AS CAMISAS MAIS PESADAS DO FUTEBOL MUNDIAL

Por | 2018-06-12T17:09:27+00:00 02/06/2018|

Camisa decide jogo. Todo apaixonado por futebol sabe disso. Quanto mais pesada a camisa, mais decisiva ela pode ser. E uma camisa de futebol pode pesar toneladas. Pesa até para quem não a veste. Pesa para o adversário. Pesa para o árbitro. Pesa inclusive para um estádio lotado de torcedores, que pode emudecer diante de uma camisa pesada.

As grandes fabricantes de materiais esportivos tem desenvolvido camisas cada vez mais leves e tecnologicas. Climacool, Adizero, Techfit, Dryfit e tantos outros avanços tenologicos na fabricação das camisas de futebol reduziram os 400 gramos da camisa da seleção brasileira de 1950 para algo entre 100 e 140 gramos das camisas da atualidade. Mas isso não muda nada. Uma camisa “grande”, pesa toneladas.

A camisa de um clube de futebol vem impregnada da sua história. Ela traz o cheiro das suas batalhas. Ela traz as glorias passadas e grita como brados de guerra, o tamanho das suas vitórias.  Uma camisa tem vida propria. Em momentos de dificuldade, ela demonstra a sua grandeza, supera as adversidades e traz a vitória que parecia inalcançável. Camisa pesa. Camisa decide.  Não há como negar isso.

Aqui vamos listar as oito camisas mais pesadas do futebol mundial. Não buscamos aqui critérios fundamentados apenas em rakings, títulos ou estatísticas. Esa relação é meramente subjetiva, é fruto de sentimento. E qual sentimento? O medo. São camisas que impõe o medo. E medo exige respeito.

Então, o Leitura de Jogo respeita – e muito – essas oito camisas.

Manchester United

A camisa dos diabos vermelhos pesa toneladas. É uma camisa repleta de glórias e conquistas. Aqui estamos falando do maior campeão de um dos campeonatos mais difíceis do mundo, a Premiere League. Uma camisa que já foi vestida por monstros do futebol como Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Éric Cantona, Roy Keane, Paul Scholes, Ryan Giggs e David Beckham. Uma camisa que impõe respeito e temor.

Real Madrid

A fantástica e gigantesca camisa dos galácticos merece ser temida e respeitada em todos os cantos do planeta. Para muitos, o Real Madrid é o maior clube do planeta. O clube merengue é o maior campeão da história da Champions League e atropela adversários por onde passa. Essa maravilhosa camisa já foi vestida por Di Stefano, Raul, Zinedine Zidane, Roberto Carlos, Cristiano Ronaldo, Butragueño, Hierro, Ronaldo Fenômeno, Puskás e tantos outros grandes craques da história do futebol mundial. Louvada e temida seja essa camisa.

Bayern de Munique

Eleito pela FIFA como o 3º maior clube do século XX, os bávaros levam em sua camisa uma fantástica história de glórias e conquistas. É o clube mais vezes campeão da Alemanha e tem 5 conquistas da Champions League em seu currículo. Essa camisa foi fardada por astros como Franck Ribery, Robben, Thomas Muller, Rummenigge, Lothar Mattaus, Schwensteiger, Oliver Kahn, Franz Beckenbauer e muitos outros. Essa camisa leva temor ao mundo inteiro.

Boca Juniors

Único clube latino em nossa relação, a camisa do Boca Juniors pesa e muito. A linda camisa azul e amarela teve suas cores escolhidas ao acaso: na indecisão entre seus fundadores, de quais cores escolher para seu novo time, combinaram que elas seriam as mesmas da bandeira do primeiro navio que atracasse no porto de Buenos Aires. Esse acabou sendo um navio sueco, razão esta pela qual as cores do Boca Juniors são azul e amarela. O Boca tem nada mais nada menos que 6 copas libertadores, 3 mundiais de clubes e 33 títulos argentinos. O seu estádio, La Bombonera, é um verdadeiro caldeirão onde os adversários se dobram diante da grandeza desse clube. Ídolos do futebol latino americano como Maradona, Riquelme, Martín Palermo, Guillermo Schelotto e Carlos Tevez honraram essa camisa cheia de glórias.

Liverpool

A bela e temida camisa do Liverpool é considerada por muitos a maior da Inglaterra, não apenas pelos seus 18 títulos de Premiere League, mas especialmente pela sua tradição nas competições europeias. Não há outra equipe no solo inglês que tenha brilhado mais que os Reds nas duas principais competições da UEFA: a Champions League e a Copa da UEFA. O Liverpool conquistou 5 vezes a Champions e 3 vezes a Copa da UEFA e tem ainda no seu currículo sete finais de Champions League. Isso faz do Liverpool o maior clube inglês em campeonatos europeus e faz da sua camisa a personificação das glórias e das conquistas.

Barcelona

A camisa do Barcelona não poderia ficar de fora dessa lista. O Barcelona provavelmente é um dos clubes com o maior número de torcedores ao redor do mundo, além de ser o segundo clube mais valioso do mundo (avaliado em $ 3,2 bilhões). Essa poderosa camisa conquistou 25 campeonatos espanhóis (La Liga) e 5 vezes o mais cobiçado troféu do planeta, a Champions League. Foram tantos os gênios do futebol mundial que vestiram essa camisa que nossa lista ficará curta. Mas não podemos deixar de citar alguns deles como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Johan Cruyff, Puyol, Pepe Guardiola, Andres Iniesta, Luis Figo e Leonel Messi. Impossível não tremer diante de tamanha grandeza.

Juventus

A poderosa camisa da Juventus é sem duvida uma camisa de peso. Estamos falando do clube italiano com mais títulos oficiais, se somados os títulos nacionais, internacionais e continentais, chegando a 65 no total. Além disso, foi o primeiro clube a ter ganho todos os três principais troféus europeus de clubes, a Champions League, a Copa da UEFA, e a Recopa Europeia. Fenômenos da história do futebol mundial vestiram essa gloriosa camisa. Entre eles podemos citar a David Trezeguet, Roberto Baggio, Dino Zoff, Carlos Tevez, Didier Deschamps, Michel Platini, Buffon, Zinedine Zidane e Alessandro Del Piero. Como não respeitar uma camisa dessas?

Milan

Para fechar nossa lista com chave de ouro, uma camisa que pesa toneladas. O que dizer de uma camisa que conquistou 7 vezes a Champions League. O que dizer de uma camisa que foi vestida por Andrea Pirlo, Clarence Seedorf, Kaká, Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Marco Van Basten, Franco Baresi, Paolo Maldini e Ronaldinho Gaúcho. É uma camisa que merece e deve ser temida e respeitada por onde ela passar.

E você? Concorda com a nossa lista? Faltou alguma camisa? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Deixar Um Comentário