O Leitura de Jogo faz uma análise de cada um dos 4 semifinalistas da Champions League 2018-2019, destacando a campanha das equipes até aqui, aponta o favorito, quem são os artilheiros da competição e traz todas as informações dos jogos, datas e locais.

A fase semifinal da competição não poderia estar melhor representada com o todo poderoso Barcelona de Lionel Messi e Luiz Suárez, o Tottenham de Harry Kane e do sul-coreano Son, o Liverpool de Mané e Salah e o surpreendente Ajax, do brasileiro David Neres e do sérvio Tadic.

Campanha dos semifinalistas da Champions

Veja como chegam os quatro semifinalistas do torneio de futebol mais importante da Europa.

Barcelona invicto e melhor campanha

Depois de cair 3 vezes consecutivas na fase de quartas de final da Champions League, o Barcelona volta a disputar uma semifinal da competição que já conquistou em 5 oportunidades.

O Barcelona passou a fase de grupos como primeiro colocado do Grupo B, com 14 pontos, conquistados em 4 vitórias e 2 empates. No mesmo grupo estava o Tottenham que ficou com a segunda vaga e também é um dos semifinalistas.

Na fase de oitavas de final enfrentou a equipe do Lyon, da França, com quem empatou em 0 x 0 no jogo de ida e com uma goleada pelo placar de 5 x 1 no jogo da volta, garantiu a vaga nas quartas de final.

Já na fase de quartas de final, o adversário foi o Manchester United e o Barcelona venceu os dois jogos, 1 x 0 no jogo de ida e 3 x 0 no jogo da volta.

O Barcelona chega na semifinal da Champions League 2018/19, invicto e dono da melhor campanha da competição e enfrentará o Liverpool.

Liverpool sofre na fase de grupos, mas cresce nos mata-mata

O clube da cidade dos Beatles foi finalista da ultima edição da Champions League quando perdeu para o Real Madrid na decisão. Agora, novamente chega à fase semifinal da competição, em busca de mais uma final.

E o time passou com muitas dificuldades no Grupo C, onde superou o Napoli no critério de desempate do confronto direto. O Liverpool somou 9 pontos nesta fase, com 3 vitórias (todas em casa) e 3 derrotas (todas fora).

Na fase de oitavas de final, o clube enfrentou o poderoso Bayer de Munich e após empate em 0 x 0 no jogo de ida em casa, venceu os alemães por 3 x 1 em plena Allianz Arena, deixando perplexos os torcedores alemães.

Nas quartas de final, o adversário foi o Porto, e o Liverpool venceu os dois jogos, pelos marcadores de 2 x 0 e 4 x1, credenciando-se a semifinal da competição, onde enfrenta o Barcelona. 

Ajax mortal fora de casa

O Ajax precisou jogar as três fases pré-classificatórias para chegar a fase de grupos da competição e não chegava a uma fase semifinal da Champions League desde a edição de 1996/97, quando era um dos melhores times do mundo, na geração de Van der Sar, Frank de Boer e Kluivert.

Depois de eliminar na fases classificatórias o Sturm Graz, da Áustria, Standard de Liege, da Bélgica, e o Dinamo de Kiev da Ucrania, o time holandês obteve a segunda colocação do Grupo E somando 12 pontos com 3 vitórias e 3 empates, ficando 2 pontos atrás do Bayern de Munich e avançando para a seguinte fase.

Nas oitavas de final encontrou o gigante campeão das últimas 3 edições da competição, o Real Madrid. Perdeu o jogo de ida em casa pelo placar de 2 x 1 e viajou para Madrid com a quase impossível missão de vencer no Santiago Bernabeu e obter a classificação. Em um dos jogos mais incríveis da história da Champions League, o time do Ajax venceu pelo placar de 4 x 1, deixando em silencio mais de 70 mil incrédulos torcedores do Real.

Depois de eliminar o tricampeão Real Madrid, faltava eliminar outro tricampeão: Cristiano Ronaldo, agora jogador da Juventus. E mais uma vez o Ajax tropeça em casa com um empate em 1 x 1 e chega a uma classificação heroica ao vencer os italianos no Allianz Juventus Stadium, pelo placar de 2 x 1. Agora na semifinal, os holandeses enfrentam outra surpresa, o Tottenham.

Tottenham semifinalista depois de 57 anos

O Tottenham, que está de casa nova, já vai de cara receber uma semifinal de Champions League em seu novo estádio. Esta é a 5ª participação dos Spurs na maior competição da Europa e o clube chegou a uma semifinal apenas, 57 anos atrás, na temporada 1961/62.

O time inglês chegou a classificação na fase de grupos como segundo colocado no mesmo grupo do Barcelona, somando apenas 8 pontos e superando a Inter de Milão no critério de desempate do confronto direto. O Tottenham obteve nesta fase 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na fase de oitavas, enfrentou o Borussia Dortmund e venceu os 2 jogos, 3 x 0 em casa e 1 x 0 no Signal Iduna Park.

Já nas quartas de final, confronto local frente o Manchester City, que tinha a melhor campanha entre todos as equipes da competição. O Tottenham venceu o jogo de ida pelo placar mínimo (1 x 0) e no jogo da volta chegou a classificação pelo gol qualificado, com a derrota por 4 x 3. Esse jogo ficou marcado pelo gol do City, corretamente anulado pelo VAR nos acréscimos, o que daria a vaga ao time de Manchester e gerou uma frustração jamais vista no Etihad Stadium. Os spurs agora enfrentam o Ajax.

Favorito ao título da Champions League

Como toda competição de alto nível, sempre é muito difícil estabelecer um favoritismo. Mais difícil ainda nesta, que é talvez a maior competição do planeta.

Entretanto, é inegável que a campanha até aqui credencia o Barcelona como o grande favorito a conquistar a Champions League. O time espanhol é dono da melhor campanha entre todos os times participantes, é o único clube ainda invicto na competição e ainda tem o goleador do torneio, o craque argentino Lionel Messi.

Todos esses fatores, somados a uma camisa de peso, que já conquistou 5 vezes a Champions League e que quer conquistá-la mais do qualquer coisa este ano, credenciam o Barcelona como favorito.

O clube espanhol no entanto, terá que confirmar seu favoritismo dentro de campo, porque o futebol não dá margem para erros e é sempre decidido nos detalhes.

Artilheiros da Champions League 2018/19

O argentino Lionel Messi é, até o momento, o artilheiro da Champions League, com 10 gols. E muito provavelmente terminará como goleador da competição, pois seus maiores concorrentes (Lewandowski com 8 e Aguero e Cristiano Ronaldo com 6, já estão eliminados da competição.

  1. Lionel Messi (Barcelona) – 10 gols
  2. Lewandowski (Bayern) – 8 gols
  3. Sergio Aguero (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Juventus), Moussa Marega (Porto), Dusan Tadic (Ajax) – 6 gols

Data e local dos confrontos

Ajax x Tottenham

Semi Final Champions League 2018/19 - Ajax x Tottenham

1º jogo – 30 de Abril – New Tottenham Hotspur Footbal Stadium

2º jogo – 08 de Maio – Amsterdam Arena

Barcelona x Liverpool

Semi Final Champions League 2018/19 - Barcelona x Liverpool

1º jogo – 01 de Maio – Camp Nou em Barcelona

2º jogo – 07 de Maio – Anfield em Liverpool

Final da Champions League 2018/19

A grande final já tem data e local marcados. Será no dia 01 de Junho de 2019, sábado, no moderno Wanda Metropolitano, em Madrid, na Espanha.

Tudo agendado resta apenas conhecer os protagonistas de mais um grande jogo da história do futebol.

Compartilhe: