Campeonato Roraimense

Raio X do Campeonato 

Divisões: 1
Realizado desde: 1946
Profissionalizado em: 1995
Período de disputa: Março e Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 5
Primeiro campeão: Atlético Roraima (1946)
Maior campeão: Baré (27 títulos)
Campeão atual: São Raimundo (2019)

Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Roraimense

Primeiro turno: as 5 equipes jogam entre si em jogos de ida e volta e os dois primeiros disputam a final, em partida única, com o primeiro colocado jogando pelo empate. O campeão do turno garante vaga na final.

Segundo turno: as 5 equipes novamente jogam entre si os jogos de ida e volta e os dois primeiros disputam a final, em partida única, com o primeiro colocado jogando pelo empate. O campeão do turno garante vaga na final.

Final: será disputada em jogos de ida e volta. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, será declarada campeã do Campeonato Roraimense

Rebaixamento: atualmente, o campeonato não contempla o rebaixamento.

Vagas:  O campeão tem vaga na Copa Verde e na Copa do Brasil. O campeão e o vice tem vaga na Série D do campeonato brasileiro.

Tabela do Campeonato Roraimense

Curiosidades do Campeonato Roraimense

  • Único estado que jamais teve segunda divisão 
  • No primeiro campeonato profissional da história de Roraima, em 1995, apenas 3 clubes participaram da competição: Atlético Roraima, Baré e Progresso. O Atlético Roraima foi o campeão.  

Jogadores revelados pelo futebol de Roraima 

  • Thiago Maia: natural de Boa Vista e revelado pelo São Caetano, o volante passou por todas categorias de base da seleção (sub 17, sub 20 e sub 23) e jogou no Santos e no Flamengo.
Marcações:Estaduais