Análise das quartas de final da Copa Libertadores da América 2020

Quartos de final da Libertadores 2020

Em um ano onde tudo já aconteceu, a fase das quartas-de-final começa no dia 08 de dezembro, faltando ainda a definição de uma das vagas, que será conhecida apenas no dia 09 de dezembro. No entanto, 7 equipes já tem suas vagas garantidas, e entre elas estão 3 clubes brasileiros (Palmeiras, Santos e Grêmio), 2 clubes argentinos (Racing e River Plate), 1 paraguaio (Libertad) e 1 clube uruguaio (Nacional). A última vaga está entre o argentino Boca Juniors e o Internacional.

A bola, no entanto, não espera. E já na terça, dia 08, começam os confrontos da fase de quartas de final da Copa Libertadores da América 2020. E o Leitura de Jogo faz a sua análise.

Palmeiras (Bra) x Libertad (Par)

Palmeiras x Libertad

Partida de Ida: 8/12, 21h30 , no Defensores Del Chaco
Partida de Volta: 15/12, 21h30, no Allianz Parque

O Palmeiras chega para os confrontos de quartas de final em grande fase. O treinador português Abel Ferreira caiu nas graças da torcida e o time vive grande fase. Nos primeiros 9 jogos do clube sob o comando do português, o Palmeiras alcançou 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Além do mais, o Palmeiras finalizou a fase de grupos na primeira colocação geral, o que dá a ele a vantagem de decidir em casa todas as fases do mata-mata, até a final que será em jogo único no Maracanã. No entanto, nem tudo são flores no lado alvi-verde. Uma ola de covid afetou o clube e agora o treinador português também está diagnosticado com o vírus e deve ser ausência, pelo menos no primeiro jogo. O Palmeiras no entanto, que chegou a ter 21 casos de Covid no seu elenco agora tem apenas dois, somando o caso do treinador. É o favorito para avançar a semifinal da Libertadores.

Do outro lado, um adversário que parece ter acordado depois de estar “hibernando” por longo tempo. O Libertad não havia vencido nenhum dos últimos 4 jogos da fase de grupos (3 derrotas e 1 empate) e com resultados ruins também no campeonato local. Mas despertou. Venceu os dois jogos contra o Jorge Wilstermann da Bolívia (3 x 1 em casa e 2 x 0 fora) e avançou para as quartas de final. Até no campeonato local renasceu, goleando o 12 de Outubro por 3 x 0. Vem de 3 vitórias seguidas e certamente quer fazer frente ao clube brasileiro.

Favorito: Palmeiras (BRA)

Santos (Bra) x Grêmio (Bra)

Santos x Grêmio

Partida de Ida: 9/12, às 19h15, na Arena do Grêmio
Partida de Volta: 16/12, às 19h15, na Vila Belmiro

No confronto de brasileiros, o Santos chega nas quartas-de-final da Copa Libertadores, depois de ter superado a LDU de Quito, vencendo o jogo de ida por 2 x 1 (na altitude de Quito), mas perdendo em casa por 1 x 0 e avançando apenas pelo critério de gol visitante. O time da Vila Belmiro não tem conseguido ao longo do ano estabelecer um padrão de jogo que possa dar total confiança e tranquilidade ao seu torcedor. No entanto, no confronto brasileiro, tudo pode acontecer. O Santos tem a vantagem de decidir em casa, visto que fez a segunda melhor campanha entre todos os classificados, atrás apenas do Palmeiras.

Do outro lado, o Grêmio, que confirmou seu favoritismo contra o Guarani do Paraguai e avançou sem qualquer dificuldade. O tricolor gaúcho venceu o jogo de ida por 2 x 0 e no jogo da volta ainda deu-se o luxo de preservar alguns titulares. Mesmo assim, venceu também o jogo da volta, novamente por 2 x 0 e garantiu uma tranquila classificação, sem nenhum sofrimento. O Grêmio já acumula 15 jogos seguidos sem derrota.

Favorito: equilibrado, mas pelo retrospecto, o Grêmio é o favorito para avançar.

Nacional (Uru) x River Plate (Arg)

Nacional x River Plate

Partida de Ida: 10/12, às 21h30, no Libertadores da América
Partida de Volta: 17/12, às 21h30, no Gran Parque Central

O Nacional do Uruguai avançou para as quartas de final da Copa Libertadores da América ao superar o Independiente del Valle, de Equador com dois empates em 0 x 0 e avançando na cobrança de penalidades máximas. Na fase de grupos, o clube uruguaio foi o 4 colocado geral, atrás apenas de 3 clubes brasileiros, o Palmeiras, o Santos e o Flamengo. Agora, tem pela frente um poderoso adversário, o River Plate. No entanto, tem a vantagem de decidir a classificação em casa.

O River Plate avançou para esta fase da competição ao superar o Atlhético Paranaense, com um empate em 1 x 1 em Curitiba (empatando o jogo no último minuto) e vencendo o jogo na Argentina pelo placar mínimo, 1 x 0. Na fase de grupos, avançou como o 6º melhor colocado e é um dos favoritos para chegar, não apenas a semifinal, como a decisão do campeonato.

Favorito: River Plate (Arg)

Racing (Arg) x Boca Juniors (Arg) ou Inter (Bra)

Racing x Boca Juniors ou Internacional

Partida de Ida: 16/12, às 21h30, local a definir.
Partida de Volta: 23/12, às 21h30, local a definir

O Racing surpreendeu ao eliminar o atual campeão da América, o Flamengo. Depois de um empate em 1 x 1 no jogo de Buenos Aires, o clube argentino foi ao Maracanã e saiu na frente com gol de Sigali aos 20 do 2T. Quando parecia que a vaga estava encaminhada, o Flamengo empatou, já nos acréscimos, gol de William Arão, e a decisão foi para as cobranças de penalidades máximas. Quis o destino que o próprio William Arão, autor do gol de empate, falhasse na sua cobrança e o clube argentino ficou com a vaga. O Racing não vive um bom momento, mas a heóica e surpreendente classificação poderia ser o elemento que faltava para que as coisas voltem a funcionar no clube de Avellaneda.

O adversário do Racing ainda não está definido. Devido a morte de Diego Maradona, o primeiro jogo entre Internacional e Boca Juniors foi adiado em uma semana. Por essa razão, o jogo da volta acontecerá na mesma semana que inicia a fase de quartos de final. Na partida de ida, realizada na semana passada, o Boca Juniors venceu o Internacional no Beira Rio, em Porto Alegre, pelo marcador de 1 x 0 e se credencia como favorito para avançar, em especial porque o clube gaúcho vive um péssimo momento. Confirmando a classificação do Boca Juniors, teríamos um clássico argentino na fase de quartos de final. Se confirmada a classificação do Boca Juniors, certamente seria também favorito para avançar frente o Racing.

Favorito: Boca Juniors (Arg)

Onde assistir na TV as quartas de final da Libertadores

Se você está no Brasil, estas são as opções para assistir os jogos das quartas de final da Copa Libertadores 2020:

  • Libertad x Palmeiras: SBT e Fox Sports
  • Grêmio x Santos: Fox Sports
  • River x Nacional: Facebook Watch
  • Racing x Boca/Inter: CONMEBOL TV