível determinar o número exato. Algumas pesquisas indicam que apenas na Europa, a torcida do Barcelona esteja entre os 45 e 55 milhões de torcedores e que no mundo todo, supere facilmente os 100 milhões de adeptos.

Por outro lado, a camisa azulgraná do Barcelona já foi honrada por ídolos do futebol mundial como Johan Cruyff, Pep Guardiola, Ronaldinho Gaúcho, Andres Iniesta e Lionel Messi. É uma das camisas mais pesadas do planeta. Alguma dúvida?

Nome: Futbol Club Barcelona
Fundação: 29/11/1899
Estádio: Camp Nou
www.fcbarcelona.com

Bayern (GER)

Bayern um maiores do mundo

Na posição número 3 da nossa lista, um clube alemão que nasceu quando, em 1900, 11 jogadores desistiram de jogar pelo MTV Múnich  para fundar seu próprio clube, o Fußball-Club Bayern, hoje, Fußball-Club Bayern München e.V. Ninguém no entanto, imaginava o gigante que ali estava nascendo.

Os bávaros são o maior clube da Alemanha, disparado a frente dos rivais e já somam 29 títulos alemães, os últimos 7 conquistados de maneira consecutiva. Fora do país, o Bayern já conquistou 5 vezes a Champions League e tem 3 mundiais de clubes. A última edição da Champions League foi conquistada na temporada 2012/13. O Bayern também é um dos 5 clubes da Europa a conquistar todos os 4 maiores títulos da UEFA. Os outros são a Juventus, o Manchester United, o Ajax e o Chelsea.

O Bayern tem a maior torcida da Alemanha e costuma esgotar os ingressos da temporada inteira 1 mês antes do inicio do campeonato. O estádio do clube, a Allianz Arena, lota em todos os seus jogos. E assim como outros clubes europeus, o Bayern tem adeptos no mundo todo, especialmente nos USA e na Ásia, onde o clube alemão tem estabelecido estruturas como escritórios de marketing e escolinhas de futebol.

Lothar Mätthaus, Oliver Kahn, Bastian Schweinsteiger, Gerd Müller Rummenigge e Franz Beckenbauer são apenas alguns dos maiores nomes da história do futebol que vestiram a camisa do clube da Baviera, o maior da Alemanha e um dos maiores do mundo.

Nome: Fußball-Club Bayern München
Fundação: 27/02/1900
Estádio: Allianz Arena
fcbayern.com

Manchester United (ENG)

Escudo Manchester United

O Manchester United figura na 4ª posição da nossa lista. Os diabos vermelhos se tornaram referencia mundial ao ganhar 7, dos 10 primeiros campeonatos da Premier League, criada no inicio dos anos 1990. O clube conquistou ainda 3 títulos da Champions League e 2 mundiais de clubes. Tem no total 20 títulos ingleses. Não bastasse, o Manchester United é um dos cinco times europeus a conquistar os quatro principais torneios da UEFA, juntamente com a Juventus, Chelsea, Ajax e Bayern de Munique.  

A torcida do Manchester United é gigantesca. E embora uma pesquisa em 2012 tenha estimado em 659 milhões de torcedores no mundo todo, esse número não é reconhecido nem mesmo pelo próprio clube inglês, que o considera superestimado. O que se sabe, no entanto, é que o Manchester United tem a maior torcida da Inglaterra e muitos adeptos em todo o planeta. Poderia facilmente ser a terceira maior torcida do mundo, depois de Real Madrid e Barcelona. Ou quem sabe, a primeira. Não sabemos.

O que se sabe no entanto é que o manto sagrado dos diabos vermelhos foi vestido, suado e honrado por estrelas do futebol inglês e mundial como David Beckham, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Roy Kane, Eric Cantona e Ryan Giggs.

Nome: Manchester United Football Club
Fundação: 25/05/1878
Estádio: Old Trafford
www.manutd.com

Milan (ITA)

Milan ainda considerado um dos maiores clubes do mundo

É possível que para alguns, ver o Milan ocupando a 5ª posição em nossa lista seja uma surpresa. Mas não deveria ser. O Milan é um dos gigantes do futebol mundial.

O Milan é o segundo clube com mais títulos da Champions League, atrás apenas do Real Madrid. Tem 7 conquistas. A última no entanto foi a 12 anos, na temporada 2006-07. E atualmente, o clube sequer tem conseguido vaga na competição, o que revela que o momento vivido não é dos melhores. Mas além dos 7 títulos de Champions, o Milan é também 5 vezes campeão do mundo e 24 vezes campeão italiano. É um gigante.

A grande geração do Milan do final dos anos 80 e inicio dos anos 90, com o trio holandês Ruud Gullit, Marco Van Basten e Rijkaard, conquistou títulos e torcedores no mundo todo. Embora seja impossível precisar o tamanho real da torcida do Milan no mundo todo, sabemos que é gigantesca. Inclusive no Brasil.

Além do trio holandês já citado, outros monstros do futebol jogaram no clube italiano, como o atacante Andriy Shevchenko e os zagueiros Franco Baresi e Paolo Maldini.

O Milan é um gigante adormecido, que pode despertar a qualquer momento.

Nome: Associazione Calcio Milan
Fundação: 16/12/1899
Estádio: San Siro
www.acmilan.com

Liverpool (ENG)

O gigante Liverpool é um dos maiores

O clube da cidade dos Beatles é um gigante e ocupa a 6ª posição em nossa lista. Sua camisa é respeitada, reverenciada e amada em todo o mundo. Sua torcida é apaixonada e fanática. Impossível não se emocionar quando o Anfield em peso canta a uma só voz You’ll Never Walk Alone.

E não faltam títulos. O Liverpool tem 6 títulos da Champions League, sendo inclusive o atual campeão. Soma ainda 18 campeonatos ingleses. O Liverpool era o maior campeão inglês até a criação da Premier League, mas acabou superado pelo Manchester United, pelo surpreendente fato de não ter vencido nenhuma vez a competição no novo formato, enquanto seu rival ganhou em 13 oportunidades, chegando a um total de 20 títulos ingleses. Mas isso não diminui a grandeza dos Reds.

O Liverpool também cativou torcedores no mundo todo. Possivelmente, a maior torcida inglesa no Brasil é dos Reds. É muito fácil encontrar paginas no Facebook do Brasil com milhares de admiradores do clube, além de fã clubes oficiais espalhados pelo país. Só na pagina de Facebook BrasilLFC, são mais de 35 milhões de seguidores. O fato é que é impossível negar a grandeza desta torcida e deste clube.

A gloriosa camisa do Liverpool foi vestida por gigantes como Michael Owen, Steven Gerrard, Xabi Alonso, Luis Suárez e o galês Ian Rush, maior goleador da historia do clube, com 346 gols marcados com a camisa dos Reds.

Nome: Liverpool Football Club
Fundação: 15/03/1892
Estádio: Anfield
www.liverpoolfc.com

Juventus (ITA)

Juve um clube gigante

A 7ª posição em nossa lista é da “Velha Senhora”, a Juventus. Esse gigante italiano já conquistou todos os títulos europeus possíveis e é também o maior detentor de títulos nacionais da Itália, bem a frente dos demais rivais, com quase o dobro de títulos em relação a Inter e Milan, seus maiores adversários no país.

A Juve conquistou 2 vezes a Champions League e tem 2 títulos mundiais, além de 35 títulos italianos. O clube, no entanto, se viu envolvido em um escândalo de manipulação de resultados onde foi punido e rebaixado para a disputa da Série B na temporada 2006/07, além de ter perdido 2 títulos italianos, das temporadas de 2004/05 e 2005/06. A Juventus então disputou a Serie B e foi campeã, em 2006/07. Atualmente, porém, a Juve é imbatível no seu país, onde venceu os últimos 8 campeonatos italianos de maneira consecutiva.

A torcida da velha senhora sempre foi gigante. Mas a chegada de Cristiano Ronaldo ao clube italiano, fez crescer ainda mais. Só no Brasil, pesquisas indicam que a torcida da Juve cresceu mais de 800% com a contratação do português. Mas ainda falta, no entanto, retomar o caminho das conquistas continentais.

A camisa de La Vecchia Signora foi vestida por gigantes, dos maiores do planeta como Zlatan Ibrahimović, Thierry Henry, Michel Platini, Andrea Pirlo e Roberto Baggio, além é claro do ídolo goleiro Gianluigi Buffon, o segundo a vestir mais vezes esta camisa, atrás apenas de Alessandro Del Piero.

Nome: Juventus Football Club
Fundação: 01/11/1897
Estádio: Allianz Juventus Stadium
www.juventus.com

Boca Juniors (ARG)

Escudo do boca juniors, o maior clube da america latina

Na 8ª posição finalmente chegamos a um clube latino americano. O Boca Juniors conquistou, especialmente a partir do ano 2000, a condição de maior clube das Américas. Entre 2000 e 2007, o clube conquistou 4 Libertadores. Todos na gestão de Mauricio Macri, atual presidente da Argentina.

E somados os títulos anteriores, os Xeneizes tem nada mais e nada menos do que 6 Copas Libertadores, além de 3 mundiais e 33 títulos nacionais. O seu estádio, La Bombonera, é temido e respeitado por todos os clubes do continente, além de ser ponto turístico obrigatório a qualquer visitante que chega a capital Buenos Aires. Um verdadeiro templo do futebol.

Tantos títulos e glórias cativou torcedores em todo o continente e no mundo. E mais ainda na Argentina. Uma pesquisa em 2012 chegou a apontar que 47% dos argentinos torcem para o Boca Juniors. Em termos de proporção, é o time de maior torcida proporcional à população do país, no mundo. A mesma pesquisa indicaria o Benfica em segundo lugar, com 38% da população portuguesa.

A camisa azul e ouro do Boca Juniors foi vestida por um dos maiores da história do futebol, o genial e polêmico Diego Armando Maradona. Outros craques argentinos como Juan Roman Riquelme, Gabriel Batistuta e Carlos Tevez fizeram história com a camisa “bostera”.

Nome: Club Atlético Boca Juniors
Fundação: 03/04/1905
Estádio: La Bombonera
www.bocajuniors.com.ar

River Plate (ARG)

escudo river plate entre os maiores clubes de futebol

Chegando a 9ª posição, seguimos na América Latina e também na Argentina. O River Plate é o maior rival do Boca Juniors e divide com o adversário o orgulho de ser gigante.

Os “Millonários” como são conhecidos, conquistaram a América em 4 oportunidades e o mundo em 1986. Tem ainda 36 títulos nacionais, o que faz do clube o maior campeão da Argentina.

A torcida do River Plate ficou “famosa” no mundo inteiro, mas pelo lado negativo, no episodio ocorrido na final da Libertadores da América, quando apedrejou o ônibus da delegação do Boca Juniors na chegada ao Monumental de Nuñez, o que ocasionou a suspensão do jogo e realização da final da Libertadores em Madrid, na Espanha. Essa fanática torcida, somada a do Boca Juniors, representa 75% da preferencia dos argentinos, o que mostra a grandeza destes dois gigantes em seu país.

A camisa vermelha e branca do River Plate brilhou com craques da história Argentina como Hernan Crespo, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso e Ariel Ortega.

Nome: Club Atlético River Plate
Fundação: 25/05/1901
Estádio: Monumental de Nuñez
www.cariverplate.com.ar

Ajax (NED)

Ajax o maior clube holandes e um dos maiores do mundo

Chegamos na 10ª posição em nossa lista e o elegido foi o Ajax da Holanda. O Ajax é um dos cinco times europeus a conquistar os quatro principais torneios da UEFA, juntamente com Manchester United, Chelsea, Juventus e Bayern de Munique. E é o maior clube da Holanda.

O Ajax soma 4 títulos da Champions League, além de 2 mundiais e 34 títulos do campeonato holandês. O clube viveu sua era de ouro na década de 1970, quando conquistou 3 vezes consecutivas a Champions League. Craques como Johan CruijffPiet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens elevaram o nome do clube e o colocaram entre as maiores forças do planeta.

A torcida do Ajax é fanática e costuma comparecer em peso nos jogos do clube, não apenas dentro do estádio, mas também fora dele. Já foi famosa por sua violência e enfrentamentos com torcidas de outros clubes holandeses e também com os hooligans ingleses. Atualmente, a maioria dos clássicos no país é jogado com torcida única.

Além dos já citados craques da década de 70, outros grandes nomes do futebol passaram pelo Ajax, entre eles Marco Van Basten, Michael Laudrup, Patrick Kluivert e Zlatan Ibrahimovic, além é claro do histórico goleiro Van der Sar.

Nome: Amsterdamsche Football Club Ajax
Fundação: 18/03/1900
Estádio: Amsterdam Arena
english.ajax.nl

Compartilhe: