Análise das Oitavas de Final da Copa Libertadores 2020

Chegou o grande momento dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2020. O sorteio realizado no dia 23 de outubro definiu o confronto das oitavas de final, bem como toda a sequencia da competição até a grande final, prevista para acontecer no dia 30 de janeiro de 2021, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Leitura de Jogo mais uma vez traz a melhor informação sobre como chegam as equipes para os confrontos desta fase decisiva e não fica em cima do muro, apontando os favoritos para avançar a seguinte fase da Copa Libertadores.

Vamos então ver os confrontos, jogo a jogo.

River Plate (ARG) x Athlético Paranaense (BRA)

Jogo de ida:  24/11/2020, Arena da Baixada – Curitiba – PR
Jogo da volta:  01/12/2020, Estádio Libertadores da América – Avellaneda (Argentina)

O River Plate foi o primeiro colocado do Grupo D, onde estava o São Paulo, que acabou eliminado. No campeonato argentino lidera o seu grupo, junto com o Banfield e tem 3 vitórias consecutivas. O clube argentino, favorito para avançar as quartas-de-final ainda conta com o artilheiro da Libertadores, a jovem promessa Julian Alvarez, de apenas 20 anos de idade.

Do outro lado, um Atlhético Paranaense que depois de ficar 11 jogos sem vitória, está aos poucos se recuperando e já acumula 4 vitórias consecutivas no campeonato brasileiro. O CAP ficou em segundo lugar no Grupo C, onde o boliviano Jorge Wilstermann ficou com a primeira posição, pelo saldo de gols, visto que tinha os mesmos 10 pontos do clube paranaense. O time de Paulo Autuori tem como destaque o meio campo Lucho González, o atacantes Renato Kayser e o experiente Nikão.

Favorito: River Plate (ARG)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Nacional x Independiente del Valle

Santos (BRA) x LDU Quito (EQU)

Jogo de ida:  24/11/2020, Estádio Casa Blanca – Quito (Equador)
Jogo da volta:  01/12/2020, Vila Belmiro – Santos – SP

O Santos chega para o confronto em um momento de instabilidade. Embora tenha feito a segunda melhora campanha entre todos os 16 classificados para as oitavas, o time do treinador Cuca venceu apenas 2 dos últimos 7 jogos disputados. Os destaques do time são os atacantes Marinho e Soteldo e o zagueiro Lucas Veríssimo. O Santos terá algumas ausências importantes devido a Covid: os jogadores Madson, João Paulo e Sandry são ausências confirmadas no primeiro jogo e nem viajaram ao Equador.

Do outro lado, a LDU de Quito, que ficou em segundo lugar no chamado grupo da morte da primeira fase da Libertadores, junto com River Plate, São Paulo e Binacional. O clube é vice-líder do campeonato equatoriano e tomando como parâmetro os mesmo últimos 7 jogos, teve 5 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Aparentemente o clube vive melhor momento que o clube da Vila Belmiro e é favorito para avançar a seguinte fase.

Favorito: confronto equilibrado, mas apostamos na LDU Quito (EQU)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Grêmio x Guarani.

Flamengo (BRA) x Racing (ARG)

Jogo de ida:  24/11/2020, El Cilindro – Avellaneda (Argentina)
Jogo da volta:  01/12/2020, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ

O atual campeão da Libertadores da América ficou em primeiro lugar no Grupo A, com Independiente del Valle, Junior de Barranquilla e Barcelona do Equador. O clube, no entanto, nem de longe se parece ao Flamengo avassalador de 2019, quando atropelava adversários em grandes jogos. O time é instável, trocou recentemente o treinador catalão Domenéc Torrent e trouxe Rogerio Ceni, que fazia grande trabalho no Fortaleza. A troca no entanto não deu resultados imediatos e o Flamengo foi eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil, com direito a derrota por goleada no jogo da volta, por 4 x 1. Nos últimos 10 jogos, o Flamengo tem 4 vitórias, 4 derrotas e 2 empates.

Seu adversário, no entanto, é possível que viva um momento mais difícil que o clube carioca. O Racing classificou-se em segundo lugar no Grupo F, ao perder a primeira colocação para o Nacional do Uruguai pelo saldo de gols. E é justamente a falta de gols que preocupa o clube argentino. O time de Sebástian Beccacece não é efetivo na hora de marcar. No campeonato argentino, iniciado recentemente, o clube de Avellaneda perdeu todos os 4 jogos disputados, marcou um único gol e sofreu 10. O atual momento do Racing, mais do que méritos do Flamengo, dá ao clube carioca a condição de favorito para avançar a próxima fase.

Favorito: Flamengo (BRA)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Boca Juniors x Internacional.

Palmeiras (BRA) x Delfin (EQU)

Jogo de ida:  25/11/2020, Estádio Jocay – Manta (Equador)
Jogo da volta:  02/12/2020, Allianz Parque – São Paulo – SP

O Palmeiras fechou a fase de grupos da Copa Libertadores como o primeiro colocado geral, entre todos os 16 classificados. E se não bastasse, foi “premiado” no sorteio ao pegar o adversário mais desejado de todos: o modesto Delfin do Equador. No entanto, apesar da classificação, o clube alvi-verde trocou o comandante Vanderlei Luxemburgo pelo português Abel Ferreira. Desde a troca, o time paulista acumulou 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A derrota foi no último jogo, quando o clube contava com 21 desfalques no total, entre casos de lesão e Covid. A expectativa é de ter até 10 retornos já para o primeiro jogo das oitavas da libertadores.

Do outro lado, o Delfin do Equador fez a 15ª campanha entre os 16 classificados, ficando a frente apenas do Libertad do Paraguai. No entanto, a classificação foi uma façanha, sendo a primeira vez na história que o clube avança a uma fase de oitavas. O gol histórico aconteceu no minuto 81 do jogo contra o Olimpia no Paraguai e foi marcado pelo zagueiro Agustin Ale Perego. Ajudado com a vitória do Santos sobre o Defensa y Justicia da Argentina, o clube equatoriano celebrou a vaga inédita e chega sem nada a perder para o confronto com o clube paulista. Quanto ao momento do clube, o time equatoriano é apenas o 13º colocado do campeonato nacional e nos últimos 4 jogos perdeu 3 e empatou 1. No entanto, quando o assunto é Libertadores, o clube já fez história e o que conseguir de agora em diante, é mais do que lucro.

Favorito: Palmeiras (BRA)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Jorge Wilstermann x Libertad.

Nacional (URU) x Independiente del Valle (EQU)

Jogo de ida:  25/11/2020, Estádio Olímpico Atahualpa – Quito (Equador)
Jogo da volta:  02/12/2020, Parque Central – Montevidéu (Uruguai)

O Nacional do Uruguai foi o primeiro colocado no Grupo F, onde superou o Racing da Argentina no saldo de gols. O clube uruguaio vive um bom momento, onde nos últimos 6 jogos, obteve 5 vitórias e lidera o grupo B do campeonato nacional. O treinador Jorge Giordano tem no atacante argentino Gonzalo Bergessio seu principal destaque e esperança de gols para o difícil confronto frente o Independiente del Valle.

O adversário equatoriano, o Independiente del Valle classificou-se para a fase de oitavas de final ao ficar em segundo lugar no Grupo A, onde o Flamengo ficou com a primeira vaga. O time é comandado por Miguel Ramirez que foi sondado para assumir o Palmeiras e recusou a oferta do clube paulista. Depois da vaga conquistada nas oitavas da Libertadores, o desempenho do clube vem preocupando o torcedor: nos 7 jogos seguintes a obtenção da vaga, o clube conquistou apenas 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. O destaque do clube é o atacante panamenho Gabriel Torres.

Favorito: imprevisível, mas apostamos no Independiente del Valle (EQU).  

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de River Plate x Athlético Paranaense.

Boca Juniors (ARG) x Internacional (BRA)

Jogo de ida:  02/12/2020, Estádio Beira Rio – Porto Alegre – RS
Jogo da volta:  09/12/2020, La Bombonera – Buenos Aires (Argentina)

O Boca Juniors enfrenta o Internacional em um dos confrontos mais esperados desta fase da Copa Libertadores. O clube argentino não teve problemas para ficar com a primeira vaga no Grupo H com 4 vitórias, 2 empates, 10 gols marcados e apenas 1 sofrido, ficando com o dobro de pontos do segundo colocado (7 x 14). No campeonato nacional, iniciado a pouco tempo, o clube teve 2 vitórias consecutivas na arrancada e agora acumula duas derrotas, também consecutivas. É segundo colocado no Grupo 4, liderado pelo Talleres de Córdoba, que ainda tem um jogo a menos. Comandado por Miguel Ángel Russo, o time não tem nenhum caso de Covid no elenco e praticamente conta com força máxima para o confronto contra o clube colorado. É o favorito para avançar a próxima fase.

Do outro lado, um Internacional instável e que foi surpreendido com o pedido demissão do argentino Coudet, que fazia grande trabalho frente o clube. A direção agiu rápido e trouxe o experiente Abel, campeão do mundo pelo clube, para assumir o comando da equipe para um contrato de 4 meses, visto que haverá eleições e a solução não poderia contemplar maior período de tempo. A solução no entanto, não vem dando resultados. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo modesto América de Minas Gerais, clube da segunda divisão do campeonato nacional e no campeonato brasileiro já é o 4º colocado, depois de liderar a competição por algumas rodadas. Nos últimos 10 jogos, o clube gaúcho conquistou apenas 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. O destaque do time é o meia atacante Thiago Galhardo, artilheiro do campeonato brasileiro com 15 gols.

Favorito: Boca Juniors (ARG)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Flamengo x Racing.

Jorge Wilstermann (BOL) x Libertad (PAR)

Jogo de ida:  25/11/2020, Defensores del Chaco – Assunção (Paraguai)
Jogo da volta:  02/12/2020, Estádio Felix Capriles – Cochabamba (Bolívia)

O boliviano Jorge Wilstermann foi uma das surpresas da fase de grupos, ao ficar com o primeiro lugar no Grupo C da Libertadores, com o Athlético Paranaense em segundo lugar e eliminando o tradicional Peñarol do Uruguai e o Colo Colo, do Chile. No entanto, a Bolívia é o único país do continente sul americano que ainda não retomou o futebol. O campeonato boliviano está parado desde março e ainda sem data para voltar. Recentemente, a Conmebol ameaçou a confederação boliviana com punições, caso a bola não volte a rolar no país. O clube é treinado pelo argentino Cristian Leonel Díaz e desde a classificação para as oitavas de final, não disputou nenhum jogo oficial.

O Libertad do Paraguai classificou-se com a última vaga, entre os 16 classificados para as oitavas da Libertadores. A classificação foi “milagrosa” considerando que nos últimos 4 jogos da fase de grupos, o clube paraguaio acumulou 3 derrotas e apenas 1 empate. Ainda assim, avançou com a segunda vaga e enfrenta um adversário sem jogar a mais de 30 dias. O clube treinado por Gustavo Moringo, depois da obtenção da vaga, disputou 6 jogos e conquistou 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Destaque para o atacante Oscar Cardozo e o meia atacante Sebastian Ferreira.

Favoritos: imprevisível, mas apostamos na classificação do Jorge Wilstermann (BOL).

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Palmeiras x Delfín SC. 

Grêmio (BRA) x Guarani (PAR)

Jogo de ida:  24/11/2020, Defensores del Chaco – Assunção (Paraguai)
Jogo da volta:  03/12/2020, Arena do Grêmio – Porto Alegre – RS

O tricolor gaúcho foi o primeiro colocado no Grupo E, justamente o grupo que dividia com seu arquirrival, o Internacional. O tricolor gaúcho vem em grande momento, está a 12 jogos sem derrota e chegou a acumular 8 vitórias consecutivas. O time comandado por Renato Portaluppi tem como destaques o atacante Pepê e o meia Jean Pyerre, que ganhou a camisa 10 e assumiu a condição de armador da equipe.

Do outro lado, o Guarani do Paraguai que chegou a fase das oitavas como segundo colocado no Grupo B, onde o Palmeiras ficou com a primeira vaga. O time paraguaio no entanto vive um momento de instabilidade. Desde a obtenção da vaga, o time disputou 6 jogos, com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O time treinado por Gustavo Costas tem como destaques o atacante Fernando Fernández e o meia José Florentín.

Favorito: Grêmio (BRA)

Próximo confronto: o classificado enfrentará o vencedor de Santos x LDU Quito.

Calendario da Copa Libertadores

A Copa Libertadores da América de 2020, após os confrontos das oitavas de final seguirá com as seguintes fases e calendário:

Quartos-de-final da Copa Libertadores 2020

Jogos de ida: 8 e 11 de dezembro de 2020
Jogos de volta: 15 e 17 de dezembro de 2020

Semifinais da Copa Libertadores 2020

Jogos de ida: 5 de janeiro de 2021
Jogos de volta: semana de 12 de janeiro de 2021 (data a confirmar)

Final da Copa Libertadores 2020

Jogo único: 30 de janeiro de 2021 no Maracanã, Rio de Janeiro.