Início » Competições » Campeonato Amazonense

Campeonato Amazonense

Raio X do Campeonato 

Divisões: 2
Realizado desde: 1914
Profissionalizado em: 1964 
Período de disputa: Janeiro a Abril  
Número de clubes na 1ª Divisão:  8 
Primeiro campeão: Manaos Athletic (1914)
Maior campeão: Nacional – AM (43 títulos)
Campeão atual:  Manaus (2019) 

Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Amazonense

Primeiro turno: as oito equipes jogam entre si, jogos de ida, com 4 equipes avançando à semifinal. O confronto semifinal tem o 1º colocado contra o 4º e o 2º contra o 3º em jogo único. A final do turno também será em jogo único e o vencedor tem vaga assegurada na final.

Segundo turno: s oito equipes novamente jogam entre si, jogos de volta, com 4 equipes avançando à semifinal. O confronto semifinal tem o 1º colocado contra o 4º e o 2º contra o 3º em jogo único. A final do turno também será em jogo único e o vencedor tem vaga assegurada na final.

Final: os campeões de cada turno se enfrentam em dois jogos ida e volta para definir o campeão. Se uma equipe vencer os dois turnos será declarada campeã do Campeonato Amazonense, sem a necessidade dos jogos finais. 

Rebaixamento: As duas equipes de piores campanhas no somatório dos turnos são rebaixadas

Vagas: o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.

Tabela do Campeonato Amazonense

Curiosidades do Campeonato Amazonense

  • O campeonato do amazonas é um fracasso de público. Em 2015, por exemplo, em 96 jogos, o público total foi de 33.323 torcedores, ou seja, média de 347 por jogo. O público somado dos 96 jogos não lotaria a Arena da Amazônia, que tem capacidade para 44.300 torcedores. 
  • Nacional, Rio Negro e Fast Club são os 3 clubes do estado que disputaram a 1ª divisão do Brasileirão, mas a ultima vez que o estado teve representação na elite do futebol foi em 1986 com o Nacional. 
  • O Manaus Futebol Clube, atual campeão, é um clube novo, fundado em 2013 e conquistou seu terceiro título estadual.  
  • Até 2004, somente clubes da cidade de Manaus haviam conquistado o título estadual. Em 2005 o primeiro título do interior com o Grêmio Coari, da cidade de Coari.  

Principais jogadores revelados pelo futebol do Amazonas 

  • Amado Benigno: natural de Lábrea-AM, o goleiro foi o primeiro jogador do Amazonas a jogar pela seleção brasileira. Atuou no Flamengo onde disputou 124 partidas e está entre os 15 goleiros que mais atuou pelo clube.
  • Fabio Bala: natural de Manaus, o atacante se destacou pelo Fluminense, tendo também jogado no Grêmio e no Avaí.
  • Lima: volante natural de Manaus, jogou no São Paulo, na Roma, no Lokomotiv Moscow e em varios clubes do mundo, voltando ao Brasil para encerrar a carreira no Nacional de Manaus.
  • Gilmar Popoca: natural de Manaus, o meia jogou por clubes como Flamengo, São Paulo, Vitória e Botafogo e teve passagens pela seleção brasileira sub-23.
  • Soares: natural de Manaus, o centroavante jogou pelo Fluminense onde foi campeão da Copa do Brasil em 2007. Ainda atuou pelo Grêmio, Cruzeiro e vários outros clubes do futebol brasileiro.
  • Iriney: meia revelado pelo Nacional do Amazonas, atuou em clubes da Espanha tendo maior destaque no Betis onde jogou 123 partidas.
  • Berg: meia revelado pelo Rio Negro, teve destaque atuando pelo Botafogo nos anos 80 e 90. Jogou ainda no Athletico Paranaense. Faleceu em 1996, após um infarto, quando jogava futebol com amigos no Rio de Janeiro. 
Marcações: