Guia do campeonato argentino 2021

Guia do campeonato argentino 2021

Depois de um curto período de férias, a bola rola novamente na Argentina. No Leitura de Jogo trazemos tudo o que você precisa saber antes do início do torneio da primeira divisão: como será o formato, como chegam as equipes, quem são os candidatos e muito mais no nosso guia oficial do campeonato argentino de 2021.


👉 Este conteúdo faz parte da nossa sessão especial sobre o Futebol Argentino 🇦🇷


Como funciona o campeonato argentino?

O novo torneio de futebol argentino se chamará Copa da Liga Profissional e terá o valor de uma copa nacional. A princípio, teria o mesmo nome do último torneio realizado no país (Copa Diego Armando Maradona), mas por questões legais não foi possível manter o mesmo nome.

E como já é costume na Argentina (infelizmente), este campeonato terá um formato diferente do anterior, embora igualmente estranho e difidil de entender. Ao contrário do que seria normal na maior parte do mundo, a Copa da Liga Profissional não terá um sistema todos contra todos, mas será dividida em dois grupos de 13 equipes cada um. Dentro de cada grupo haverão enfrentamentos todos contra todos em um total de 13 rodadas.

Por outro lado, como são 13 equipes em cada grupo e para evitar que algum clube fique de folga na rodada, cada time disputará 1 jogo contra uma equipe do outro grupo, forçando um clássico onde seja possível. Portanto, cada rodada contará com 1 partida entre equipes de grupos diferentes e será, na maioria dos casos, um clássico. Ou seja, duas equipes que possuem uma rivalidade histórica não estarão no mesmo grupo. Por exemplo, o Boca Juniors foi sorteado no Grupo A, então o River Plate estará no Grupo B, e eles se enfrentarão em alguma das 13 rodadas. Com os clubes que não possuem um rival clássico na primeira divisão, os pares foram feitos por proximidade geográfica. Estes jogos somarão pontos normalmente na tabela de classificação.

Terminada a fase inicial, os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, onde o 1º do grupo A enfrentará o 4º do grupo B, o 2º do grupo A contra o 3º do grupo B e vice-versa. A equipe melhor colocada durante a fase de grupos jogará em casa. As fases seguintes, semifinais e a final serão disputadas em estádios neutros. Tanto nas quartas de final como nas semifinais, as partidas irão direto para as penalidades máximas em caso de empate nos 90 minutos. Na final, no entanto, haverá antes uma prorrogação e, se a igualdade persistir, penalidades.

Classificação de clubes argentinos às Copas Internacionais

O campeão da Copa da Liga Profissional se classifica para a Copa Libertadores 2022, assim como o campeão da Copa da Argentina e o campeão do torneio que será disputado no segundo semestre deste ano, ainda sem definição de datas e formato.

Para definir as demais vagas e as equipes classificadas para a Copa Sul-Americana, será feita uma tabela anual somando a Copa da Liga Profissional e o torneio do segundo semestre (este que ainda não está definido), e os melhores posicionados obterão as vagas.

Rebaixamento no campeonato argentino

Devido à pandemia, a Associação Argentina de Futebol (AFA) decidiu suspender todos os rebaixamentos até 2022. Porém, a partir deste torneio, os pontos serão contados novamente para as médias. Desta forma, os torneios que serão levados em conta para os rebaixamentos em 2022 serão: Superliga 2019/20, Superliga Cup 2020, Professional League Cup 2021, o torneio do segundo semestre de 2021 e os torneios que se disputam em 2022 .

Guia da Copa de la Liga Profesional 2021

Para conhecer os clubes que irão disputar esta Copa da Liga Profissional de 2021, o Leitura de Jogo as colocou em três blocos distintos em cada um dos grupos do torneio. Primeiro, as quatro equipes favoritas para chegar à fase final, seguidos de outro bloco com clubes que chegam para tentar “roubar” uma das vagas dos favoritos as quartas de final (mas que podem somar pontos para aspirar uma vaga em alguma copa internacional no segundo semestre do ano) e finalmente, as equipes cuja prioridade é somar pontos para melhorar suas médias e fugir do fantasma do rebaixamento em 2022.

Os critérios de ordem das equipes serão: o desempenho nas últimas competições que disputaram (Copa Diego Armando Maradona e / ou Libertadores ou Copa Sul-Americana, e Primeira Nacional para recém-promovidos) e como se prepararam para este novo torneio (reforços, mudança de diretor técnico e a atuação em amistosos anteriores).

Grupo A

Principais candidatos do Grupo A

Candidatos a los 4 cupos del Grupo A
River Plate

Pelo futebol apresentado em campo, o River Plate tem dominado de maneira quase esmagadora o futebol argentino nos últimos anos. No entanto, os resultados nos torneios locais não têm sido os melhores: desde 2014 o clube não ganha uma liga nacional. Embora este torneio em termos de “peso” conte mais como uma copa nacional (na qual o River já está consagrado), o formato é mais parecido com o de uma liga (campeonato), que é o modelo de competição em que é difícil o River ser coroado. Esse é o único aspecto que poderia existir contra a equipe de Marcelo Gallardo, já que segue praticando um futebol de alto nível, utilizando os laterais como principal arma ofensiva, gerando assim muitos problemas às defesas adversárias. Além disso, tem incorporado grandes reforços em quase todas as posições, que prometem dar continuidade ao grande jogo que seu treinador instalou na equipe e poderão lhe oferecer uma melhor rotação para quando o River começar a disputar a Copa Libertadores. Talvez a equipe “Milionária” deva aprimorar alguns aspectos defensivos (como a bola parada, por exemplo) para conquistar o título, mas sem dúvida é a grande candidata para ficar com o primeiro lugar do grupo A.

Treinador: Marcelo Gallardo
Tempo no cargo: Desde 2014
Destaques: Casco, Montiel, Enzo Pérez, Santos Borré
Posição Copa Diego Armando Maradona: 2º Grupo A Zona Campeonato
Copa Internacional 2020: Copa Libertadores (eliminado nas semifinales)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 48 (36 Ligas, 12 Copas)
Partida Interzona: rodada 5 vs Boca (Visitante)
Colocação media:
Pagina WEB: https://www.cariverplate.com.ar/

Banfield

O Banfield é outro candidatos a terminar entre os quatro primeiros do grupo A. A melhor noticia para o “Taladro” neste novo torneio é que conseguiu manter quase todo o elenco que foi finalista da Copa Diego Armando Maradona (perdeu para o Boca Juniors nos pênaltis), então não será difícil para o clube continuar com a mesma ideia de jogo que lhe deu resultados tão bons: uma defesa sólida, um meio-campo com boa capacidade de jogo e um ataque muito forte (foi o time mais artilheiro da Copa Maradona) com base na velocidade pelos extremos, que lhe permitirá sonhar em se vingar e melhorar aquela segunda posição conquistada no último torneio.

Treinador: Javier Sanguinetti
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Arboleda, Galoppo, Payero, Cuero
Posição Copa Diego Armando Maradona:
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais: 2 (1 Liga, 1 Copa)
Partida Interzona: Fecha 6 vs Lanús (Local)
Colocação media: 16º
Pagina Web: www.clubabanfield.com.ar

Argentinos Juniors

Antes da bola rolar, o Argentinos Juniors chega como um dos melhores times do grupo, graças ao ótimo desempenho que obteve na Copa Diego Armando Maradona, na qual ficou a apenas um ponto de disputar a final. Além disso, foi a equipe que menos gols sofreu, por isso buscará continuar apostando nessa solidez defensiva para chegar às quartas de final. O “bicho” mudou de treinador após o referido torneio, mas isso não deve ser problema visto que tem conseguido manter a base do plantel e tem sido reforçado com bons jogadores. O Argentinos vai disputar a Copa Libertadores 2021, por isso será necessário ver se eles têm peças de reposição suficientes para competir ao máximo nos dois torneios.

Treinador: Gabriel Milito
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Elías Gómez, Quintana, Mac Allister, Hauche
Posição Copa Diego Armando Maradona: 3º Grupo A Zona Campeonato
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (eliminado na primeira fase)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 3 (3 Ligas)
Partido Interzona: rodada 3 vs Vélez (Local)
Colocação media:
Pagina Web: https://www.argentinosjuniors.com.ar/

Arsenal

O Arsenal, assim como o Argentinos Juniors, acaba de fazer uma boa Copa Diego Armando Maradona, onde ficou a dois pontos de disputar a final. O clube também conseguiu manter a maioria do elenco e incorporou jogadores que podem lhe dar uma melhora no seu jogo mas, acima de tudo, mais possibilidade de rotação, já que o “Arse” também terá que disputar a Copa Sul-Americana. Outro fator positivo é que mantém o mesmo treinador há 4 anos, por isso continuará com o mesmo sistema de jogo que tem lhe dado bons resultados.

Treinador: Sergio Rondina
Tempo no cargo: Desde 2017
Destaques: Carabajal, Benavídez, Albertengo
Posição Copa Diego Armando Maradona: 4º Grupo A Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021: Copa Sul Americana
Títulos locais: 3 (1 Liga, 2 Copas)
Partida Interzona: rodada 11 vs Defensa y Justicia (Visitante)
Colocação media: 12º
Pagina Web: http://www.celesteyrojo.com.ar/

Clubes que podem disputar vaga com os favoritos

Equipos que pueden disputarle un lugar a los candidatos
Racing

“La Academia” não chega com o seu melhor futebol a esta Copa da Liga Profissional. Se levarmos em conta o último torneio local, o Racing foi um dos piores times, mas jogou quase todas as partidas com um time alternativo devido ao foco na Copa Libertadores. No torneio continental, embora tenha sido eliminado em um jogo muito ruim contra o Boca, o time parecia estar encontrando seu jogo novamente. No entanto, sofreu três baixas muito importantes e difíceis de substituir: Lisandro López, (ídolo e destaque do plantel), Sebastián Beccacece (treinador) e Diego Milito (ídolo e secretário técnico do clube). Apesar disso, o Racing foi reforçado com vários jogadores de grande qualidade e experiência, e caso o time consiga se adaptar às ideias de jogo do novo treinador e os reforços corresponderem às expectativas, pode sonhar em lutar por um lugar entre os quatro melhores do grupo.

Treinador: Juan Antonio Pizzi
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Arias, Sigali, Nery Domínguez, Rojas
Posição Copa Diego Armando Maradona: 3º Grupo B Zona Complementación
Copa Internacional 2020: Copa Libertadores (Eliminado nas quartas de final)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 31 (18 Ligas, 13 Copas)
Partida Interzona: rodada 9 vs Independiente (Local)
Colocação media:
Pagina Web: https://www.racingclub.com.ar/

San Lorenzo

O San Lorenzo vem de uma participação irregular na Copa Diego Armando Maradona, na qual começou muito bem e terminou mal. Esse mau resultado não só levou à demissão do seu treinador, Mariano Soso, mas também desencadeou vários problemas extra-campo dentro do plantel. Além disso, os torcedores do “Cyclón” não estão nada satisfeitos com a diretoria do clube, o que está causando vários problemas financeiros. De qualquer forma, o San Lorenzo teve lampejos de bons jogos no torneio anterior, por isso, se conseguir recuperar a forma, poderá fazer um bom papel nesta copa. Quanto aos reforços, o clube incorporou jogadores nas posições em que mais precisava para poder dar maior rotação ao time que também terá que enfrentar a Copa Libertadores.

Treinador: Diego Dabove
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Gattoni, Pittón, Óscar Romero, Ángel Romero
Posição Copa Diego Armando Maradona: 5º Grupo B Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 17 (15 Ligas, 2 Copas)
Partida Interzona: rodada 4 vs Huracán (Local)
Colocação media:
Pagina Web: https://sanlorenzo.com.ar/

Colón

O Colón é outro time que começou muito bem a Copa Diego Armando Maradona mas não conseguiu sustentar o seu rendimento e muito menos terminar da mesma forma. Em relação a esse torneio, o clube manteve seu treinador e o elenco é quase o mesmo. O time de Santa Fé está em uma posição baixa nas médias, então sua prioridade será somar mais pontos para poder estar mais tranquilo no próximo torneio. No entanto, se voltar a jogar como no início da última Copa, pode tornar-se um dos protagonistas do grupo.

Treinador: Eduardo Domínguez
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Farías, Morelo, “Pulga” Rodríguez
Posição Copa Diego Armando Maradona: 4º Grupo B Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 13 vs Unión (Local)
Colocação media: 20º
Pagina Web: https://clubcolon.com.ar/

Rosário Central

O Rosário Central teve um bom desempenho no último torneio, no qual, embora não tenha conseguido acessar a zona do campeonato (compartilhou um grupo com Banfield e River), desempenhou grande papel na zona de complementação, onde chegou à final. Para esta nova copa, o time de “Kily” González foi reforçado em todas as linhas com jogadores de muita experiência, pelo que se espera que some vários pontos para lutar nas posições de cima e se firme na tabela geral para lutar por uma copa internacional no próximo semestre.

Treinador: Cristián González
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Novaretti, Vecchio, Marco Ruben
Posição Copa Diego Armando Maradona: 2º Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021: Copa Sul Americana
Títulos locais: 10 (4 Ligas, 6 Copas)
Partida Interzona: rodada 12 vs Newell´s (Local)
Colocação media: 10
Pagina Web: http://www.rosariocentral.com/

Estudiantes

O Estudiantes teve um péssimo desempenho no último torneio local: venceu apenas um jogo e marcou apenas cinco gols. O fraco desempenho fez com que o treinador, Leandro Desábato, deixasse o cargo. Quem assumiu para substituí-lo foi Ricardo Zielinski, que com sua grande experiência no futebol argentino buscará reverter o que foi feito pelo “Pincha” na última copa, somado à chegada de reforços em posições específicas que trarão maior consistencia para o time. Embora o Estudiantes não esteja muito complicado com as médias, deve começar a somar pontos para não sofrer mais lá na frente.

Treinador: Ricardo Zielinski
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Andújar, David Ayala, Diego García
Posição Copa Diego Armando Maradona: 5º Grupo B Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais: 8 (6 Ligas, 2 Copas)
Partida Interzona: rodada 10 vs Gimnasia (Local)
Colocação media: 13º
Pagina Web: https://www.estudiantesdelaplata.com/

Equipes que devem marcar pontos pensando nas Médias

Equipos que deberán sumar puntos pensando en los Promedios
Aldosivi

A equipe de Mar del Plata teve um desempenho bastante fraco na última competição nacional, na qual nunca conseguiu apresentar um bom futebol. Para esta nova copa, o Aldosivi estará sob a direção técnica de Fernando Gago, um dos melhores jogadores argentinos do século 21, que se caracterizou por sua grande visão e capacidade de criação, somadas a uma qualidade de passe raramente vista. Por isso, espera-se que Gago passe seus conhecimentos para a nova equipe e, assim, conquiste uma identidade de jogo baseada na posse de bola. Desta forma, o “Tiburón”, que está com sérios problemas na tabela das médias, vai buscar, pelo comando do seu novo treinador, somar pontos para subir posições na tabela da degola.

Treinador: Fernando Gago
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Grahl, Contreras
Posição Copa Diego Armando Maradona: 5º Grupo A Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: Fecha 8 vs Patronato (Local)
Colocação media: 22º
Pagina Web: www.aldosivi.com

Central Córdoba

O Central Córdoba é outro dos clubes que, em decorrência de um péssimo desempenho na Copa Diego Armando Maradona, perdeu seu treinador. Agora, quem assumiu o cargo é Gustavo Coleoni, que volta a dirigir o “Ferroviario” pela segunda vez, depois de tê-lo feito entre 2017 e 2020. Embora nesta momento o clube esteja na frente de outras 8 equipes na classificação das medias, uma campanha semelhante a anterior, pode deixar a equipe de Santiago muito complicada. Logo, seu objetivo será somar pontos, para pelo menos manter sua posição atual e se firmar na primeira categoria do futebol argentino.

Treinador: Gustavo Coleoni
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Rosales, Vega, Argañaraz
Posição Copa Diego Armando Maradona: 4º Grupo B Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 2 vs Atlético Tucumán (Visitante)
Colocação media: 18º
Pagina Web: http://www.ferrodemivida.com/

Platense

Após 22 anos, o “Calamar” voltará a disputar a Primeira Divisão do futebol argentino. Com o mesmo treinador que conquistou a promoção e com um plantel com poucas alterações, o Platense chega motivado e está em condições de atingir seu objetivo de longo prazo: permanecer na categoria mais alta. Por isso, seu objetivo nesta Copa da Liga Profissional será adaptar-se na categoria e começar a somar pontos para subir posições na tabela das médias (em que esta agora na última colocação).

Treinador: Juan Manuel Llop
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: De Olivera, Palacios, Sinisterra
Posição Copa Diego Armando Maradona: – (subiu ao ser campeão da repescagem da Primera Nacional)
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 1 vs Sarmiento (Local)
Colocação media: 25º
Pagina Web: https://cap.org.ar/

Godoy Cruz

Godoy Cruz chega em um péssimo momento para o início deste novo torneio. Além dos problemas relacionados ao futebol, o “Tomba” sofreu a morte repentina de um integrante da equipe. No dia 6 de fevereiro, Santiago García foi encontrado morto em seu apartamento. El “Morro”, que havia sido afastado do elenco por decisão da diretoria, foi um dos maiores ídolos do clube e faleceu com apenas 30 anos.

Por outro lado, o time de Mendoza vem de ser o pior time da Copa Diego Armando Maradona. Soma-se a isso uma péssima Superliga 2019/20, que o deixou na última colocação na tabela das médias (sem considerar os clubes recém-promovidos). O único fator a seu favor é a incorporação de Sebastián Méndez como treinador, que vinha fazendo um ótimo trabalho junto com Diego Maradona em Gimnasia de La Plata. As esperanças de um Godoy Cruz muito batido, recaem sobre o treinador, que terá de somar pontos sim ou sim para se manter na primeira divisão.

Treinador: Sebastián Méndez
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Leonel González, Ojeda
Posição Copa Diego Armando Maradona: 6º Grupo B Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partido Interzona: rodada 7 vs Talleres (Visitante)
Colocação media: 24º
Pagina Web: http://clubgodoycruz.com.ar/

Grupo B

Candidatos a terminar entre os quatro primeiros do Grupo B

Candidatos a avanzar en el Grupo B
Boca Juniors

O time campeão da Copa Diego Armando Maradona chega a este novo torneio como um dos principais candidatas. O elenco “Xeneize” é quase o mesmo do último torneio, o que gerou críticas dos torcedores, pois consideram que o Boca deve melhorar a equipe se quiser se estabelecer internacionalmente, que é o seu objetivo principal. Porém, a equipe comandada por Miguel Ángel Russo segue sempre forte a nível local e não será surpreendente se conquistar um novo título. Na temporada passada, o melhor desempenho do clube foi na defesa, então o time vai apostar na manutenção do seu poder de marcação, para não perder essa solidez e complicar a vida dos rivais.

Treinador: Miguel Ángel Russo
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Andrada, Izquierdoz, Cardona, Tévez
Posição Copa Diego Armando Maradona:
Copa Internacional 2020: Copa Libertadores (Eliminado nas semifinais)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 48 (34 Ligas, 14 Copas)
Partida Interzona: rodada 5 vs River (Local)
Colocação media:
Pagina Web: https://www.bocajuniors.com.ar/

Defensa y Justicia

Defensa y Justicia é a outra equipe argentina que chega com troféu no armário: a taça da Copa Sul-Americana, sob a direção técnica de Hernán Crespo, apresentando grande futebol. Apesar de Crespo ter deixado o cargo, o novo treinador da equipe será Sebastián Beccacece, que dirigiu o “Halcón” na Superliga 2018/19 onde conquistou o segundo lugar. O estilo de ambos os treinadores são semelhantes, pelo que não deve custar ao Defensa adaptar-se ao novo treinador, que se caracteriza por propor um jogo muito ofensivo.

Treinador: Sebastián Beccacece
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Unsaín, Frías, Larralde, Braian Romero, Bou
Posição Copa Diego Armando Maradona: 3º Grupo A Zona Complementación
Copa Internacional 2020: Copa Libertadores (3º fase de grupos), Copa Sul Americana (Campeão)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais:
Partido Interzona: rodada 11 vs Arsenal (Local)
Colocação media:
Pagina Web: http://www.defensayjusticia.org.ar/

Talleres de Córdoba

O Talleres foi um dos melhores times da Copa Diego Armando Maradona e isso ficou demonstrado pelos resultados: terminou em segundo na zona do campeonato, a um ponto de disputar a final. Por isso, agora, após agregar reforços de hierarquia ao elenco (como o uruguaio Michael Santos), o clube buscará manter o seu bom desempenho e apresentar um bom papel no novo torneio local, assim como na Copa Sul-Americana .

Treinador: Alexander Medina
Tempo no cargo: Desde 2019
Destaques: Herrera, Komar, Valoyes, Michael Santos
Posição Copa Diego Armando Maradona: 2º Grupo B Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021: Copa Sul Americana
Títulos locais:
Partido Interzona: rodada 7 vs Godoy Cruz (Local)
Colocação media:
Pagina Web: https://www.clubtalleres.com.ar/

Lanús

O “Granate” vem de realizar uma grande Copa Sul Americana, na qual, embora tenha perdido a final, deixou de fora algumas das grandes potências do continente. Com um elenco quase intacto, tendo como figuras o goleiro Lautaro Morales e o artilheiro José Sand, o Lanús tem tudo para ficar entre os quatro melhores do grupo.

Treinador: Luis Zubeldía
Tempo no cargo: Desde 2018
Destaques: Lautaro Morales, Belmonte, De La Vega, Orsini, Sand
Posição Copa Diego Armando Maradona: 2º Grupo A Zona Complementación
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (vice-campeão)
Copa Internacional 2021:
Títulos locais: 4 (2 Ligas, 2 Copas)
Partido Interzona: rodada 6 vs Banfield (Visitante)
Colocação media:
Pagina Web: https://socios.clublanus.com/

Clubes que podem disputar vaga com os favoritos

Equipos que pueden disputarle un lugar a los candidatos
Newell´s Old Boys

O Newell’s tem nominalmente, um dos melhores times do país. Porém, o último campeonato não conseguiu encontrar um desempenho consistente, o que o deixou fora da zona do campeonato. Mas, devido à grande experiência e qualidade do elenco, espera-se que consiga encontrar um melhor desempenho e assim tentar entrar na luta pelas quatro primeiras posições.

Treinador: Frank Kudelka
Tempo no cargo: Desde 2019
Destaques: Pablo Pérez, Maxi Rodríguez, Scocco
Posição Copa Diego Armando Maradona: 2º Grupo B Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021: Copa Sul Americana
Títulos locais: 9 (6 Ligas, 3 Copas)
Partido Interzona: rodada 12 vs Rosario Central (Visitante)
Colocação media: 11º
Pagina Web: https://www.newellsoldboys.com.ar/

Vélez Sarsfield

O Velez é outra das equipes que conta com um grande plantel em termos de nomina. O clube vem de ser semifinalista da Copa Sul-Americana e vencedor da zona de complementação. Se o “Fortín” conseguir obter uma regularidade e manter o bom nível que por vezes mostrou em competições anteriores, aproveitando o dinamismo e a alta qualidade dos seus atacantes, poderá desempenhar um bom papel nesta copa. Em qualquer caso, seu objetivo principal é a Copa Libertadores, por isso é provável que em algumas ocasiões coloque um time alternativo para o torneio local.

Treinador: Mauricio Pellegrino
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Gianetti, Galdames, Centurión, Almada
Posição Copa Diego Armando Maradona: 1º Zona Complementación
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (Eliminado nas Semifinais)
Copa Internacional 2021: Copa Libertadores
Títulos locais: 11 (10 Ligas, 1 Copa)
Partida Interzona: rodada 3 vs Argentinos (Visitante)
Colocação media:
Pagina Web: https://velez.com.ar/

Independiente

Independente há muito tempo não apresenta um bom futebol, sem contar os problemas internos na política do clube. Na última copa, o clube até entrou na zona do campeonato, mas nunca conseguiu jogar bem. Essa falta de boas atuações e a difícil eliminação da Copa Sul Americana, motivou a saída de seu treinador, Lucas Pusineri. Porém, a chegada ao clube de Julio César Falcioni, um dos treinadores mais experientes do país, renova a esperança do “Rojo”. Com poucos reforços, o time enfrentará a Copa da Liga Profissional e a Copa Sul Americana, com o objetivo de encontrar um sistema de jogo que lhe permita ir longe nas duas competições.

Treinador: Julio César Falcioni
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Sebastián Sosa, Lucas Romero, Alan Velasco
Posição Copa Diego Armando Maradona: 5º Grupo A Zona Campeonato
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (Eliminado en cuartos de final)
Copa Internacional 2021: Copa Sul Americana
Títulos locais: 25 (16 Ligas, 9 Copas)
Partido Interzona: rodada 9 vs Racing (Visitante)
Colocação media: 14º
Pagina Web: https://clubaindependiente.com.ar/

Gimnasia y Esgrima

O Gimnasia vem de uma ótima atuação na última copa nacional, o que o levou a estar muito perto de disputar a final. Para este novo torneio, o clube vai procurar manter aquele alto nível de jogo para, antes de mais nada, somar pontos e assim ficar mais calmo na tabela das medias. Além disso, se encontrar regularidade na sua atuação, o “Lobo” pode sonhar em lutar por uma das primeiras posições, aproveitando o fato de que não enfrentará copas internacionais e pode apostar com tudo nesta Copa da Liga Profissional.

Treinador: Mariano Messera y Leandro Martini
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Aleman, Carbonero, Ramírez, Ayala
Posição Copa Diego Armando Maradona: 3º Grupo B Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais: 2 (1 Liga, 1 Copa)
Partida Interzona: rodada 10 vs Estudiantes (Visitante)
Colocação media: 19
Pagina Web: http://www.gimnasia.org.ar/

Atlético Tucumán

A equipe de Tucumán começou de forma imparável a Copa Diego Armando Maradona vencendo os seis primeiros jogos, mas depois não conseguiu continuar sua boa fase na zona do campeonato. Embora tenha mudado de treinador, manteve quase todo o elenco. O Atlético Tucumán tem capacidade e experiência para brigar pelas primeiras posições, portanto, embora não esteja tão acima na tabela de médias, seu objetivo será tentar somar pontos para que, em 2022, volte a ser protagonista em torneios internacionais.

Treinador: Omar De Felippe
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Lucchetti, Isa Luna, Javier Toledo
Posição Copa Diego Armando Maradona: 6º Grupo B Zona Campeonato
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 2 vs Central Córdoba (Local)
Colocação media: 15º
Pagina Web: http://www.clubatleticotucuman.com.ar/

Equipes que devem marcar pontos pensando nas Médias

Equipos que deben sumar puntos pensando en los promedios
Huracán

O “Globo” mostrou lampejos de bons jogos no início da Copa Diego Armando Maradona, o que lhe permitiu classificar-se para a zona do campeonato. Nessa fase, as coisas não sairam nada bem e o time só conseguiu vencer um jogo. Com um elenco quase inalterado, o clube é obrigado a mudar aquela má imagem com que fechou a última copa e começar a somar pontos, já que está em penúltimo na tabela que define o rebaixamento (sem contar os recém-promovidos). Outro fator contra o Huracán é o fato dele não ter feito uma boa pré-temporada, já que houve um surto de coronavírus em quase toda a equipe e o time não pode disputar amistosos.

Treinador: Israel Damonte
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques Hezze, Briasco, Chávez
Posição Copa Diego Armando Maradona: 6º Grupo A Zona Campeonato
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (Eliminado na primeira fase)
Copa Internacional 2021:
Títulos locais: 13 (5 Ligas, 8 Copas)
Partida Interzona: rodada 4 vs San Lorenzo (Visitante)
Colocação media: 23º
Pagina Web: https://cahuracan.com/

Unión

O Unión ocupa o 17º lugar na tabela de médias, por isso terá que reverter a má imagem que deixou em torneios anteriores para evitar cair mais posições nessa tabela. O “Tatengue” foi uma time que não jogou nada bem na Copa Diego Armando Maradona ou na Copa Sul Americana, por isso Juan Manuel Azconzábal (treinador) terá muito trabalho em um plantel com muitas modificações, para começar a somar pontos.

Treinador: Juan Manuel Azconzábal
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Nardoni, Juan Manuel García, Luna Diale
Posição Copa Diego Armando Maradona: 4º Grupo A Zona Complementación
Copa Internacional 2020: Copa Sul Americana (Eliminado nas oitavas de final)
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 13 vs Colón (visitante)
Colocação media: 17º
Pagina Web: https://www.clubaunion.com.ar/

Patronato

O Patronato foi um dos piores times da última competição local: obteve apenas seis pontos em 11 jogos disputados. Além disso, esta muito abaixo na tabela de médias. Por isso, sem dúvida, seu objetivo é somar pontos para tentar subir posições nessa tabela e evitar o rebaixamento em 2022. A boa notícia para “El Patrón” é que incorporou bons reforços que certamente lhe permitirão melhorar seu desempenho.

Treinador: Iván Delfino
Tempo no cargo: Desde 2021
Destaques: Canto, Dettler, Comas
Posição Copa Diego Armando Maradona: 6º Grupo A Zona Complementación
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 8 vs Aldosivi (Local)
Colocação media: 21º
Pagina Web: https://capatronato.com/

Sarmiento

O Sarmiento é outra das equipes recém-promovidas. Ao contrário do Platense, o “Verde” tem mais experiência na categoria mais alta, já que a sua última participação na mesma foi em 2017. Para enfrentar esta copa, mudou grande parte do plantel, por isso terá de se adaptar rapidamente para somar pontos e subir na tabela de médias, focado no objetivo da equipe, que é se manter na primeira divisão após 2022.

Treinador: Mario Sciaqua
Tempo no cargo: Desde 2020
Destaques: Mancinelli, Torres
Posição Copa Diego Armando Maradona: – (Ascenso como campeão da Primera Nacional)
Copa Internacional 2020:
Copa Internacional 2021:
Títulos locais:
Partida Interzona: rodada 1 vs Platense (Visitante)
Colocação media: 26º
Pagina Web: https://www.facebook.com/CASarmientoOf/