Semana de decisão no futebol da Argentina

River Plate e Racing decidem a Supercopa da Argentina

A Copa da Liga Profissional, o campeonato argentino, já começa a tomar forma. A ultima rodada nos deixou jogos muito interessantes (com gols extraordinários) e duas equipes que já estão tirando vantagem nos seus grupos. Além disso, se aproxima uma semana muito importante para o futebol argentino, pois nesta quinta-feira, dia 04 de março, haverá um novo campeão: o Racing e o River Plate disputarão a Supercopa Argentina.

Campeonato Argentino – Copa de la Liga Profesional

Terminou a terceira rodada da Copa da Liga Profissional e já existem duas equipes que levaram alguma vantagem em cada um dos seus grupos, depois de terem vencido todos os seus jogos: o Vélez Sarsfield, no grupo A, e o Colón, no grupo B.

Grupo A

Tabela de Classificação do Grupo A do Campeonato Argentino

Classificacao Campeonato Argentino - Grupo A

No Grupo A, o Colón lidera com 100% de aproveitamento depois de uma grande vitória fora de casa contra o Banfield, um dos candidatos. Foi um jogo que se esperava fosse equilibrado e assim foi, até que o “Pulga” Rodríguez apareceu (como de costume) com uma espectacular assistência para romper o zero do placar. A partir daí, o time “Sabalero” dominou o jogo com a “Pulga” como destaque da partida e goleou por 3-0.

O segundo do grupo é o Estudiantes, que empatou em 0 a 0 com o Racing em casa. Embora o visitante sempre tivesse a iniciativa e as poucas ocasiões mais claras da partida, o jogo foi muito disputado e o empate foi justo.

River Plate, o grande candidato, não mostrou nada na vitória por 1 a 0 sobre o Platense. O time de Galhardo foi superior no primeiro tempo, mas no segundo seu desempenho caiu e o recém-promovido esteve perto do empate. O lado positivo para os “Millonarios” é que vários reforços fizeram a sua estreia e deixaram uma boa impressão. Uma curiosidade do encontro: Daniel Vega, um dos maiores ídolos da história de Platense, pendurou as chuteiras. O histórico artilheiro do “Calamar” tinha o sonho de se aposentar jogando na primeira divisão, e o sonho se cumpriu. Ele foi substituído aos nove minutos do primeiro tempo, sob aplausos de pé dos integrantes das duas equipes.

Outra equipe que aparece entre os primeiros do grupo é o Central Córdoba, que fez a goleada da rodada ao vencer o San Lorenzo como visitante por 4-0. O jogo foi exatamente o mesmo durante os 90 minutos: o San Lorenzo ficava com a posse de bola, mas não conseguia penetrar na defesa, perdia a bola e o Central Córdoba não perdoava. Aparentemente, a equipe de Santiago se sente bem no campo do “Ciclón”: na última Superliga, também goleou por 4-1 com um jogo bastante semelhante.

Rosario Central e Godoy Cruz jogaram a última partida do grupo no dia 3 e empataram em 2 a 2, em jogo muito equilibrado em que ambos geraram muitas situações perigosas.

Na parte de baixo da tabela, com zero pontos, estão duas equipes que eram candidatos a ficar com a vaga no grupo: Arsenal e Argentinos Juniors. O Arsenal perdeu para o Aldosivi por 3-0, num jogo em que, após duas rodadas sem vitórias, o time de Fernando Gago conseguiu executar com perfeição a sua ideia de jogo baseada em ficar com a bola e atacar pelas laterais, conquistando assim a primeira vitória no torneio.

Veja 3 golaços da rodada na Copa da Liga Profissional.

Grupo B

Tabela de Classificação do Grupo B do Campeonato Argentino

Classificação Campeonato Argentino - Grupo B

O Vélez Sarsfield começou esta Copa da Liga com tudo e está em primeiro lugar com100% de aproveitamento. Nesta rodada disputou o jogo contra seu adversário do outro grupo, o Argentinos Juniors e venceu por 2-0, sem muitas complicações. Foi muito superior em quase todo o jogo e acertou nos momentos certos, conseguindo assim a sua terceira vitória consecutiva, o que gera grande entusiasmo entre os torcedores do “Fortín”.

Lanús, Defensa y Justicia e Independiente aparecem na segunda colocação do grupo, com 6 pontos conquistados. Lanús, que joga muito bem quando tem a posse de bola, precisa melhorar sua defesa, já que os erros naquele setor foram os que o levaram a perder para o Unión por 3-2, após estar duas vezes a frente no placar. O Defensa y Justicia vem encontrando regularidade em campo, e a vitória por 1 a 0 sobre o Patronato permitiu que o clube voltasse a somar três pontos.

Independente, por outro lado, não consegue se adaptar às ideias do novo treinador, mas mesmo assim conseguiu vencer o Gimnasia por 1 a 0, que não foi capaz de definir as chances de gol que teve.

O Boca Juniors também não consegue encontrar seu bom futebol e empatou em casa contra o recém-promovido Sarmiento. O time de Miguel Ángel Russo, além de ter sofrido as lesões de dois jogadores muito importantes (Izquierdoz e Salvio), voltou a mostrar-se um time sem capacidade de movimentar a bola com fluidez, o que lhes impossibilita gerar situações perigosas no rival área.

Talleres e Newell’s fizeram um jogo “lá e cá” muito interessante, que poderia ter sido vencido por qualquer das equipes, e terminou empatado em 2 a 2. Ambas as equipes mostraram lampejos de bom futebol graças às individualidades, o que sugere que se enfatizarem esses aspectos, podem melhorar sua posição no torneio nas próximas rodadas.

Atlético Tucumán e Huracán deveriam fechar a rodada, mas aconteceu de tudo neste jogo: chuvas torrenciais, expulsões, gols e um corte de energia que levou à suspensão do jogo, faltando ainda 18 minutos para seu final, quando estava empatado em 1-1.

Supercopa Argentina

Finalmente, após muitas remarcações, nesta quinta-feira, dia 04, às 22h10 de Buenos Aires, Racing e River Plate se encontram para definir o campeão da Supercopa Argentina. A copa, que acontece desde 2012, enfrenta o campeão do campeonato argentino e o campeão da Copa da Argentina em jogo único, que se terminar em empate será definido pelos pênaltis. Esta edição que a “La Academia” e os “Millonarios” vão disputar é a de 2019, que estava prevista para ser disputada em 2020 mas não pôde ser realizada devido à pandemia do coronavirus.

A partida será disputada no Estádio Madre de Cities, em Santiago del Estero, uma nova e muito moderna Arena que será inaugurada nesta partida.

O Racing, que conquistou o seu lugar nesta Supercopa graças ao título da Superliga 2018/19, vai disputar este torneio pela primeira vez, com o objetivo de empatar com o Boca Juniors como o clube mais vencedor de copas nacionais do país (com 14).

O River Plate, por sua vez, chega por ter vencido a Copa Argentina 2018/19, e será a quarta vez que joga essa competição, depois de ter disputado as edições de 2014, 2016 e 2017. Dessas três finais, só conquistou a última após vencer o Boca Juniors por 2-0.

Falando do jogo em si, o River Plate chega muito melhor em termos de futebol apresentado em campo e resultados anteriores, por isso desponta como um claro favorito para vencer. No entanto, Racing vem em uma crescente nos últimos jogos, então não perde a esperança de somar um novo título a sua sala de troféus.

Apenas uma edição da Supercopa Argentina não contou com a presença de algum dos dois gigantes do país (River e Boca) e foi a de 2013, em que o Vélez venceu o Arsenal. No entanto, Boca Juniors e River Plate levantaram o título apenas em uma oportunidade cada um. Os demais campeões são Arsenal, Huracán, San Lorenzo e Lanús. Se o River vencer na quinta-feira, será o único time a ganhar o troféu em mais de uma ocasião.

Copa Argentina

A competição disputada por todos os clubes de todas as divisões do país avança e continua deixando surpresas. Na semana passada, o Estudiantes de San Luis (terceira divisão) eliminou o Huracán nos pênaltis. Além disso, o Villa San Carlos (terceira divisão) eliminou o Atlanta (segunda divisão) da mesma forma.

Dentro dos resultados “lógicos”, Lanús avançou para a próxima fase após vencer o Real Pilar (quarta divisão) por 3-1 e, no duelo de equipes da segunda divisão, San Martín de San Juan venceu o San Martín de Tucumán por 1-0.

Na terça-feira dia 02 de março, o Talleres enfrenta o Atlético Rafaela (segunda divisão) e o Defensa y Justicia enfrenta o Estudiantes de Buenos Aires (segunda divisão). Na quarta-feira dia 03 de março, o Boca Juniors vai jogar contra o Claypole (quarta divisão) às 21h30.

Copa Diego Armando Maradona

Porque vamos falar da Copa Diego Armando Maradona? Esse torneio já não havia terminado? Não realmente. Ainda há uma partida pendente nessa competição: o Banfield (perdedor da final da Copa) e o Vélez (vencedor da fase de complementação) terão que se enfrentar para disputar uma vaga na Copa Sul-Americana 2022. O jogo será disputado no dia 31 de março, às 20h15, no Estádio San Juan del Bicentenario, mesmo cenário que sediou as finais da última copa nacional.