Análise das semifinais da Copa do Brasil

América MG, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, semifinalistas da Copa do Brasil

A Copa do Brasil chegou na fase de semifinais, e 4 equipes se credenciam para a disputa do título que dá um prêmio de R$ 54 milhões de reais ao campeão, além de uma vaga direta na Copa Libertadores da América no ano de 2021.

São eles os paulistas, Palmeiras e São Paulo, o gaúcho Grêmio e o mineiro surpresa da competição, o América.

Datas dos jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil:

  • 23/12 – Grêmio x São Paulo, na Arena do Grêmio
  • 23/12 – Palmeiras x América-MG, no Allianz Parque

Datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil:

  • 30/12 – São Paulo x Grêmio, no Morumbi
  • 30/12 – América-MG x Palmeiras, no Independência

Grêmio x São Paulo

O Grêmio chegou na Copa do Brasil já na fase das oitavas-de-final, pela sua participação na Copa Libertadores da América. O primeiro adversário do clube gaúcho foi o Juventude e o Grêmio venceu os dois jogos por 1 x 0. Nas quartas-de-final, o adversário foi o Cuiabá, do Mato Grosso. O tricolor gaúcho venceu o jogo de ida por 2 x 1 e jogo da volta por 2 x 0. Chega por tanto com 100% de aproveitamento para os enfrentamentos contra o São Paulo. O tricolor gaúcho no entanto, tropeçou contra o Santos, nas quartas de final da Copa do Brasil, com direito a goleada por 4 x 1, e sua eliminação pode ter impacto na sequencia da equipe.

No confronto de tricolores, o adversario do Grêmio é outro tricolor, o São Paulo. Também ingressando na fase das oitavas de final, o primeiro adversário do clube do Morumbi foi o Fortaleza. Um empate em 3 x 3 em Fortaleza e uma vitória por 3 x 2 em São Paulo, levaram o clube paulista para a fase de quartas-de-final. Nas quartas-de-final, o São Paulo enfrentou o temível Flamengo, mas não se intimidou e venceu as duas partidas: 2 x 1 no jogo do Rio de Janeiro e uma goleada por 3 x 0 no jogo da volta em São Paulo. Ademais, o clube paulista é o líder do campeonato brasileiro, e favorito para a conquista do título.

Favorito: equilibrado, mas consideramos o São Paulo como favorito para avançar.

Palmeiras x América-MG

O Palmeiras, assim como o Grêmio e o São Paulo, chegou direto na fase das oitavas da Copa do Brasil, devido a sua participação na Copa Libertadores de América. Seu primeiro adversário foi o Red Bull Bragantino, e o alvi-verde venceu os dois jogos, 3 x 1 como visitante e 1 x 0 em casa. Na seguinte fase, enfrentou o Ceará e o Palmeiras venceu o jogo de ida em casa por 3 x 0 e na sequencia, buscou um empate em 2 x 2 e avançou para as semifinais. Vale ressaltar que o Palmeiras avançou também para as semifinais da Copa Libertadores de América, depois de eliminar o Libertad, do Paraguai, e enfrentará o Santos.

O adversário do Palmeiras é a grande surpresa da Copa do Brasil. Diferente dos outros 3 classificados a fase de semifinais, o América Mineiro entrou desde a primeira fase da competição, ou seja, a 128 avos fase. O primeiro adversário foi o Santos de Macapá, e um empate em 1 x 1, como visitante, deu a vaga ao clube mineiro. O seguinte rival foi o Operário de Ponta Grossa, Paraná. O América venceu por 2 x 0. Na fase seguinte, já com jogos de ida e volta, o América Mineiro enfrentou a Ferroviaria de Araraquara, São Paulo. No jogo de ida, 0 x 0 em São Paulo e no jogo da volta, o clube mineiro marcou um gol com 94 minutos de jogo, nos acréscimos, gol marcado pelo atacante Rodolfo. Avançando, o América superou a Ponte Preta de Campinas, com 2 x 2 em São Paulo e vitória por 3 x 1 em Minas Gerais. Finalmente nas oitavas de final, o adversário foi o Corinthians. E o América venceu o jogo de ida em São Paulo por 1 x 0. No jogo da volta, empate em 1 x 1 e o América estava nas quartas de final para enfrentar o Internacional. Contra o clube colorado, uma vez mais o América surpreendeu como visitante e venceu no Beira Rio por 1 x 0. No jogo da volta, derrota pelo mesmo placar, 1 x 0 (a primeira do América na competição). A decisão foi para os pênaltis e o clube mineiro ficou com a vaga. Agora, tem mais esse grande desafio pela frente, de superar o poderoso Palmeiras.

Favorito: Palmeiras

Transmissão dos jogos na TV

Os jogos das semifinais da Copa do Brasil serão transmitidos pelo SportTV e pelo Premiere FC para todo o Brasil. Assinantes do Premiere FC também podem assistir os jogos no exterior.

Curiosidades da Copa do Brasil

  • O maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro com 6 títulos conquistados (1993, 1996, 2000, 2003 2017 e 2018)
  • O segundo maior campeão é o Grêmio, que se conquistar o título de 2020, empatará com o Cruzeiro. O Grêmio conquistou 5 títulos (1989 , 1994 , 1997 , 2001 e 2016).
  • A primeira Copa do Brasil foi disputada em 1989 e o campeão foi o Grêmio, que fez a final contra o Sport Recife. Os gols do título do Grêmio na final foram marcados por Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho), e por Cuca, atual técnico do Santos.
  • O multicampeão São Paulo ainda não conquistou a Copa do Brasil e busca o seu primeiro título na competição.
  • O Palmeiras é tricampeão da Copa do Brasil (1998, 2012 e 2015) e busca o tetra para aproximar-se de Grêmio e Cruzeiro, os maiores campeões.
  • Flamengo e Corinthians também são tricampeões da Copa do Brasil. O Flamengo conquistou os títulos em 1990, 2006 e 2013 e o Corinthians em 1995, 2002 e 2009.
  • Clubes de menor expressão também conquistaram a Copa do Brasil. O Criciúma (1991), o Juventude (1999), o Paulista (2005) e o Santo André (2004). O América poderia ser um novo integrante neste grupo.