Campeonato Piauiense

Raio X do Campeonato 

Divisões: 2
Realizado desde: 1916
Profissionalizado em: 1963 
Período de disputa:  Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 6
Primeiro campeão: Parnahyba (1916)  
Maior campeão: River-PI (31 títulos)
Campeão atual: River-PI (2019)

Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Piauiense

Primeira fase: Na primeira fase, as seis equipes jogam entre si em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos (fase classificatória). Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais.

Fase final: as semifinais do Campeonato Piauiense são disputadas em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputam a final também em jogos de ida e volta.

Rebaixamento: atualmente, o campeonato piauiense não contempla o rebaixamento.

Vagas:  Campeão e vice tem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão. O campeão garante vaga também Copa do Nordeste.

Tabela do Campeonato Piauiense

Curiosidades do Campeonato Piauiense

  • Jânio do Galo é um ilustre torcedor do River do Piauí que sempre leva com ele um galo para acompanhar os jogos do time do coração.    
  • Embora tenha apenas 6 clubes na 1a Divisão, o campeonato piauiense tem segunda divisão, ainda que não tenha sido disputada em 2017 e 2018. Atualmente, há 5 equipes na segunda divisão. 

Principais jogadores revelados pelo futebol do Piauí 

  • Zé Maria: piauiense, natural de Oeiras, o lateral ficou famoso jogando por clubes como Internazionale, Palmeiras e Flamengo. Também atuou 25 vezes pela seleção brasileira.
  • Carlinhos: natural de Piripiri, o lateral foi revelado no 4 de Julho e passou por vários clubes antes de chegar ao Coritiba, onde atuou por 5 temporadas. Na sequencia, transitou por Goiás, América Mineiro e Fortaleza.
  • Rômulo: natural de Picos, o volante teve passagem importante pelo Vasco da Gama, além de ter jogado também no Flamengo e Grêmio.

Marcações: