Dia 17 de Setembro começa a fase de Grupos da Champions League e o Leitura de Jogo mais uma vez se faz presente com o Guia da Champions League 2019/2020 contendo informações sobre os grupos, as expectativas e o momento de cada clube da competição mais importante da Europa.

Os melhores e maiores clubes da Europa estarão se enfrentando em busca de um lugar nas fases decisivas, os confrontos mata-mata.

Depois de 5 anos de predomínio espanhol absoluto, sobretudo do Real Madrid, que venceu 4 destas 5 edições, tivemos uma final com 2 clubes ingleses na última edição: Liverpool x Tottenham.

O que esperar para essa edição? Será possível ter um “novo” campeão da Champions como o Manchester City ou o PSG, clubes que jamais venceram a competição? Voltará a hegemonia espanhola, com o Real Madrid ou mesmo com o Barcelona? Teremos resultados surpreendentes como a virada do Ajax sobre a Juventus em Turim, ou como a goleada do Liverpool por 4 x 0 sobre o Barcelona na edição anterior?

Certamente sim. O difícil é prever onde e quando.

Clubes participantes da Champions League 2019

São 32 clubes de 16 países europeus que estarão buscando o lugar mais alto do continente. Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha chegam com 4 clubes cada um. A França chega com 3. Russia e Bélgica tem 2 clubes na Champions. Portugal, Ucrânia, Turquia, Áustria, Grécia, República Tcheca, Holanda, Croácia e Servia chegam com 1 representante.

Veja a lista completa de clubes participantes, agrupados por país:

PaísClubes
EspanhaBarcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e Valência
InglaterraLiverpool, Chelsea, Manchester City e Tottenham Hotspurs
ItáliaJuventus, Napoli, Internazionale e Atalanta
AlemanhaBayern München, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e RB Leipzig
FrançaPSG, Lyon e LOSC Lille
RússiaZenit e Lokomotiv Moskva
PortugalBenfica
UcraniaShakhtar Donetsk
BélgicaClub Brugge e Genk
TurquiaGalatasaray
AústriaSalzburg
GréciaOlympiacos
República TchecaSlavia Praha
HolandaAjax
CroáciaGNK Dinamo
ServiaCrvena zvezda

Regulamento e cruzamentos da Champions League

Embora a fase de grupos comece apenas agora, no dia 17 de Setembro, a Champions League 2019/20 já começou a bastante tempo. Mais precisamente, no dia 25 de Junho, apenas 24 dias após a final da edição 2018/19, quando o Liverpool sagrou-se campeão. A competição começou com jogos play offs classificatórios.

Das 32 equipes que conformam a fase de grupos, 26 delas vem diretamente a essa fase e somam-se a outras 6 equipes que disputaram os jogos play offs.

Já chegando a fase de grupos, o regulamento é bastante simples: as 32 equipes são divididas em 8 grupos de 4 equipes cada um, onde os 2 primeiros colocados classificam-se para a seguinte fase, enquanto que o terceiro colocado de cada chave garante uma vaga nos play offs da UEFA Europa League.

A partir de então, todas as fases são em confrontos “mata-mata”, ou seja, jogos de ida e volta entre duas equipes, onde apenas uma das equipes segue em frente.

Aqui é importante esclarecer que a Champions League utiliza o chamado critério de “gol qualificado” para quando ocorra empate em pontos e em saldo de gols. Ou seja, se predomina o empate nos pontos obtidos e no saldo de gols, o seguinte critério de desempate é a favor da equipe que mais gols marcou em campo adversário. Persistindo o empate, o segundo jogo terá tempo extra ou prorrogação, seguido das penalidades máximas, caso ainda persista o empate.

Uma questão polêmica, mas que ainda perdura na Champions League, é o fato de que durante a prorrogação, o critério de “gol qualificado” segue válido. Ou seja, se o placar da prorrogação terminar 1 x 1, a equipe visitante ficará com a vaga e não serão realizadas as cobranças de penalidades para definir o vencedor, mesmo com o empate.

Os confrontos das oitavas, quartas e semi-final são definidos através de sorteio, em dois momentos, nas seguintes datas:

16 de Dezembro de 2019 – sorteio dos confrontos de oitavas de final, em Nyon, na Suíça.
20 de Março de 2020 – sorteio das quartas de final e das semifinais, também em Nyon, na Suíça.

A final da Champions League 2019/2020 é realizada em jogo único, e nesta edição, será em Istambul, na Turquia, no estádio Olímpico Atatürk, no dia 30 de Maio de 2020.

Calendário da Champions League 2019/20

A Champions League começa a sua fase de grupos no próximo dia 17 de Setembro e terminará no dia 30 de maio de 2020, no grande jogo decisivo, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Veja abaixo o calendário completo de cada fase da Champions League:

Fase de grupos

1.ª rodada: 17 e 18 de setembro
2.ª rodada: 01 e 02 de outubro
3.ª rodada: 22 e 23 de outubro
4.ª rodada: 05 e 06 de novembro
5.ª rodada: 26 e 27 de novembro
6.ª rodada: 10 e 11 de dezembro

Oitavas de Final

Jogos de ida: 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2020
Jogos de volta: 10, 11, 17 e 18 de março

Quartas de Final

Jogos de ida: 7 e 8 de abril
Jogos de volta: 14 e 15 de abril

Semifinais

Jogos de Ida: 28 e 29 de abril
Jogos de Volta: 5 e 6 de maio

Final

30 de maio, Estádio Olímpico Atatürk (Istambul, Turquia)

Análise dos Grupos da Champions League 2019/20

Chegou o grande momento. Os grupos estão definidos, a sorte foi lançada. Qual o grupo da morte? Quem são os favoritos? Quem se deu mal ou bem no sorteio dos grupos? Vamos analisar grupo a grupo e ver o que podemos esperar das equipes.

GRUPO A

Não é necessário ser um grande conhecedor de futebol para saber que claramente há duas equipes favoritas nesse grupo: PSG e Real Madrid.

escudos times grupo A champions 2019

Paris Saint Germain (FRA)

A primeira grande questão desse grupo se chama Neymar. Não se sabe o que esperar do craque brasileiro, que viu frustrada sua transferência para Barcelona ou Real Madrid. O jogador ficará pelo menos mais uma temporada no clube francês, mas não se sabe ao certo qual será a reação do torcedor do PSG e do próprio Neymar dentro de campo. Vale lembrar no entanto que o PSG não é só Neymar. O clube francês tem no elenco craques como os atacantes Kylian Mbappé e Edinson Cavani, a dupla de zaga da seleção brasileira Thiago Silva e Marquinhos, além do meia Draxler. O PSG jamais conquistou a Champions League e obviamente sonha com a conquista do título.

Real Madrid (ESP)

Nesse grupo, ainda encontramos um Real Madrid ferido, não apenas pela prematura eliminação nas oitavas de final da última edição da Champions League, quando perdeu em casa por 4 x 1 para o Ajax, mas também pelo fracasso no campeonato espanhol onde terminou na 3a posição. Os fracassos terminaram com a demissão do técnico Santiago Solari e o retorno do ídolo Zinedine Zidane que tem a missão de recuperar, não apenas a confiança do elenco, mas principalmente, o bom futebol. Para isso, o principal reforço do clube na temporada é Eden Hazard, ex-Chelsea, que deverá ser a peça chave do processo de reconstrução merengue. Destaque também para as presenças dos brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo no elenco, e a expectativa de como e em que momento serão utilizados por Zidane.

Club Brugge (BEL)

O Clube Brugge, de Bruxelas, é o único clube belga a chegar a duas finais de competições europeias: a UEFA Europe League em 1975/76 e a Champions League 1977/78. Nas duas oportunidades acabou perdendo e ambas para o Liverpool. O Brugge é um dos clubes mais antigos da Europa, fundado em 1981. O time é treinado pelo belga Philippe Clement, ex-jogador e ídolo do próprio clube no qual jogou durante 10 anos. O meio campista holandes Ruud Vormer é o destaque do time e a tendência é que o Brugge brigue com o Galatasaray pela terceira posição no grupo.

Galatasaray (TUR)

O Galatasaray tem velhos conhecidos do futebol sul americano como o colombiano Radamel Falcão, destaque do time, e o goleiro uruguaio Muslera. Foi campeão da UEFA Europe League na temporada 1999/00, o título mais importante da sua história (com o brasileiro Taffarel no gol) e muito provavelmente vai brigar pela terceira posição no grupo, a menos que consiga fazer do seu fator local um problema para PSG e Real Madrid e desbancar um dos dois gigantes para ficar com uma das vagas nas oitavas de final.

GRUPO B

No Grupo B também encontramos dois claros favoritos as duas vagas nas fases de mata-mata: o poderoso Bayern, maior clube da Alemanha e um dos maiores da Europa e o Tottenham, vice-campeão da última edição da competição.

escudos times grupo B champions 2019

Bayern (GER)

O clube alemão já conquistou a Champions League em 5 oportunidades e a última foi em 2012/13, quando fez a grande final contra seu arquirrival Borussia Dortmund. Os Bávaros também estão em fase de reconstrução pois já não contam com Franck Ribéry, Robben, Rafinha e Hummels. Mas o clube foi ao mercado, reforçou-se e a principal contratação foi o brasileiro Philippe Coutinho, emprestado pelo Barcelona. O clube alemão tem o claro objetivo de brigar pelo título da competição, visto que já não tem adversários em seu próprio país, onde ganhou os últimos 7 campeonatos nacionais.

Tottenham (ENG)

Já o Tottenham chegou muito perto do troféu na edição anterior, mas acabou perdendo a grande final frente o Liverpool. Mauricio Pochettino está a frente da equipe desde 2014, e tem conseguido fazer o clube brigar de igual para igual com outros grandes do da Europa. Mas falta um título que consolide o brilhante trabalho. O clube está cansado de bater na trave. A façanha de chegar a final, no entanto, é algo difícil de repetir. Ser campeão então, um sonho que parece algo distante.

Olympiacos (GRE)

O Olympiacos é o clube grego com mais participações em Champions League, com 32 no total. A tendência é o clube brigar com o Estrela Vermelha por vaga na UEFA Europa League. Treinado desde julho de 2018 pelo português Pedro Martins, que tem passagem por clubes medianos de Portugal como o Rio Ave, Marítimo e Vitória de Guimarães, o clube jamais avançou além das oitavas de final da Champions League e com Tottenham e Bayern no grupo, será uma façanha se chegar a essa fase da competição.

Crvena zvezda (SRB)

O Crvena zvezda, ou melhor dizendo, o Estrela Vermelha é o maior clube da Sérvia e já foi campeão da Champions League na edição 1990/91. Mas disputar o título é algo bem distante da realidade do clube atualmente. Muito possivelmente, os servos vão brigar com os gregos por uma vaga na UEFA Europe League.

GRUPO C

O Grupo C tem um claro favorito que é o Manchester City. A segunda vaga tem o Shaktar Donetsk como maior candidato, mas Atalanta e Dinamo Zagreb esperam dar trabalho e também sonham com a vaga.

escudos times grupo C champions 2019

Manchester City (ENG)

O Manchester City sonha com um título que nunca conquistou: a Champions League. Na edição anterior, ganhar a maior competição europeia era o objetivo principal do comandante Guardiola, mas acabou surpreendido pelo conterrâneo Tottenham e foi eliminado nas quartas de final da competição. Para essa temporada, não há dúvidas que o City vem forte e quer ser campeão. Em relação ao elenco da edição anterior, os citizens perderam Vincent Kompany, que foi para o Anderlecht, como treinador-jogador, além de Fabian Delph que foi ao Everton, e o brasileiro Danilo, transferido para a Juventus. Por outro lado, trouxe o zagueiro Angeliño, do PSV, o lateral João Cancelo, da Juventus e o atacante Rodri do Atlético de Madrid.

Shakhtar Donetsk (UKR)

O Shaktar Donetsk tem sido um frequente adversário de Guardiola ultimamente e novamente terá o treinador espanhol pela frente. Embora Guardiola tenha vencido 7 vezes, contra um empate e 2 derrotas, o time da Ucrânia sempre dá trabalho ao treinador, que tem admiração profunda (e declarada) pelo Shaktar e pelo futebol jogado. O clube sempre é repleto de jogadores brasileiros e tem mais que um time inteiro no elenco, com 12 no momento.

Atalanta (ITA)

O Atalanta jogará a Champions League pela primeira vez em sua história, depois de ficar na 3a posição no campeonato italiano, também a melhor já conseguida até hoje. O clube vem com desde 2016/17 com uma boa sequencia de participações, tanto na Itália como fora dela, sempre sob o comando do treinador Gian Piero Gasperini. O time conta com a dupla de ataque da seleção colombiana, Luis Muriel e Duvan Zapata, além do argentino Papú Gomez, que eventualmente aparece nas listas da seleção argentina. Pode dar dor de cabeça no grupo.

Dinamo Zagreb (CRO)

O Dinamo de Zagreb é a zebra do grupo. O clube Croata chega pela 6a vez na fase de grupos da Champions League, mas jamais avançou as oitavas de final. Teve no entanto, um sorteio “amigo” e ao estar em um grupo mais “modesto” pode tentar dar algum trabalho aos adversários. Embora, seja pouco provável sua classificação.

GRUPO D

No Grupo D, se não houver surpresas, a Juventus e o Atlético Madrid devem ficar com suas vagas nas oitavas de final da competição, enquanto que Bayer Leverkusen e Lokomotiv Moskva brigam pela terceira posição do grupo.

escudos times grupo D champions 2019

Juventus (ITA)

A Juventus vai disputar sua segunda Champions com Cristiano Ronaldo a frente do ataque. O time de Turim foi surpreendido pelo Ajax na edição passada e acabou eliminado nas quartas de final, ao tomar uma virada, em casa para o time holandês, que venceu 2 x 1 e ficou com a vaga. Além de CR7, o elenco da Juventus é recheado de estrelas como os argentinos Higuain e Dybala, o brasileiro Douglas Costa, o alemão Khedira, o francês Matuidi e o colombiano Cuadrado. Os reforços da “velha senhora” para esta edição da Champions League são o meia gales Aaron Ramsey (ex-Arsenal), o meia francês Adrien Rabiot (ex-PSG), o brasileiro Danilo (ex-Manchester City) e o retorno do eterno ídolo Gianluigi Buffon, goleiro de 41 anos, que jogou uma temporada pelo PSG.

Atlético Madrid (ESP)

O Atlético Madrid foi justamente eliminado pela Juventus nas oitavas de final da edição 2018/19 da Champions League. Venceu o jogo de ida por 2 x 0 mas acabou perdendo 3 x 0 na Itália e ficou de fora. Para essa temporada, o time foi ao mercado e trouxe o novo “Cristiano Ronaldo”, o português João Felix, de apenas 19 anos, que estava no Benfica. O jovem é a quarta contratação mais cara da história do futebol. O lateral esquerdo brasileiro Renan Lodi foi contratado para substituir Filipe Luis e já ganha destaque no bom início do time na La Liga. Vale lembrar também, que o Atlético Madrid tem Diego Simeone como seu treinador desde dezembro de 2011. Sob o comando do argentino, o clube espanhol já venceu duas vezes a UEFA Europe League, teve um título espanhol, uma Copa del Rey, duas Supercopas da Europa e uma Supercopa da Espanha. Também foi vice campeão da Champions na temporada 2015/16. Tudo isso credencia o Atlético de Madrid como candidato a avançar para a fase de oitavas.

Bayern Leverkusen (GER)

O Bayer Leverkusen tem no seu currículo um vice campeonato de Champions League, em 2001/02 quando perdeu para o Real Madrid na final, e um título da UEFA Europa League, no ano de 1988. Conta com vários talentos individuais, mas tem desempenho irregular. Conhecidos nossos, o chileno Aranguiz (ex-Internacional) e o lateral brasileiro Wendell (ex-Grêmio) fazem companhia aos alemães do ataque, Karim Bellarabi e Kevin Volland e ao jamaicano Leon Bailey. É favorito para a terceira posição da chave.

Lokomotiv Moskva (RUS)

O Lokomotiv Moskva corre por fora e entra como zebra, pensando apenas em brigar pela terceira posição da chave. O clube russo conta com 2 brasileiros no time titular: o goleiro Guilherme (ex CAP) e o zagueiro Murilo (ex-Cruzeiro). Conta ainda com o já veterano peruano Farfán e é comandado pelo russo Yuri Pávlovich Siomin desde 2016. Sua melhor participação até hoje em Champions League foi chegar a fase de oitavas de final, em duas oportunidades, a mais recente na temporada 2003/04.

GRUPO E

O atual campeão da Champions League, o Liverpool, é o grande favorito a primeira colocação no Grupo E, que deve contar com uma boa disputa pela segunda vaga.

escudos times grupo E champions 2019

Liverpool (ENG)

O Liverpool é comandado desde 2016 por Jurgen Klopp, que tem feito grande trabalho a frente do clube inglês. Seu elenco estrelado tem como espinha dorsal do time o brasileiro Alisson no gol, o zagueiro holandês Virgil van Dijk, talvez o melhor do mundo, o volante Fabinho, também brasileiro, e o trio de monstros, Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino compondo o ataque. Muito favorito para a primeira posição do grupo.

Napoli (ITA)

O Napoli se reforçou para a disputa da Champions, especialmente na defesa e com algumas peças do meio para frente. É o maior candidato a ficar com a segunda vaga do grupo. Na edição anterior da Champions, o clube italiano também ficou na mesma chave do Liverpool, mas tinha a companhia de outro gigante, o PSG e acabou ficando com a terceira posição. Agora deve brigar com muita força pela segunda vaga. Tem a Carlo Ancelotti no comando do time, que já foi duas vezes campeão europeu pelo Milan.

Salzburg (AUT)

Red Bull Salzburg é um clube austríaco acostumado a formar jogadores e cede-los especialmente ao RB Lepzig da Alemanha, em virtude da aquisição do clube pela Red Bull. Essa é apenas a sua segunda participação na fase de grupos da Champions League em toda a sua história. É favorito para a terceira vaga, mas nada impede que brigue com o Napoli pela segunda posição.

Genk (BEL)

O belga Genk é a zebra do grupo. Atual campeão da Bélgica, o clube chega pela terceira vez em sua história a fase de grupos da Champions League, onde jamais obteve vaga nas oitavas. O destaque do time é o meio campista norueguês Sander Berge. Se conquistar a terceira posição da chave e uma vaga na UEFA Europa League, já será considerado um grande feito pelo clube.

GRUPO F

O Grupo F é o principal candidato a ser considerado como o grupo da morte. Com 3 clubes que já foram campeões da Champions League, o modesto Slavia Praha deve apenas fazer turismo na competição.

escudos times grupo F champions 2019

Barcelona (ESP)

O Barcelona como sempre é favorito para a primeira posição do grupo. O clube catalão já venceu 5 vezes a competição e na temporada anterior, caiu na semifinal em uma surpreendente derrota por 4 x 0 diante do Liverpool, depois de ter vencido o jogo de ida por 3 x 0. O time de Ernesto Valverde com todas suas estrelas – Lionel Messi, Luiz Suárez, Ter Setegen e Arthur – quer e muito o título da competição. A grande novidade na equipe é o atacante Griezmann, ex-Atlético de Madrid, que jogará sua primeira Champions pelo clube catalão. Sua vinda terminou com a saída de Philipe Coutinho, que foi para o Bayern.

Borussia Dortmund (GER)

O Borussia Dortmund foi campeão da Champions League na temporada 1996/97. Na última edição, caiu nas oitavas de final diante do Tottenham que foi um dos finalistas. O time do Echte Liebe – amor verdadeiro – reforçou-se para essa temporada, com os zagueiros Hummels, do Bayern de Munich e Nico Schulz do Hoffenheim, o meia Julian Brandt do Bayer Leverkusen, e os atacantes Thorgan Hazard, do Borussia Mönchengladbach e Paco Alcácer, do Barcelona. Com isso, o treinador suiço Lucien Favre espera poder levar o clube mais longe na competição.

Internazionale (ITA)

A Internazionale de Milão é tricampeã da Champions League e sonha em voltar a ser grande. Para essa temporada, o clube italiano trouxe Antonio Conte (ex-Chelesa) para comandar a equipe. Repetir a façanha de Zanetti, Lucio, Samuel Etoo e Diego Milito conquistando a Champions é algo pouco provável, mas a expectativa é de que o clube italiano ao menos faça uma boa disputa e chegue nos jogos mata-mata. Para isso, os reforços vieram: Diego Godín (ex-Atlético Madrid), Romelu Lukaku (ex-Manchester United), Alexis Sánchez (outro ex-Manchester United) e Nicolò Barella (ex-Cagliari) foram os principais reforços do clube italiano.

Slavia Praha (CZE)

Já o Slavia Praha da República Tcheca não poderia ter tido mais azar. Só a reação do representante do clube ao perceber sua chave no sorteio já diz tudo.

Esta é apenas a segunda vez que o clube chega a fase de grupos da Champios League e sua chave não poderia ser pior. É muito provável que o clube tcheco apenas faça turismo na competição. O Slavia sabe que o que conseguir levar deste grupo, diferente a 6 derrotas, será lucro. O destaque do time é o meio campista tcheco Tomáš Souček e treinado pelo também tcheco, Jindřich Trpišovský

GRUPO G

O Grupo G é o grupo que todos queriam estar. Na véspera do sorteio da fase de grupos da Champions League, o Zenit da Russia estava surpreendentemente no pote 1 entre os gigantes europeus. E o clube decidiu com bom humor, alterar sua biografia do Twitter para “o clube que todos querem no sorteio da liga dos campeões”. O grupo pode ser, talvez, o mais equilibrado de toda a fase de grupos.

escudos times grupo G champions 2019

Zenit (RUS)

O Zenit é o atual campeão russo e ficou no pote 1 por causa do sistema adotado pela Uefa desde a temporada 2015/2016, que determina que além dos campeões da Champions e da UEFA Europa League da temporada anterior, os outros cabeças de chave sejam os campeões das 6 federações melhor ranqueadas na UEFA, onde a federação Russa ficou na 6a posição. Por isso o Zenit terminou cabeça de chave. O clube russo é comandado pelo também russo Serguéi Semak, tem bom elenco e vem se reforçando. O brasileiro Malcom, ex-Corinthians foi contratado e irá disputar a Champions League pelo clube russo.

Benfica (POR)

O Benfica é o maior e mais tradicional clube deste grupo. O clube é bicampeão da Champions League e tem mais 4 vice campeonatos no seu currículo. Mas nas últimas 10 participações na competição, o mais longe que chegou foi a na fase de quartas de final em duas oportunidades. Agora sem o seu artilheiro, o brasileiro Jonas (ex-Grêmio, Santos e Guarani) que se aposentou em julho deste ano, o clube português conta com o suíço Haris Seferović a frente do ataque. O Grupo G lhe dá plenas condições de classificação, sendo o favorito a primeira colocação na chave.

Lyon (FRA)

O Lyon em sua melhor participação em uma Champions League chegou nas semifinais, na temporada 2009/10, mas acabou eliminado pelo Bayern de Munich. O clube atualmente é treinado pelo brasileiro Sylvinho e tem Juninho Pernambucano de volta ao clube, agora como Diretor de Futebol. O clube conta ainda com 5 jogadores brasileiros no elenco. Mas o destaque do time é o atacante francês Moussa Dembélé. As ambições na competição cresceram, depois do sorteio, visto que não é impossível sonhar com uma classificação nas oitavas de final da competição.

Leipzig (GER)

O RB Leipzig é um clube novo, fundado apenas em 2009 pela empresa de bebidas Red Bull. Esta é portanto, sua segunda participação na Champions League, onde na primeira, em 2017/18, o clube ficou na 3a colocação e entrou nos play offs da UEFA Europa League. O destaque do time, é o atacante alemão Timo Werner. Da mesma forma que o Lyon, o clube alemão já sonha com uma classificação nas oitavas, visto que o sorteio o livrou dos gigantes do futebol europeu.

GRUPO H

O Grupo H pode ser chamado de grupo da reconstrução, onde em teoria (e apenas na teoria), Chelsea e o Ajax são os favoritos para classificação. Mas isso só na teoria, pois ambas equipes se encontram em um momento de reconstrução.

escudos times grupo H champions 2019

Chelsea (ENG)

No Chelsea, encontramos um Lampard iniciando trabalhos e com a punição dada pela FIFA, que impede o  clube de contratar jogadores até junho de 2020, o clube precisa se defender com o que tem dentro de casa. E Frank Lampard, que se consagrou como jogador vestindo a camisa do clube, será o comandante responsável pela reconstrução do Chelsea. O clube perdeu seu principal jogador, Eden Hazard que foi para o Real Madrid, alem do zagueiro David Luiz, que foi ao Arsenal. O destaque do time é o meia francês N’Golo Kanté. Não podemos esquecer, no entanto, que o Chelsea já foi campeão da Champions League, na temporada 2011/12 e foi finalista em 2007/08, quando perdeu para o Manchester United, nas cobranças de penalidades.

Ajax (NED)

O Ajax perdeu peças em relação ao time que eliminou o Real Madrid, especialmente na defesa e no meio campo. As principais perdas são o zagueiro Matthijs de Ligt, que foi para a Juventus e o meia Frenkie de Jong, que foi para o Barcelona. É portanto, um recomeço, um novo time, que ainda se desconhece o verdadeiro potencial. Vale lembrar que o Ajax é nada mais e nada menos que tetracampeão da Champions League, além de 2 vice-campeonatos. Os destaques do time são o brasileiro David Neres e o servio Dušan Tadić. O time é treinado pelo holandês Erik ten Hag, que está a frente do clube desde 2017.

Valencia (ESP)

O Valência é um clube espanhol que briga com o Athletic Bilbao para ser a quarta potencia do país. O clube foi dois anos seguidos, vice-campeão da Champions League, em 2000 e 2001, quando perdeu para o Real Madrid e para o Bayern, respectivamente. Mas ganhou a UEFA Europa League em 2004. O clube é treinado pelo espanhol Marcelino García Toral, que dirigiu o clube entre 2013 e 2016 e voltou a assumir o clube em 2017, sete meses depois de ter sido dispensado. No elenco está o brasileiro Gabriel Paulista, ex-Vitória, o zagueiro argentino Ezequiel Garay e o atacante frances, Kevin Gameiro.

LOSC (FRA)

Fechando o grupo, encontramos o Lille Olympique, da França. A participação mais importante do clube na Champions League foi na temporada 2006/07, quando o clube chegou na fase de oitavas da competição, mas terminou eliminado pelo Manchester United. O time é comandado pelo francês Christophe Galtier desde 2018, conta com 4 jogadores brasileiros no elenco, com destaque para o meia Thiago Maia, ex-Santos. A ambição do clube é garantir pelo menos a vaga na UEFA Europa League, com a 3a posição da chave.

Tabela de Jogos da Champions League 2019/20

Para acompanhar o calendário de jogos, tabela de classificação, artilheiros e receber alertas de jogos e gols sempre recomendamos o aplicativo do resultados.com.

tabela e calendario da champions league 2019
(clique na imagem para acessar a tabela)

Download Android
Download iOS

Também é possível acompanhar diretamente na página oficial da UEFA, no seguinte link:

https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/matches/#/md/33937

Utilização do VAR na Champions League

O VAR começou a ser utilizado já nas oitavas de final da Champions League da edição anterior.

Para esta edição, o VAR começou a ser usado já nos jogos classificatórios play offs em Agosto e será usado em todas as fases da competição, incluindo a fase de grupos.

Cobertura e transmissão de TV da Champions League

Televisão

Para quem gosta de acompanhar os jogos na televisão, saiba quem tem os direitos de transmissão no Brasil e na América Latina:

Brasil: se você está no Brasil, os direitos de transmissão da Champions League são da Turner, ou seja, Esporte Interativo e canal TNT. Os canais da Turner podem transmitir 3 ou 4 jogos cada terça-feira e outros 3 ou 4 jogos cada quarta-feira. Lembrando que os canais Esporte Interativo e TNT são pagos, você deve adquiri-los junto a sua operadora de TV.

América Latina: a ESPN Latino-America e a Fox Sports Latino-America tem os direitos de transmissão para 4 jogos nas terças-feiras e mais 4 jogos nas quartas-feiras. Lembrando que os a ESPN e a Fox Sports são canais pagos, você deve adquiri-los junto a sua operadora de TV.

Internet

Para a internet, a opção legal de assistir os jogos é o Facebook, que novamente terá uma ampla cobertura da competição.

Facebook – transmissão livre e gratuita no Brasil de 3 a 4 jogos nas terças-feiras e mais 3 a 4 jogos nas quartas-feiras. Para o restante dos países da América Latina, no entanto, não há transmissão de jogos nas terças-feiras e somente 1 jogo será transmitido nas quartas feiras.

Assista os jogos no Facebook

Outras opções para acompanhar a Champions League

Recomendamos sempre acompanhar o portal de noticias oficial da UEFA, no seu site: https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/

Aqui no Leitura de Jogo você encontra a cobertura e análise de cada uma das fases da competição.

Compartilhe: