A origem do Futebol

Por | 2019-04-24T17:49:46-03:00 07/03/2019|

Não se pode precisar exatamente quando e onde nasceu o futebol, embora o entendimento comum diga que o futebol nasceu na Inglaterra, em meados do século XVII. Mas para entendermos um pouco mais sobre a origem do futebol é importante considerar outras práticas esportivas de lugares espalhados pelo mundo, que certamente ajudaram na criação do maior esporte do planeta.

Práticas esportivas pré futebol

Na China Antiga, por volta de 3.000 a.C, um curioso e “macabro” treino militar era praticado pelos militares chineses, muito similar a pratica do futebol. Após as guerras, os soldados chineses formavam duas equipes de oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé, sem deixar cair no chão, até coloca-la dentro de duas estacas fincadas no campo e ligadas por um fio de cera. O “macabro” da pratica, era que a “bola” era na verdade, a cabeça dos inimigos abatidos em combate. Diz à história que ao longo do tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro com cabelo.

Também no Japão, um esporte chamado Kemari ou o Episkiros na Grécia, podem ser considerados como antecessores do futebol. O Kemari era um esporte praticado por integrantes da corte do imperador japonês, a bola era feita de bambu e o esporte era praticado em um campo de 200 metros quadrados. O contato físico, entretanto, não era permitido. Há registros até de confrontos entre chineses e japoneses, na antiguidade.

Já o Episkiros, na Grécia, por volta do século I a.C, as equipes eram divididas em duas equipes de nove ou quinze jogadores  – dependendo a região da Grécia onde o esporte era praticado – e a partida era disputada em um campo retangular. A bola era feita de bexiga de boi, recheada com areia ou terra.

Episkiros Grecia

Finalmente, na Itália Medieval existiu um jogo denominado gioco del calcio. Cada time era formado por 27 jogadores e o objetivo era levar a bola com os pés até dois postes que ficavam nos cantos extremos da praça. A falta de regras entretanto fez do esporte uma pratica violenta ao ponto de ser proibida pelo Rei Eduardo II.

O início do futebol, com regras e sistematizado

Alguns pesquisadores concluíram que o Gioco de Calcio saiu da Italia e chegou a Inglaterra, por volta do século XVII e ali, organizado, com regras e sistematizado, o futebol finalmente nasceu.

Inicialmente praticado apenas por estudantes e filhos da nobreza inglesa, o futebol aos poucos foi se popularizando. Até que em 1848, numa conferencia em Cambridge, foi definido um código de regras para o futebol e em 1871 foi criado o goleiro. Em 1875 foi definido o tempo de 90 minutos e em 1885 começou a era “profissional” do futebol, com a criação da International Board, entidade criada com o fim de estabelecer e arbitrar as regras do futebol.  Em 1891 foi criado o pênalti e em 1907 o impedimento.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) foi criada em 1904 e até hoje é a entidade que organiza o futebol no mundo todo.

O futebol hoje

Hoje, mais de 170 anos depois, o futebol cresceu muito e é sem dúvidas o esporte mais popular do planeta. As estimativas indicam que há pelo menos 65 mil times de futebol no planeta, espalhados entre as 5 federações afiliadas a FIFA:  CONCACAF, CONMEBOL, ASIA, UEFA e OCEANIA. Só na Ásia há mais de 20 mil clubes de futebol. Isso faz do futebol, o esporte de maior audiência no mundo. A copa do mundo de 2018 teve a assistência de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum espetáculo no planeta alcança essa marca.

As principais competições de futebol do mundo movimentam bilhões todos os anos. Para se ter uma ideia, só no Brasil, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que o futebol mova mais de 11 bilhões de reais por ano e gere 370.000 empregos entre diretos e indiretos. Por outro lado, os maiores clubes do mundo pagam salários astronômicos, investem em estádios, estruturas, centros de treinamento e marketing, tudo com o objetivo de conquistar títulos e atrair cada vez mais adeptos ao seu clube.

E que viva o futebol.

Deixar Um Comentário