Semana de definições na Argentina

Semana de definições na Argentina

Muito se falou que a má organização dos últimos torneios argentinos de futebol, somada à falta de público devido à pandemia, tirou a emoção dos jogos. E embora nos últimos meses tenha havido alguns jogos oficiais que pareciam amistosos, a última semana foi cheia de definições emocionantes. Neste novo resumo semanal do futebol argentino do Leitura de Jogo trazemos todos os detalhes da definição da Copa Diego Armando Maradona, da Primeira Nacional, do Torneio de Transição Feminina e muito mais.

Copa Libertadores

River em busca de uma façanha no Brasil

Como dito por Marcelo Gallardo, técnico do time “Millonario”, o River precisa de “uma noite épica” para superar o 0-3 sofrido em casa e assim se classificar para a final da Copa Libertadores pela terceira edição consecutiva. O River, que perdeu o jogo de ida pelos muitos erros cometidos, visita o Palmeiras este 12 de janeiro, terça-feira, às 21h30 na esperança de realizar o milagre.

Boca também busca a vaga na final no Brasil

Após um jogo equilibrado e polêmico, a vaga será definida amanhã, às 19h30, horario de São Paulo, no campo santista. A equipe de Miguel Ángel Russo preservou vários titulares no torneio local e vai apostar com tudo no maior objetivo da temporada: a conquista da sétima Copa Libertadores.

Copa Sul Americana

Defensa y Justicia joga partida de ida da semifinal

O jogo de ida entre Coquimbo Unido e Defensa y Justicia aconteceria na última quinta-feira, 7 de janeiro, mas a confirmação de que três jogadores do clube argentino deram positivo para coronavírus levou a Conmebol a adiar a partida. Apesar do time chileno exigir a vitória e os pontos da partida, o órgão regulador do futebol sul-americano decidiu adiá-lo para 12 de janeiro, às 19h15, horario de Buenos Aires. Outra decisão da Conmebol que gerou muita polêmica é que o Coquimbo Unido perdeu a localidade na série, já que o jogo será disputado em Assunção.

Deixando de lado todas as questões extra-campo, o Defensa enfrenta a possibilidade de chegar a uma final internacional pela primeira vez em sua história. A boa notícia para o “Falcon” é que, após a difícil semana que viveram, os três jogadores que testaram positivo estarão disponíveis para a partida de hoje. O jogo da volta será disputado no próximo sábado, no campo do Defensa y Justicia.

Lanús recebe a Vélez para defender o 1-0 da ida

Depois da grande vitória que Lanús obteve na quadra do Vélez, com a figura do goleiro Lautaro Morales (inclusive salvou um pênalti), ele buscará selar o passe para a final em seu estádio e tentará repetir o título conquistado em 2013. Vélez , entretanto, tentará virar o resultado para continuar sonhando em conquistar um título internacional após 24 anos.

Copa Diego Armando Maradona

Fase Campeão

Depois de uma definição emocionante, com partidas simultâneas nos dois grupos, foram definidas as equipes que vão disputar a final em busca do título da Copa Diego Armando Maradona: Boca Juniors e Banfield se enfrentam, inicialmente, no próximo domingo, às 22:10, horario de Buenos Aires, no Estádio San Juan del Bicentenario, na província de San Juan. Se a AFA aprovar o pedido do Boca, a final será adiada para quarta-feira 20, uma vez que o “Xeneize” pediu mais dias de folga para a sua participação na Copa Libertadores.

O “Taladro” disputará nessa final, uma das partidas mais importantes de sua história, já que buscará ser campeã pela segunda vez em um torneio da mais alta categoria do país. A única vez que conseguiu, até agora, foi contra o mesmo rival em 2009. Mas o curioso desse dado é que, naquela ocasião, o Banfield perdeu para o Boca por 2 a 0, mas outros resultados lhe permitiram ser campeão na “Bombonera”. Além disso, a equipe comandada por Javier Sanguinetti se classifica para a próxima Copa Libertadores caso conquiste o título. Se o Boca for campeão, essa vaga irá para o Defensa y Justiça, já que é o melhor colocado na tabela geral do torneio argentino da temporada 2019/2020.

A festa do Banfield classificado para a final

Grupo A

A definição do Grupo A teve como protagonistas Boca Juniors, River Plate e Argentinos Juniors. O River, que enfrentou o Independiente, foi para o intervalo perdendo por 2 a 0, com um desempenho muito ruim, então todos os olhos se voltaram para o jogo do Argentinos Juniors, que recebia o Boca. Lá, o time da casa marcou primeiro, resultado que o colocava na final. Mas o Boca Juniors, depois de empatar ainda no primeiro tempo, virou o jogo após um terrível erro da defesa do Argentinos. A três minutos do final, o Argentinos marcou novamente: empataram o jogo e ficaram a apenas um gol de roubar a classificação do Boca. Porém, por mais que tenha tentado de todas as maneiras nos últimos minutos, ele não conseguiu concretizar nenhuma das suas chances em gol e o “Xeneize” garantiu sua vaga na na final.

posiciones-y-resultados-grupo-a-zona-campeón-copa-diego-armando-maradona

Grupo B

No Grupo B, embora três jogos fossem disputados ao mesmo tempo, já que Talleres e Gimnasia também tinham chances, o Banfield não deu margem para suspense. Com uma excelente exibição, derrotou o San Lorenzo por 4-1 e deixou os seus adversários sem oportunidades. O “Taladro” perdeu apenas duas partidas em todo o torneio. Conseguirá manter esse nível de jogo para ser campeão?

posiciones-y-resultados-grupo-b-zona-campeón-copa-diego-armando-maradona

Fase Complementação

A fase de Complementação definiu um de seus dois finalistas: o Vélez Sarsfield. O outro será definido nesta quinta-feira, dia 14, às 17h45, quando Defensa y Justicia disputa o jogo pendente contra o Aldosivi. Se o Defensa não vencer por mais de cinco gols de diferença, o outro finalista será o Rosário Central. Se o finalista for Rosario Central, a partida decisiva será disputada no próximo sábado, mas se Defensa y Justicia conseguir o feito, a partida será adiada.

O vencedor da final jogará outra partida contra o perdedor da final da Fase Campeões para obter uma vaga na Copa Sul-Americana 2022.

Grupo A

Neste grupo, o Rosário Central precisava vencer para garantir a classificação para a final. No entanto, perdeu por 2 a 0 para o Lanús e deu vida aos seus adversários: Unión y Defensa y Justicia. O Unión não aproveitou a oportunidade e perdeu para o Patronato (única partida que ganhou no torneio). Defensa, como mencionado antes, deve vencer Aldosivi por seis gols para arrancar o primeiro lugar ao Rosário Central.

posiciones-y-resultados-grupo-a-zona-complementación-copa-diego-armando-maradona

Grupo B

No Grupo B, o Newell’s também precisava vencer para garantir o passe para a final e, desta forma, havia grandes chances de um clássico de Rosário na final. Mas o Racing foi muito superior ao então líder do grupo e o venceu por 3-1. Desta forma, Vélez cumpriu seu dever de casa contra Godoy Cruz e, com a vitória por 3-2, classificou-se para a final.

posiciones-y-resultados-grupo-b-zona-complementación-copa-diego-armando-maradona

Copa Argentina

Na semana passada, a Copa Argentina nos deixou duas partidas muito interessantes pela 32ª final: O Temperley venceu o Deportivo Riestra (ambos da segunda divisão) nos pênaltis e o Estudiantes de Río Cuarto (segunda divisão) venceu o Chaco For Ever na última jogada (terceira divisão) com uma curiosidade: o gol foi feito por Nestor Ortigoza, um dos maiores ídolos da história de San Lorenzo.

Na quinta-feira, o Colón enfrenta o Cipoletti (terceira divisão).

Primeira Nacional e o Torneio de Transição Feminino já tem seus finalistas

Após uma emocionante e polêmica definição da segunda categoria do futebol argentino, foram definidos os times que vão disputar a final para a promoção à categoria mais alta: Estudiantes de Río Cuarto e Sarmiento.

No grupo A, quatro times chegaram com chances de acessar a definição, portanto todos os jogos foram disputados simultaneamente. Conforme a tarde avançava, os resultados deixaram Platense e Estudiantes de Río Cuarto com chances. O primeiro venceu a partida por 2-1, enquanto o Estudiantes venceu por 2-0. Com estes resultados, o Platense chegava à final pelo saldo de gols. Até que em dois minutos, algo muito estranho aconteceu no campo do Estudiantes: ele marcou dois gols com erros grosseiros de um zagueiro rival, que nas redes sociais foi acusado de ter sido “comprado”. Graças a esse 4 a 0, o time do Córdoba (que está promovido pela primeira vez em sua história à segunda divisão) disputa a ascensão a primeira divisão.

O quarto gol que desatou a polêmica

No grupo B, a definição andou de mãos dadas entre os dois primeiros do grupo: Sarmiento e Atlético Rafaela. Foi um grande jogo, com muitas chances para os dois times. No entanto, ninguém conseguiu marcar e o empate em 0 a 0 favoreceu Sarmiento (que estava um ponto à frente do rival) e chegou à final.

A partida decisiva será disputada no próximo sábado, dia 16 de janeiro, às 19h10, horario de Buenos Aires.

Na fase 2, San Martín de San Juan, Barracas Central, Quilmes e Instituto classificaram-se para a próxima fase, e seguirão lutando pela segunda promoção.

No Torneio de Transição Feminino, a final será um súper clássico: River Plate e Boca Juniors definirão o campeão.

O River eliminou a UAI Urquiza na semifinal em um grande jogo: 2 a 2 nos 90 minutos, e nos pênaltis, o River venceu por 3 a 1. Boca, por sua vez, mais uma vez demonstrou sua força e venceu o San Lorenzo por 2-0.

A final será na terça feira, dia19 de janeiro, as 19:10, horario de Buenos Aires.

Jogos da semana no futebol argentino

partidos-de-la-semana-del-fútbol-argentino
* Sujeito a modificações