Ah, os clássicos. O que seria do futebol sem eles? Os clássicos nascem de rivalidades regionais, construídas não de um dia para o outro, mas sim ao longo de décadas e muitos deles há mais de um século. E o futebol sul-americano é repleto deles. Por isso, dizer quais são os maiores clássicos do futebol sul-americano não é uma tarefa fácil. Pois para cada torcedor, o seu clássico regional é e sempre será o mais importante. Como convencer o torcedor do Fortaleza de que o Clássico Rei, entre Ceará x Fortaleza, não é o maior do continente? Como explicar a um torcedor do Avaí, que Figueirense x Avaí não é um dos maiores clássicos do nosso futebol?

A grandeza de um clássico é medida pela paixão da sua torcida. E como se mede a paixão? Qual a medida da paixão do torcedor do Treze da Paraíba, no clássico contra seu maior rival, o Campinense? Como dizer que a paixão de um torcedor do Boca Juniors, em um Boca x River é maior que a do torcedor do Bolívar, no clássico frente ao The Strongest?

Enfim, fica evidente que nenhuma lista dos principais clássicos do futebol será completa ou justa. Nenhuma lista, por mais critérios que adote, pode trazer uma verdade incontestável, porque o futebol é paixão, e a paixão é que constrói os grandes clássicos do nosso futebol.

O Leitura de Jogo traz uma relação de 12 clássicos sul-americanos que não podem ser ignorados em nenhuma lista e que fazem estremecer qualquer território onde seja estabelecido o duelo.

Boca Juniors x River Plate (Argentina)

Chamado pelos argentinos de Superclássico, o confronto entre Boca Juniors e River Plate é considerado por muitos, não apenas o maior da América, mas sim como o maior do planeta. Esse histórico clássico do nosso futebol decidiu até uma Copa Libertadores da América.

Maior goleada: a maior goleada da história do clássico aconteceu em 2015, na Bombonera, vitória do Boca Juniors pelo placar de 5 x 0.

Maior vencedor: até Dezembro/2018, o Boca Juniors é o maior vencedor da história do superclássico com 134 vitorias contra 123 do River Plate.

Nacional x Penãrol (Uruguai)

O maior clássico do futebol uruguaio e uma das maiores rivalidades do nosso continente, o clássico entre Nacional x Peñarol soma nada mais e nada menos que 8 libertadores da américa.

Maior goleada: a maior goleada é a favor do Nacional, que venceu o Peñarol pelo placar de 6 x 0 no dia 14/12/1941.

Maior vencedor: até Dezembro/2018, o Peñarol é o maior vencedor do clássico com 184 vitórias contra 174 do seu rival Nacional.

Palmeiras x Corinthians (Brasil)

Sem dúvida o maior clássico do estado de São Paulo e possivelmente, o maior clássico do futebol do Brasil, Palmeiras e Corinthians são também os times mais tradicionais da capital paulista.

Maior goleada: a maior goleada da história desse clássico aconteceu no dia 05 de Novembro de 1933, quando o Palmeiras goleou o Corinthians pelo placar de 8 x 0.

Maior vencedor: muito equilíbrio no clássico, até Fevereiro/2019 o Palmeiras tem 127 vitórias no clássico contra 127 do seu rival Corinthians. Importante salientar que o Palmeiras considera números diferentes em seus registros: Pelo retrospecto calculado pelo Palmeiras, 131 vitórias alviverdes e 129 alvinegras. A divergência se dá por partidas realizadas com tempo menor a 90 minutos, contabilizadas pelo Palmeiras e não contabilizadas pelo Corinthians.

Grêmio x Internacional (Brasil)

O Grenal é o maior clássico do sul do país e sua rivalidade transcende as fronteiras. A rivalidade grenal divide o estado do Rio Grande do Sul e é a fonte da grandeza de ambos os clubes.

Maior goleada: a maior goleada já registrada em grenal aconteceu justamente no primeiro clássico, disputado em 18 de julho de 1909, quando o Grêmio, fundado 6 anos antes, aplicou 10 x 0 naquele que se tornaria seu maior rival.

Maior vencedor: até Dezembro/2018, o Internacional é o maior vencedor da história do clássico com 156 vitórias coloradas contra 130 vitórias do tricolor.

Racing x Independiente (Argentina)

O histórico clássico do bairro Avellaneda em Buenos Aires, Racing e Independiente além de rivais, são vizinhos. Seus estádios ficam a apenas 350 metros de distância entre um e outro.

Maior goleada: a maior goleada da história desse clássico pertence ao Independiente que venceu seu arquirrival pelo marcador de 7 x 0 pelo campeonato argentino em 1940.

Maior vencedor: o Independiente é o maior vencedor da história do clássico com significativa vantagem sobre o rival.

Millonários x Santa Fé (Colômbia)

Millonarios e Santa Fé representam o maior clássico da Colômbia. Os dois clubes mandam seus jogos no mesmo estádio, o El Campin em Bogotá e a rivalidade se assemelha ao clássico grenal por dividir vermelhos e azuis.

Maior goleada: a maior diferença de gols registrada no clássico aconteceu duas vezes a favor dos Millonarios, pelo marcador de 6 x 0. Os jogos aconteceram em 29 de junho de 1952 e em 29 de agosto de 1954.

Maior vencedor: até dezembro/2018, o Millonarios acumula ampla vantagem sobre a equipe do Santa Fé com 120 vitórias dos azuis versus 86 vitórias dos vermelhos de Santa Fé.

Universidad de Chile x Colo Colo (Chile)

O grande clássico chileno é o confronto entre Universidad de Chile e Colo Colo, visto que os dois clubes são os maiores campeões nacionais e também os mais populares em seu país.

Maior goleada: a maior goleada na história desse clássico aconteceu logo no primeiro confronto, no dia 07 de Agosto de 1938, quando o Colo Colo venceu seu rival pelo placar de 6 x 0.

Maior vencedor: o Colo Colo tem ampla vantagem com seu rival, com 104 vitórias no clássico contra 62 da Universidad de Chile.

Flamengo x Fluminense (Brasil)

O tradicional Fla-Flu não poderia estar de fora de nossa lista. A esse clássico, é atribuído o recorde mundial de público em uma partida entre clubes. Em 1963, 194.603 torcedores assistiram a final do campeonato carioca do mesmo ano, no maracanã, jogo que terminou 0 x 0 e com o título nas mãos do Flamengo.

Maior goleada: a maior goleada já registrada nesse clássico, aconteceu em 10 de junho de 1945, pelo Torneio Municipal, com vitória do Flamengo por 7 a 0.

Maior vencedor: embora o Fluminense discorde de 10 partidas entre 1918 e 1965, os números oficiais até deembro/2018 trazem 151 vitórias do Flamengo contra 130 vitorias do Fluminense.

Barcelona de Guayaquil x Emelec (Equador)

O grande clássico equatoriano é o enfrentamento de Barcelona e Emelec, ambos da cidade de Guayaquil, no Equador. Conhecido como o Derby do Estaleiro, ambos os clubes foram fundados no mesmo bairro de Guayaquil, o bairro Del Astillero. Os toreros como é conhecido o Barcelona é o maior campeão nacional equatoriano e os elétricos do Emelec, o segundo clube com mais títulos nacionais.

Maior goleada: a maior goleada da história deste clássico aconteceu dia 02 de setembro de 1990, pelo campeonato equatoriano, com vitória do Emelec pelo marcador de 6 x 0.

Maior vencedor: até Dezembro/2018, o Barcelona tem o maior número de vitórias no clássico do estaleiro, com 101 vitórias contra 89 dos elétricos.

Cruzeiro x Atlético MG (Brasil)

O maior clássico de MG é o confronto entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, os maiores clubes da cidade de Belo Horizonte.

Maior goleada: a maior goleada da história do clássico aconteceu no dia 27 de novembro de 1927 e teve vitória do Galo pelo placar de 9 x 2 contra o Palestra Itália, nome do Cruzeiro até então.

Maior vencedor: até dezembro/2018, o maior vencedor da história do clássico mineiro é o Atlético que venceu em 205 oportunidades contra 168 do Cruzeiro.

Bolivar x The Strongest (Bolivia)

Na Bolívia, o maior clássico do país é sem duvida o jogo entre Bolívar e The Strongest, que reúne equipes centenárias da cidade de La Paz. O The Strongest é o clube mais antigo do país e juntamente com o Bolívar formam as maiores torcidas da Bolívia.

Maior goleada: A maior goleada da história do clássico aconteceu no dia 9 de Dezembro de 2004, quando o The Strongest venceu seru arquirrival pelo placar de 7 x 0.

Maior vencedor: até Dezembro/2018, o Bolívar é o time mais vitorioso no clássico boliviano.

Flamengo x Vasco (Brasil)

Clássico dos milhões é como é conhecido o confronto entre Flamengo e Vasco. Isso deve-se ao fato de que a soma das duas torcidas faz deste clássico, o maior do país em quantidade de torcedores.

Maior goleada: a maior goleada deste clássico foi aplicada pelo Vasco da Gama, que venceu o Flamengo pelo placar de 7 x 0 em 26 de Abril de 1931.

Maior vencedor: o maior vencedor da história do confronto é o Flamengo que até dezembro/2018 registra 150 vitórias contra 137 do Vasco.