Campeonato Paranaense

Raio X do Campeonato 

Divisões: 3
Realizado desde: 1915 
Período de disputa:  Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 10
Primeiro campeão:  Internacional (1915) 
Maior campeão: Coritiba (38 títulos)
Campeão atual: Athletico Paranaense (2019)

Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Paranaense

Primeira fase: Na Primeira Fase do campeonato as 12 equipes se enfrentam em turno único, de 11 rodadas, classificando-se para a próxima fase os 8 melhores posicionados

Fase final: os 8 classificados disputarão quartas-de-final, semifinal e final em jogos mata-mata, ida e volta, até chegar ao campeão do Campeonato Paranaense.

Rebaixamento: os 2 últimos estarão rebaixados para a segunda divisão.

Vagas:  Os 4 primeiros colocados garantem vaga na Copa do Brasil. Os 3 melhores colocados que não disputam nenhuma divisão do campeonato nacional, garantem vaga na Série D do Brasileirão.

Tabela do Campeonato Paranaense

Curiosidades do Campeonato Paranaense 

  • Disputado desde 1915, apenas 11 vezes o título não ficou com algum time da capital Curitiba. 
  • Fora da capital, o Londrina é o clube mais vezes campeão, com 4 títulos.
  • O Britânia foi hexacampeão paranaense entre 1918 a 1923, sequência esta que jamais foi superada (o Coritiba conseguiu igualar a sequência entre 1971 e 1976). Mais adiante, em 1971, o Britânia fusionou-se com o Ferroviário e o Palestra Itália para formar o Colorado. Em 1989, o Colorado fusionou-se com o Esporte Clube Pinheiros para formar o Paraná Clube.  

Principais jogadores revelados pelo futebol do Paraná

  • Alex: revelado pelo Coritiba e consagrado no Palmeiras, Fenerbahçe e Cruzeiro, Alex é um dos grandes meias revelados no futebol paranaense. Ídolo da torcida do Coritiba, onde também encerrou a carreira.
  • Dirceu: revelado no Coritiba, o meia Dirceu foi destaque no Botafogo, Fluminense, Vasco e Atlético de Madrid, nos anos 70 e 80. É o paranaense que mais jogos de copa de mundo disputou.
  • Ricardinho: revelado no Paraná Clube, teve grande passagem pelo Corinthians, Santos e Atlético Mineiro.
  • Kléberson: volante revelado pelo Athlético Paranaense, foi o primeiro brasileiro a jogar no Manchester United onde ficou de 2003 a 2005. Depois de 2 temporadas no Besiktas, retornou ao Brasil para jogar no Flamengo. Fez parte do elenco campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002.
  • Paulo Rink: revelado pelo Athletico Paranaense, o atacante transferiu-se para o Bayer Leverkusen, naturalizou-se alemão e chegou a ser convocado para a seleção alemã. Rodou por varios clubes na europa até retornar ao Brasil, jogando no Paraná Clube e encerrando a carreira no CAP, clube que o projetou.
Marcações: