Análise das Finais da Champions League 2019-20

Analise das finais da Champions League

Se por um lado a pandemia global do Covid 19 parou o futebol por 4 meses em todo o planeta, por outro, trará uma experiência unica e antes jamais vista na história da Champions League: uma mini “copa europeia de clubes” concentrada em 2 semanas e 8 equipes, em Lisboa Portugal.

Para ajustar o calendário e encerrar sem maiores atrasos a edição da Champions League 2019-20, a UEFA encontrou uma solução “salomônica”: concentrar toda a fase de quartas, semi e final em Lisboa, Portugal, com decisão em partida única. Com isso, no próximo 23 de Agosto já conheceremos o novo campeão da Champions League.

Já os 8 finalistas estão definidos e tem pelos menos 1 representante de cada uma das cinco principais ligas do continente: Alemanha (Bayern e RB Leipzig), Espanha (Barcelona e Atlético Madrid), França (Olympique Lyon e PSG), Inglaterra (Manchester City) e Itália (Atalanta).

Quartas de Final da Champions League 2019-20

Os confrontos serão:

12 de Agosto – Quarta-feira – Atalanta x PSG
13 de Agosto – Quinta-feira – RB Leipzig x Atlético Madrid
14 de Agosto – Sexta-feira – Barcelona x Bayern de Múnich
15 de Agosto – Sábado – Manchester City x Olympique de Lyon

As equipes se enfrentam em jogo único, sem qualquer vantagem para nenhuma das equipes. Em caso de empate, o jogo irá a prorrogação. Persistindo o empate, a decisão será nos pênaltis. Ou seja, mesma modalidade adotada na fase de mata-mata de uma Copa do Mundo.

Veja os confrontos e como chegam as equipes para esses duelos.

Atalanta x PSG

Data: 12/08/2020 (quarta-feira)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, Portugal

Histórico dos confrontos: confronto inédito. Enquanto que o Atalanta disputa sua primeira Champions League, o PSG nunca passou de uma semifinal, onde chegou na temporada 1994-95.

Como chegam as equipes

Na fase de grupos, o PSG fez a segunda melhor campanha em toda a competição, sendo superado apenas pelo Bayern Munich que ficou com 100% de aproveitamento na primeira fase. Vale lembrar ainda que no grupo do PSG estava nada mais e nada menos que o poderoso Real Madrid. Na fase de oitavas-de-final, despachou o Borussia Dortmund, no entanto, sem uma passagem tranquila. No jogo de ida, perdeu por 2 x 1 em Dortmund, na Alemanha e no jogo da volta, venceu por 2 x 0, em Paris, ficando com a vaga pelo saldo de gols. Importante reforçar que os dois jogos ocorreram antes da parada pela pandemia, o que indica que ainda não vimos o PSG jogar pela Champions desde então. Como ponto a destacar, o PSG tem a melhor defesa da Champions League, com apenas 4 gols sofridos em 8 jogos.

O Atalanta por sua vez, segue fazendo história. Na sua primeira participação na competição mais importante da Europa, o time italiano já chega a uma fase de quartas-de-final. Na primeira fase, o Atalanta classificou-se em segundo lugar no seu grupo, com uma grande vitória no último jogo, pelo marcador de 3 x 0 frente ao Shakhtar, na Ucrânia. Não vamos esquecer ainda que o Atalanta havia perdido os 3 primeiros jogos e chegou a sua classificação com 2 vitórias e 1 empate no returno da primeira fase. Nas oitavas de-final, o time italiano enfrentou o Valencia e avançou com duas vitórias: uma goleada por 4 x 1 em casa no jogo de ida e nova vitória na Espanha, por 4 x 3, marcando 8 gols em 2 jogos no clube espanhol.

Títulos em campo: PSG e Atalanta ainda não tem títulos da Champions League e buscam a sua primeira conquista. Enquanto que o RB Leipzig disputa sua primeira fase de semifinal, o PSG chega pela segunda vez. A primeira foi em 1995, e o clube francês tinha 3 brasileiros na equipe:  o zagueiro Ricardo Gomes e os meias Valdo e Raí.

Favorito: o confronto equilibrado. No entanto, pela peso do elenco e pelo tamanho das ambições na competição, o PSG é o favorito para avançar a semifinal.

RB Leipzig x Atlético Madrid

Data: 13/08/2020 (quinta-feira)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal

Histórico dos confrontos: RB Leipzig e Atlético Madrid fazem seu primeiro confronto na história da Champions League.

Como chegam as equipes

Na fase de grupos, o RB Leipzig foi o líder do chave considerada mais equilibrada da competição, somando 11 pontos com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, marcando 10 e sofrendo 8 gols. E nas oitavas de final, enfrentou o Tottenham e avançou com duas vitórias: 1 x 0 na Inglaterra e goleada por 3 x 0 no jogo da volta na Alemanha. Ambos jogos disputados antes da parada. O destaque do time é o sueco, Emil Forsberg, que marcou 4 dos 14 gols da equipe no torneio.

O Atlético de Madrid é comandado desde 2012 pelo argentino Diego Simeone, e já chegou a duas decisões de Champions League, perdendo ambas para o Real Madrid, o arqui-rival espanhol. Buscando seu primeiro troféu na competição, o time de Madrid conquistou até agora na competição 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Na fase de oitavas, eliminou o poderoso e atual campeão, Liverpool vencendo os dois jogos: 1 x 0 em Madrid e 3 x 2 em Liverpool.

Títulos em campo: O Atlético de Madrid tem 3 vice-campeonatos, em 1973/74, 2013/14 e 2015/16. Já o RB Leipzig está apenas na sua segunda participação na competição e pela primeira vez chega a fase de quartas. A primeira participação foi na temporada 2017/18 e o clube não foi além da fase de grupos.

Favorito: a previsão é de um grande jogo com o RB Leipzig vendendo cara a vaga para o Atlético de Madrid, que deve avançar as semifinais.

Barcelona x Bayern

Data: 14 de Agosto (sexta-feira)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, Portugal

Histórico dos confrontos: velhos conhecidos na Champions League, Barcelona e Bayern já se enfrentaram 8 vezes, com 5 vitórias do Bayern, 1 empate e 2 triunfos do Barcelona. No entanto, nas 3 oportunidades que o confronto se deu em fase mata-mata, o Barcelona superou o clube alemão em duas delas: nas quartas-de-final da temporada 2008-09 e semifinais 2014-15. O Bayern superou o clube catalão nas semifinais da edição 2012-13.

Como chegam as equipes

O Barcelona faz bela campanha na Champions League. Depois de terminar a fase de grupos como líder do “grupo da morte”, com Borussia Dortmund, Inter de Milão e o modesto Slavia Praga, o Barcelona eliminou o Napóli nas oitavas, com um empate em 1 x 1 na Itália (antes da parada) e uma contundente vitória por 3 x 1 na Espanha, no jogo da volta, quase 6 meses depois do jogo de ida. Com isso, o Barcelona acumula 5 vitórias e 3 empates na competição, estando ainda invicto.

No entanto, do outro lado, o mais que invicto Bayern de Munich. O clube alemão não apenas está invicto, como venceu todos os 8 jogos da competição até agora. Campanha irreparável. Tem ainda o goleador da Champions League, o polonês Robert Lewandowski com impressionantes 13 gols marcados até essa fase. Na fase de oitavas-de-final, os bávaros eliminaram o Chelsea, sem maiores problemas, com duas goleadas: 3 x 0 na Inglaterra (antes da parada) e 4 x 1 no jogo de volta, na Alemanha, já em Agosto deste ano.

Títulos em campo: o confronto com mais títulos da Champions League dentro de campo, os clubes tem no total 10 títulos, com exatamente 5 para cada lado. O último título do Barcelona foi em 2015, enquanto que a conquista mais recente do Bayern foi em 2013.

Favorito:  O mais imprevisível dos confrontos. Bayern faz campanha perfeita até o momento, mas do outro lado tem Barcelona de Messi, que sempre merece todo o respeito. No entanto, como não é possível ficar em cima do muro, vamos de Bayern para avançar.

Manchester City x Olympique Lyon

Data: 15/08/2020 (sábado)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal

Histórico dos confrontos:  Manchester City e Olympique Lyon tem apenas 1 registro de enfrentamento na história da Champions League. Foi justamente na edição 2018-19 quando dividiram a mesma chave na fase de grupos. Um empate em 2 x 2 na França e uma vitória do Lyon na Inglaterra por 2 x 1, colocam o time francês em vantagem no histórico.

Como chegam as equipes

O título da Champions League é provavelmente a maior ambição no coração do torcedor do Manchester City e do seu comandante, Pepe Guardiola. E o time inglês vem fazendo grande campanha na competição, com 6 vitórias e 2 empates nos 8 jogos disputados. Depois de ficar em primeiro com folgas em seu grupo (7 pontos a frente do segundo colocado Atalanta), os Citizens eliminaram o gigante Real Madrid com duas vitórias pelo mesmo placar: 2 x 1. Destaque para o brasileiro Gabriel Jesus, goleador do time na Champions League, com 6 gols marcados.

O Lyon vem aos trancos e barrancos superando fases e adversários na competição. Com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas nos 8 jogos disputados, até o momento, o clube francês conseguiu sua classificação ainda na fse de grupos nos minutos finais do jogo contra o RB Leipzig, com gol salvador do atacante holandês Memphis Depay. No entanto, surpreendeu o mundo ao eliminar a Juventus de Cristiano Ronaldo, depois de vencer o jogo de ida na França por 1 x 0 (antes da parada) e perder já em Agosto, por 2 x 1 na Itália e avançar pelo gol marcado fora.

Títulos em campo: Nenhuma das duas equipes tem título da Champions League. O Machester City sonha com seu primeiro troféu, para ingressar na galeria de campeões da Champions. Por sua vez, o Lyon viveu sua melhor fase na competição quando chegou 3 vezes consecutivas a quartas-de-final, nas temporadas 2003/04, 2004/05 e 2005/06, quando Juninho Pernambucano fez história no clube.

Favorito: pela qualidade dos elencos e a importância que o Manchester City dá a competição, certamente é o favorito para ficar com a vaga.

Semifinais da Champions League 2019-20

Já são 3 as equipes definidas para o confronto das semifinais da Champions League. RB Leipzig, PSG e Bayern aguardam a definição deste sábado entre Manchester City e Lyon para fechar o grupo de semifinalistas. Os confrontos serão disputados nos dias 18 e 19 de Agosto, em Lisboa e são estes:

18 de Agosto – Terça-feira – PSG x RB Leipzig
19 de Agosto – Quarta-feira -Bayern x Manchester City ou Lyon

Data: 18/08/2020 (terça-feira)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, Portugal

Histórico dos confrontos: RB Leipzig e PSG fazem seu primeiro confronto na história da Champions League.

Como chegam as equipes

O PSG da França não tem rivais no seu país. Nas últimas 8 edições do campeonato francês, ganhou 7 e ficou com o vice-campeonato apenas na temporada 2016–17, quando o Mônaco venceu a competição. Desde então, o PSG vem sonhando em conquistar sua primeira Champions League e entrar na galeria dos maiores campeões da Europa. Nesta edição da Champions, o clube francês tem 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 22 gols marcados e apenas 5 sofridos, o que lhe dá a condição de melhor defesa da Champions. Os grandes nomes da equipe, no entanto, estão no ataque: Kylian Mbappe, Mauro Icardi e o brasileiro Neymar respondem juntos por 13 dos 22 gols da equipe. A equipe francesa, porém, esteve a poucos minutos de ser eliminada pelo Atalanta nas quartas-de-final, perdia o jogo por 1 x 0 até o minuto 90 quando Marquinhos empatou e aos 93 o camaronês Maxim Choupo-Moting fez o gol da vitória e da classificação. Antes, na fase de oitavas, o PSG já havia eliminado o Borussia Dortmund, antes mesmo da parada pela pandemia.

O RB Leipzig é até o momento, a grande surpresa das semifinais. Pela primeira vez na semifinal de uma Champions League, o clube alemão chegou com 6 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. tem 16 gols marcados e 9 sofridos. Depois de passar na fase de grupos em primeiro lugar em chave com o Lyon, Benfica e Zenit, o Leipzig eliminou o Tottenham (quem era o atual vice-campeão da Champions) nas oitavas de final e venceu o Atlético de Madrid por 2 x 1 na partida de quartos-de-final, já em Lisboa, Portugal. O RB Leipzig é um time equilibrado, onde varios jogadores se destacam: o meia austriaco Marcel Sabitzer e o atacante sueco Emil Forsberg tem 4 gols marcados cada um na Champions, enquanto que o atacante sul coreano Hee-Chan Hwang e o meia espanhol Dani Olmo tem 3 gols cada.

Títulos em campo: PSG e RB Leipzig não possuem títulos da Champions League. O

Favorito: É possível que tenha chegado a hora de ver o PSG em uma final de Champions League. O clube vem a muito tempo sonhando com o título e investiu muito no elenco para isso. Embora não fosse nenhuma surpresa o RB Leipzig avançar, nosso favorito é o PSG.

Data: 19/08/2020 (quarta-feira)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal

História dos confrontos: Bayern e Lyon se defrontam pela primeira vez na história da Liga dos Campeões.

Como chegam as equipes

Se o Bayern já impressionava com sua campanha 100% na Champions League,  foi nas quartas-de-final que o clube alemão surpreendeu ainda mais o planeta: uma vitória histórica por 8 x 2 sobre o Barcelona de Lionel Messi mandou o adversário de volta à Espanha e os bávaros para a semifinal. Com isso, o Bayern acumula impressionantes 9 vitórias em 9 jogos. Ainda têm 39 gols marcados e 8 sofridos. Vale destacar ainda que o atacante Robert Lewandowski sozinho tm o mesmo número de gols marcados que todo o time do Lyon na competição: 14 no total. O Bayern pode ser o primeiro clube a ganhar a Liga dos Campeões ao vencer todos os jogos. 

Olympique Lyon chega à semifinal após eliminar o Manchester City de Pepe Guardiola, com uma imponente vitória por 3 x 1. No acumulado da Liga dos Campeões, a equipe francesa soma 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 14 gols marcados e 11 sofridos. O Lyon já alcançou sua melhor participação na história da Liga dos Campeões, sendo que nunca havia chegado a uma fase semifinal. 

Títulos no campo: há 5 títulos dentro de campo para este jogo, sendo todos do Bayern de Munich. 

Favorito: Bayern Munich simplesmente atropelou o Barcelona e fez isso com todos os seus adversários ao longo da Liga dos Campeões. É por isso que o Bayern é o favorito para avançar para a final. 

Final Champions League 2019-20

A grande final da edição 2019-20 da Champions League está marcada para o dia 23 de Agosto, um domingo, as 16 horas no horário de Brasília, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, na cidade de Lisboa em Portugal.

Final da Champions League Bayern x PSG

Data: 23/08/2020 (domingo)
Hora: 16 horas de Brasília
Local: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, Portugal

História dos confrontos: Bayern e PSG já se enfrentaram 8 vezes pelas Champions League, mas todos os confrontos foram na fase de grupos. O PSG tem vantagem no histórico, com 5 vitórias contra 3 do clube alemão. Bayern e PSG jamais empataram. 

Como chegam as equipes

O Bayern chega como favorito para a conquista do título. Com 100% de aproveitamento na Champions League, o clube alemão venceu todos os 10 jogos disputados, marcando 42 gols e sofrendo 8. Robert Lewandowski é o artilheiro da equipe e da Champions League, com 15 gols marcados. Nos últimos 3 jogos pela competição, já depois da parada pela pandemia, o clube alemão marcou 15 gols, uma média de 5 gols por partida. 

Do outro lado, o PSG que tem grandes individualidades como Neymar e Mbappe. Tem também a melhor defesa da Champions League, com apenas 5 gols sofridos e 25 marcados. Nos 10 jogos disputados, obteve 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A unica derrota do PSG na competição foi justamente para outro clube alemão, o Borussia Dortmund, 2 x 1, no jogo de ida das oitavas de final. Kylian Mbappe e o reserva Mauro Icardi são os goleadores do time na competição, com 5 gols marcados cada um. 

Títulos no campo: há 5 títulos dentro de campo, todos do Bayern de Munich, visto que o PSG sonha com sua primeira conquista.  

Favorito: O Bayern Munich chega na condição de favorito para a decisão, pelo futebol rápido e envolvente que vem apresentando, especialmente no ataque. No entanto, será o confronto do melhor ataque contra a melhor defesa, o que pode trazer algo de surpresa para o confronto. O PSG de Neymar tem investido bastante para chegar a um título de Champions League, e fará de tudo para vencer o jogo. Um grande jogo de futebol, com favoritismo para o lado alemão, mas isso é válido apenas até a bola começar a rolar.