Início » Competições » Regulamento da Copa Libertadores

Regulamento da Copa Libertadores

Regulamento da Copa Libertadores

A Copa Libertadores é disputada em 8 fases. Todas as fases, exceto a final, são disputadas com dois jogos, um de ida e um de volta, em cada país dos clubes participantes.

De um total de 47 equipes classificadas para a competição, 6 ingressam na fase 1, 13 na fase 2 e 28 diretamente a fase de grupos. Entenda o funcionamento de cada uma destas fases.

Pré Libertadores

Fase 1

6 clubes disputam esta fase, sendo eles equipes da Bolívia (1), Equador (1), Paraguai (1), Peru (1), Uruguai (1) e Venezuela (1). Os confrontos das Fases 1, 2 e 3 são definidos na mesma cerimônia de sorteio.

Fase 2

As 3 equipes classificadas da Fase 1 se juntam a outras 13 equipes que ingressam diretamente a esse fase. Os clubes que ingressam nessa etapa da competição são do Brasil (2), Colômbia (2), Chile (2) e 1 equipe de cada uma outras 7 associações (Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela). Após jogos de ida e volta, 8 clubes avançam a Fase 3.

Fase 3

Na fase 3, as 8 equipes classificadas se enfrentam e os  confrontos já estão determinados no sorteio da Fase 1, como mencionado. Os jogos são em forma de ida e volta e os 4 classificados, avançam a fase de grupos.

Fase de grupos

As 4 equipes classificadas na segunda fase se juntam a outras 28 equipes classificadas diretamente a fase de grupos. As 28 equipes vem do Brasil (5), Argentina (5) e 2 clubes de cada uma das outras 8 associações da Conmebol (Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), além dos campeões do ano anterior da Copa Libertadores e da Copa Sul Americana. As 32 equipes são divididas através de sorteio, em 8 grupos de 4 equipes cada um, onde após jogos de ida e volta dentro dos mesmos grupos, os 2 primeiros de cada grupo avançam a fase de oitavas e os terceiros colocados disputam a Copa Sul Americana.

Oitavas de Final

Os 16 classificados da fase de grupos são divididos em 2 potes para o sorteio dos confrontos das oitavas de final. No pote 1 ficam as equipes que obtiveram o 1º lugar nos seus grupos e no pote 2 as equipes que ficaram na 2ª colocação da sua chave. Os confrontos ocorrem em dois jogos, sendo que o segundo e decisivo jogo ocorre na casa da equipe que tiver a melhor campanha na fase de grupos. Este critério de mando de campo também é válido para as fases seguintes da competição.

Quartas-de-final

Os confrontos das quartas de final em diante, já são determinados no sorteio das oitavas de final, não sendo realizado novo sorteio nas fases seguintes. Os confrontos das oitavas são ordenados por letras, começando da letra A até a letra H e os confrontos das quartas de final são:

A x H (o vencedor será o S1, ou, Semifinalista 1)
B x G (o vencedor será o S2, ou, Semifinalista 2)
C x F (o vencedor será o S3, ou, Semifinalista 3)
D x G (o vencedor será o S4, ou, Semifinalista 4)

Semifinal

Os 4 vencedores dos confrontos de quartas de final também já tem seus confrontos determinados pela tabela a partir do sorteio das oitavas de final, não sendo realizado, portanto, novo sorteio. Os confrontos semifinais são:

S1 x S4 (o vencedor será o F1, ou, Finalista 1)
S2 x S3 (o vencedor será o F2, ou, Finalista 2)

Final

A partir do ano de 2019, a grande final da Copa Libertadores será disputada em jogo único, com o enfrentamento do Finalista 1 e Finalista 2 em sede a ser definida prévio ao inicio da competição.

O regulamento completo da Libertadores pode ser baixado no site da Conmebol através do link: Regulamento Libertadores da América

Vagas por país na Taça Libertadores     

Atualmente, a Copa Libertadores disponibiliza 47 vagas, sendo que 45 estão previamente distribuídas entre os 10 países federados a Conmebol e outras 2 vagas adicionais são dadas ao campeão da Copa Libertadores e ao campeão da Copa Sul Americana do ano anterior.

A Conmebol não interfere na forma como cada país seleciona os clubes que ocuparão as vagas as quais tem direito na competição. Cada federação é autônoma para a determinação dos critérios e regras para a representação de seu país no torneio. Os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul Americana são vagas adicionais ao país do clube campeão e não “consomem” uma das vagas já atribuídas a esse país na competição.

As vagas para a Copa Libertadores da América estão atualmente assim distribuídas:

Brasil (7 vagas) – Fase de Grupos (5 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Argentina (6 vagas) – Fase de Grupos (5 vagas) + Fase 2 (1 vaga)
Chile (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Colômbia (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Uruguai (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Equador (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Paraguai (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Peru (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Bolívia (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Venezuela (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Campeão da Copa Libertadores – vaga direta na fase de grupos
Campeão da Copa Sul Americana – vaga direta na fase de grupos

Total de 47 vagas, 28 diretas a fase de grupos, 13 na fase 2 e 6 na Fase 1.

Premiação da Copa Libertadores 2021

A Copa Libertadores da América de 2021 irá distribuir um total de U$ 168 milhões de dólares para os 47 clubes participantes, ao longo da competição. Veja quanto ganhará cada clube, em cada uma das fases da competição:

Fase 1 – U$ 350.000 (trezentos e cinquenta mil dólares)
Fase 2  – USD 500.000 (quinhentos mil dólares)
Fase 3   USD 550.000 (quinhentos cinquenta mil dólares)
Fase de grupos USD 3.000.000 (três milhões de dólares)
Oitavas de Final – U$ 1.050.000 (um milhão e cinquenta mil dólares)
Quartas de Final – U$ 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil dólares)
Semifinais – U$ 2.000.000 (dois milhões de dólares)
Vice-campeão – U$ 6.000.000 (seis milhões de dólares)
Campeão – U$ 15.000.000 (quinze milhões de dólares)

Com estes valores, o campeão da Copa Libertadores 2021 receberá um valor entre U$ 22,5 e 23,9 milhões de dólares, dependendo da fase em que ingresse na competição.