Início » Futebol Uruguaio » Como funciona o futebol uruguaio

Como funciona o futebol uruguaio

O sistema de disputas do futebol uruguaio não sofreu grandes mudanças ao longo de sua história. Até 1994, na primeira divisão, era disputado no sistema de todos contra todos, turno e returno. No entanto, naquele ano a mudança mais significativa ocorreu e dois torneios curtos começaram a ser disputados em uma temporada: apertura e clausura.

Como resultado, se definiu uma forma um tanto estranha de definir o campeão uruguaio e que pode ser até difícil de entender. Mas aqui trazemos tudo o que você precisa saber sobre como se joga o futebol uruguaio.

Definição do campeão uruguaio

Em uma temporada da Primeira Divisão do futebol uruguaio, três torneios são disputados: o torneio de abertura, o torneio de clausura (encerramento) e o torneio intermediário. No entanto, apenas uma equipe será declarada como campeã uruguaia. Posteriormente, explicaremos como esse campeão é definido, mas, primeiro, entraremos nos três torneios que acabamos de mencionar.

Torneio Apertura e Torneio Clausura: o torneio de abertura (Apertura) é disputado no primeiro semestre do ano, enquanto o de encerramento (Clausura), no segundo semestre. Cada torneio é disputado em turno único, todos contra todos, e o time que marcar mais pontos será o campeão. Se duas equipes empatarem em pontos na primeira posição, será disputado um jogo de desempate, com prorrogação e pênaltis se necessário. Se três ou mais equipes terminarem empatadas em pontos no primeiro lugar, as colocações serão definidas de acordo com os critérios de desempate, e as duas equipes que terminarem primeiro jogarão a partida de desempate.

Torneio Intermedio: Este torneio, como o próprio nome indica, é disputado após o término do Torneio Apertura e antes do início do Torneio Clausura. O sistema de competição é o seguinte: as 16 equipes da Primeira Divisão são divididas em dois grupos de 8 (os grupos são definidos de acordo com as posições do Torneio Apertura, sendo as equipes que terminaram em posição ímpar -1º, 3º, 5º , 7º, etc. – para um grupo e aqueles que terminaram em uma posição par para o outro) e se enfrentam em turno único. A equipe com mais pontos em cada grupo se classifica para a final, que será disputada em uma única partida em campo neutro. Quem ganhar essa final será o campeão. Em caso de empate na pontuação para o primeiro lugar, o finalista será definido pelos critérios de desempate.

Como saber quem é o campeão uruguaio?

Paralelamente aos torneios curtos, existe uma tabela anual, na qual são somados os pontos obtidos por cada equipe nos três torneios. A equipe que terminar em primeiro nessa tabela anual terá vaga garantida para disputar o jogo final que definirá o campeão uruguaio. Caso duas equipes terminem em primeiro lugar, deve-se disputar um desempate e o vencedor fica com o primeiro lugar na tabela anual. Caso haja igualdade de pontos entre mais de duas equipes, o critério de desempate será utilizado e as duas primeiras farão uma partida para definir o vencedor da tabela anual.

O outro time que disputará essa final será o vencedor de uma semifinal, disputada entre o campeão do Torneio Apertura e o campeão do Torneio Clausura.

Se a mesma equipe vencer o Torneio Apertura, o Torneio Clausura, e terminar em primeiro na tabela anual, será imediatamente consagrada campeã uruguaia.

Se a mesma equipe vencer o Torneio Apertura e o Torneio Clausura, mas não a tabela anual, ela disputará diretamente a final contra o vencedor da tabela anual para definir o campeão uruguaio.

Se uma equipe vencer um dos torneios, de apertura ou clausura, e também terminar em primeiro na tabela anual, disputará uma partida contra a equipe que venceu o outro torneio. Se o vencedor dessa partida for o mesmo que venceu a tabela anual, será o campeão uruguaio. Se o vencedor for o outro time, as duas equipes se reencontrarão na final do campeonato uruguaio, em nova disputa.

A final para definir o campeão uruguaio é disputada em dois jogos, de ida e volta. Não há vantagem para gols fora de casa e, em caso de empate no placar agregado, será jogada uma prorrogação, e se necessário, pênaltis.

Caso o campeão uruguaio seja definido sem a necessidade de disputar a final, o vice-campeão será o time que terminar em segundo lugar na tabela anual. Caso contrário, o time perdedor na final pelo Campeonato Uruguaio será o vice-campeão.

Rebaixamentos

A cada temporada, três times da Primeira Divisão são rebaixados para a Segunda Divisão. Para definir as três equipes que descendem de categoria, é feita uma tabela na qual se calcula a média dos pontos obtidos nas partidas (que não sejam finais) de duas temporadas (a atual e a anterior). As últimas três equipes dessa tabela serão rebaixadas.

Caso duas equipes se igualem na 14ª posição na tabela de médias, serão disputados dois jogos, de ida e volta entre essas equipes. Caso o placar global termine empatado, as equipes disputarão uma terceira partida, com prorrogação e pênaltis se necessário.

Se houver empate entre três ou mais equipes e houver apenas uma vaga de rebaixamento em jogo, elas serão classificadas de acordo com os critérios de desempate. Após essa definição, as equipes melhor colocadas evitarão o rebaixamento, enquanto as duas equipes piores jogarão o desempate mencionado no parágrafo anterior.

Se três ou mais equipes forem iguais em pontos e houver duas vagas de rebaixamento em disputa, elas também serão classificadas de acordo com os critérios de desempate. Então, a última equipe será rebaixada, enquanto as anteriores jogarão o desempate.

Por fim, se o empate for entre quatro ou mais equipes e houver três vagas de rebaixamento em jogo, a situação será como nas demais empates, com a diferença de que as duas últimas perderão a categoria e as duas que as precedem, jogarão o desempate.

Classificação para as Copas Internacionais

O Uruguai tem quatro vagas para a Copa Libertadores (duas para a fase de grupos, uma para a fase dois e uma para a fase um) e outras quatro para a Copa Sul-americana (todas para a primeira fase).

Essas vagas são distribuídas da seguinte forma:

O campeão uruguaio e o vice-campeão uruguaio obterão as vagas para a fase de grupos da Copa Libertadores.

Os dois melhores colocados na tabela anual (sem contar o campeão e vice-campeão uruguaio) ficarão com as duas vagas restantes.

As vagas para a Copa Sul-americana serão para os times que ganharam algum dos torneios curtos (Apertura, Intermedio ou Clausura) e que não se classificaram para a Copa Libertadores. As vagas que restarem serão para os times mais bem colocados na tabela anual, sem contar os classificados para a Copa Libertadores.

Critérios de desempate

Os critérios de desempate no futebol uruguaio são:

1) Saldo de gols

2) Gols marcados

3) Confronto direto (em caso de duas equipes).

4) Sorteio.

Segunda Divisão

Na Segunda Divisão, as 12 equipes jogam todos contra todos, em dois turnos.

Promoção

As duas equipes que marcarem mais pontos ao longo do torneio serão promovidas diretamente. Os times que terminarem da terceira para a sexta colocação, farão um playoff (partidas ida e volta). A equipe vencedora do playoff receberá a terceira promoção.

Rebaixamento

Assim como na Primeira Divisão, para definir os rebaixamentos é feita uma tabela que faz a média dos pontos obtidos pelas equipes nas duas últimas temporadas. Nesse caso, a equipe que ficar em último lugar descerá para a Primeira Divisão Amadora.

Da Primeira Divisão Amadora, apenas o campeão será promovido à Segunda Divisão.